O Instagram apresentou uma novidade que movimentou a internet: a IGTV! A plataforma permite a criação de canais de conteúdo em vídeo, com diversas características bem diferentes do que já existe por aí. Mostramos aqui como usá-las no dia a dia!
1 – Imagem vertical
Os vídeos são todos verticais, pois devem ser assistidos no celular ou tablet. Então, são adaptados ao formato desses dispositivos mobile. Eles seguem o padrão dos Stories. Aliás, saiba como ocultar publicações e incluir adesivos nas histórias do Instagram.
2 – Exibição imediata
Assim que você se conecta ao IGTV um vídeo aparece rodando. O conteúdo é escolhido de acordo com o seu perfil e com as pessoas que segue.
3 – Agilidade na busca
Você não navega a partir da digitação de termos de busca no IGTV. Basta clicar sobre uma categoria de vídeos (Para Você, Seguindo ou Populares) e sobre uma imagem do próprio vídeo. Pronto, ele começa a rodar.
4 – Pesquisa sobre autores
A lente de pesquisa no IGTV conduz até as pessoas, empresas ou organizações que postaram os vídeos. Não é possível, portanto, buscar temas ou conteúdos. O motivo? O IGTV quer dar relevância aos autores.
Como postar os vídeos no IGTV?
É descomplicado mesmo postar seus vídeos no IGTV! Veja como fazer em seis passos:
1 – Abra o IGTV;
2 – Clique na engrenagem de Configurações, no canto inferior direito do vídeo que está sendo transmitido;
3 – Clique em Criar canal;
4 – Em seguida, duas vezes seguidas em Avançar;
5 – Pronto, a partir de agora a engrenagem será substituída pelo ícone de seu canal;
6 – Para baixar um vídeo é só clicar nesse mesmo ícone e, em seguida, Carregar vídeo.
Como seguir e deixar de seguir as pessoas
Toque sobre o vídeo para os botões aparecerem. Você verá o nome da pessoa no canto superior esquerdo. Depois, toque nele. À direita, terá o símbolo de “+”. É só apertar ali e começar a seguir. O contrário também é simples. Basta tocar sobre o ícone à direita do nome e confirmar tocando em “deixar de seguir”.
Aprenda a excluir vídeos
O IGTV não permite ocultar publicações, portanto se o arrependimento bater será preciso apagar o vídeo. primeiro, acesse o seu canal. Em seguida, será necessário tocar em seus vídeos para ampliar a visualização. Você conseguirá ver o menu do conteúdo. Clique nos três pontinhos. Aparecerá a função “excluir vídeo”. Mas pense bem antes, pois não dá para recuperar o conteúdo apagado.
A batalha que vem por aí
A gente sabe: o Instagram pertence ao Facebook, o YouTube pertence ao Google. E a intenção do Insta é combater o YouTube na guerra por anúncios. “A interface limpa do IGTV pode fazer dele um lugar bem poderoso para a colocação de anúncios.” A afirmação é do diretor geral do Instagram, Kevin Systrom, em entrevista ao site norte-americano The Verge.
Systrom diz ainda que o aplicativo foi desenhado para tornar mais fácil procurar e assistir filmes em dispositivos móveis. E salienta que outros apps de vídeo exigem navegação por listas de títulos, ao contrário do que acontece na televisão. O IGTV é similar à TV com seu sistema de conectar e assistir na hora. Do mesmo modo, trocar de vídeo no IGTV é equivalente a trocar de canal num televisor.
Vídeos no ara por 24 horas
O IGTV tem outros diferenciais. Os vídeos ficam no ar por somente 24 horas, no mesmo esquema dos Stories do Instagram. E, por enquanto, eles têm sua duração limitada a um máximo de 10 minutos. Mas a intenção é que, em breve, permita vídeos de qualquer tamanho. Há uma exceção. Usuários com grandes contas no Insta (como empresas e influenciadores) já podem desde agora publicar vídeos de até uma hora de duração.
Embora uma das intenções seja faturar com anúncios, o IGTV não terá publicidade nos primeiros meses. É uma estratégia para seduzir os clientes. O Instagram quer ser o principal canal de comunicação para seus usuários, e com o IGTV ele avança nesse sentido.
Segundo Kevin Systrom, a intenção é conjugar relações pessoais e interesses dos clientes da plataforma. “Você realmente não acha esta combinação única de duas coisas em qualquer outro lugar”, analisa.
Aliás, a expectativa do Instagram é que um grande número de criadores de vídeos passe a usar a plataforma. Nem que seja simultaneamente com a concorrência.
Criadores brasileiros
No Brasil, já tem muita gente na plataforma, explorando os vídeos verticais. Alguns deles: o canal de TV Esporte Interativo, o time Corinthians, o programa Porta dos Fundos e o site Adoro Cinema.
O app está presente em todos os dispositivos com Instagram. Basta abrir o Insta e clicar no ícone de um televisor em cor alaranjada, no alto, à direita. Pronto, você entrou no IGTV. Mas é possível tê-lo isoladamente, fora do app-mãe. Quem achar esta opção interessante, é só baixar o IGTV para Android ou o IGTV para iOS.
Este artigo foi útil para você? Ficou com vontade de explorar o novo canal de TV com imagens verticais? Mas também temos ideias interessantes para você em Saiba transformar sua televisão normal em Smart TV.