Como conectar a impressora à rede Wi-Fi?

Impressora conectada pela internet é o sistema mais moderno, mas precisa de uma boa rede Wi-Fi.

06/05/2019 às 9:00

O Wi-Fi é uma coisa espetacular, concorda? É imensa a quantidade de coisas que nem poderíamos sonhar em fazer e que agora fazemos com naturalidade. Uma das maiores vantagens, certamente é o acionamento de uma impressora. Até porque hoje toda impressora moderna já vem de fábrica com a possibilidade de conexão ao computador sem o uso de cabos.

Muita gente ainda acha que conectar uma impressora ao Wi-Fi é tarefa complexa. Entretanto, isso pode ser bem simples e não dar trabalho algum. Mostraremos em seguida para você!

Veja como colocar Wi-Fi na sua impressora.
Wi-Fi é a maravilha tecnológica que te conecta ao mundo.

Dessa forma, cada marca e modelo são conectados por Wi-Fi ao computador seguindo alguma peculiaridade. Mas o conceito básico é sempre o mesmo. Todo o processo pode ser feito pelo Wi-Fi ou, ainda, com o uso de um cabo USB temporário.

Quer ter Wi-Fi veloz? Conheça a banda larga da Vivo

É bom salientar que o único caminho de conexão é aquele proposto pela fabricante. Não há alternativa, então é importante e fundamental fazer tudo conforme o manual.

Impressora HP

A HP, uma das líderes do mercado brasileiro, possui quatro caminhos. Vamos vê-los?

1-) Conexão automática sem fio

Se a impressora for nova, você não precisa fazer quase nada ao optar pela conexão automática sem fio. Assim, é só ligá-la na rede elétrica, instalar os cartuchos de tinta e deixar que o dispositivo siga a sua rotina de inicialização. Isso pode incluir a impressão de uma página de alinhamento.

Depois, a impressora busca a sua rede de internet sem fio e lhe pergunta se você quer enviar essas configurações para que ela funcione. Então, é só responder “sim” que o software da HP faz o resto.

Como conectar a impressora à rede Wi-Fi.
Cada impressora tem uma forma de se conectar a internet.

2-) Conexão por WPS (ou ajuste protegido de Wi-Fi)

Trata-se do método pushbutton, termo que literalmente significa apertar um botão. Você deve localizar o modo pushbutton de WPS no painel da impressora e, então, apertá-lo. Após alguns minutos, basta pressionar o botão WPS de roteador. Pronto, a conexão será feita.

3-) Configuração sem fio HP

Esse terceiro método exige que você saiba o nome da sua rede de Wi-Fi e a senha de segurança. Além disso, esse método só pode ser utilizado nos modelos de impressora com visor do tipo touch.

No painel de controle da impressora, você vai ao item “Rede” ou toca no ícone “Sem fio”. Em “Configurações”, selecione “Assistente de configuração sem fio”. Surgirá na tela uma lista de redes sem fio na área, para você selecionar o nome da sua. Pronto! Essa opção exige um pouco mais de trabalho, porém funciona perfeitamente bem.

Como conectar a impressora à rede Wi-Fi.
Suporte da HP oferece softwares e caminhos para instalação de rede Wi-Fi em impressora.

4-) Conexão com cabo USB temporário

O último sistema da HP para conexão de uma impressora a uma rede Wi-Fi é, aliás, o mais antigo. E também o mais utilizado. Você conecta temporariamente um cabo USB entre a impressora e o computador e o usa, portanto, para conectar o Wi-Fi.

Para fazer essa instalação você precisa fazer o download do software da impressora em seu computador. Você o obtém gratuitamente nesta página. Depois de instalar o software, basta fazer a instalação específica para seu modelo de impressora.

A mesma página tem as instruções para instalação de software. E ainda as instruções sobre como reconfigurar uma impressora, o que é útil se você estiver fazendo uma instalação nova de uma impressora já usada.

Impressora Epson

A Epson é certamente outra das empresas líderes do mercado de impressoras no Brasil. E, para instalar uma impressora Epson por meio de uma conexão sem fio Wi-Fi, o processo também é muito simples.

Como conectar a impressora à rede Wi-Fi.
Conectar sua impressora Epson ao Wi-Fi também é fácil!

Você deve ligar a impressora, carregar os tanques de tinta e colocar papel conforme descrito nas instruções. Então, a partir desse momento, você tem 60 minutos para executar o pacote de configuração do software da impressora. Se você fizer isso, ela vai conectar-se automaticamente a sua rede Wi-Fi sem que você precise digitar nome ou senha da rede.

Você saberá que a conexão foi completada quando o lado esquerdo da luz Wi-Fi no painel de controle da impressora Epson ficar verde. Contudo, o lado direito da mesma luz pisca na cor laranja se houver algum problema com a conexão Wi-Fi. E ainda: os dois lados piscam alternada ou simultaneamente enquanto está sendo feita a configuração da conexão sem fio.

Páginas de suporte Epson

No caso de você não ter o software de instalação, você pode ir buscá-lo nesta página. A impressora Epson também pode ser conectada à rede Wi-Fi, como a HP, por uma conexão temporária por cabo USB. Mas o processo é único para cada modelo de impressora.

Como conectar a impressora à rede Wi-Fi.
Epson oferece manuais completos em PDF para instalação de cada modelo de impressora.

Então o ideal é você acessar este site de suporte oficial da Epson, inserir o nome do seu equipamento e de lá baixar os PDF de avisos de garantia, o guia de instalação e o manual de usuário. Basta seguir as instruções.

Vivo Fibra: Wi-Fi rápido e poderoso

Todavia, em tudo, há um detalhe fundamental. As impressoras conectadas via Wi-Fi somente funcionarão bem se a rede de Wi-Fi for boa e potente. Desse modo, é altamente recomendável que você use um plano Vivo Fibra.

Os planos Vivo Fibra possuem 300 Mbps dependendo da região, em síntese, Wi-Fi de alta velocidade e desempenho. Conheça todos os planos aqui. Aliás, uma conexão de qualidade e alta velocidade significam impressoras funcionando bem e rapidamente.

Como conectar a impressora à rede Wi-Fi.
De nada adianta ter uma impressora conectada ao Wi-Fi se sua internet não for boa.

Confira aqui, simplesmente fornecendo seu CEP, quais as disponibilidades de planos Vivo Fibra na sua região. Aliás, em muitos locais, as redes Vivo Fibra já são inteiramente por fibra óptica. Então, escolha o plano que melhor se adéqua às suas necessidades.

Uma dica final: você sabia que tanto a HP quanto a Epson têm apps para que você possa imprimir direto de seu celular? São o HP Smart e o Epson iPrint. Você os encontra na loja de aplicativos do seu sistema operacional, seja ele Android ou iOS. Entretanto, também esses app só vão funcionar bem uma conexão poderosa da Vivo Fibra.

E já que o assunto é Wi-Fi, aproveite para ler aqui no Vivo Guru Blog sobre os repetidores que levam seu Wi-Fi para todos os cantos da casa.

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
internetUtilidades
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email