Here WeGo Maps: conheça a ferramenta de navegação da Huawei

Fabricante chinesa de celulares não pode usar Google Maps, mas oferece alternativa com o Here WeGo Maps

03/06/2020 às 9:00

Desde 2019, a Huawei está proibida pelo governo de Donald Trump de instalar apps do Google em seus celulares. A gigante chinesa, líder mundial na instalação de redes 5G, é acusada pelos EUA de espionagem. Entretanto, a Huawei formou a App Gallery, onde oferece a seus usuários aplicativos similares aos encontrados na loja do Google. Esse é o caso do aplicativo Here WeGo Maps, que substitui o Google Maps.

Imagem da  Galeria de apps da Huawei, onde está o Here WeGo Maps
Galeria de apps da Huawei, onde está o Here WeGo Maps.

Dessa forma, o Here WeGo Maps está disponível para os smartphones da Huawei, mas também para os celulares com o sistema Android. Ele foi lançado pela Nokia, em 2013, com o nome Here Maps e equipava os antigos Windows Phones, que não existem mais.

Em 2015, já não pertencente à Nokia, ele chegou ao Android e ao iOS e, no ano seguinte, teve seu nome trocado para o atual Here WeGo Maps.

Boas funcionalidades

Inegavelmente é um app bem eficaz que oferece funcionalidades de ponta, como, por exemplo, a possibilidade de baixar mapas e guardá-los para utilização no modo offline.

Além disso, contém informações sobre o transporte público em 1.300 cidades, o status de trânsito nas vias e preços de pedágios em estradas. O curioso é que, anteriormente, a Huawei negociou com a TomTom, outra produtora de app de mapas. Porém, a negociação não evoluiu.

Uma vez que esteja instalado em seu celular, para usar o
Here WeGo Maps basta abri-lo para ver o mapa com sua localização exata e no alto da tela pergunta “Pra onde?”.

Imagem inicial do app Here WeGo Maps.
Logo na página inicial o Here WeGo Maps pergunta para onde você quer ir.

Modo de usar

Com o aplicativo aberto, basta inserir o endereço desejado e, depois, tocar no botão “Instruções que já surgirão alternativas. Você pode optar por fazer o trajeto de carro, de trem ou metrô, de carro de aplicativo, de táxi, de moto ou a pé.

Então, o app mostrará alternativas de trajeto com os respectivos tempos necessários. Basta tocar sobre a rota escolhida que o mapa se abrirá.

Imagem do app com uma rota a ser seguida.

Opções de meio de transporte e estimativas de tempo para mais de uma rota.

Selecione o idioma desejado

Aliás, a primeira instrução sobre trânsito que você ouvirá será na língua inglesa. Porém, no momento em que isso acontece, o app oferece a hipótese de você ativar o português do Brasil.

Dessa maneira, é só selecionar sua preferência da lista de idiomas. Sob o mesmo ponto de vista, no canto superior esquerdo da tela inicial, você pode tocar nas três barrinhas para ver opções de como baixar mapas para uso offline.

Novos celulares sem apps do Google

Apesar dessa alternativa, a Huawei continua negociando diplomaticamente para obter novamente os apps do Google. Recentemente chegaram ao mercado seus três novos lançamentos de smartphones: o P40, o P40 Pro e o P40 Pro Plus. Contudo, nenhum deles tem os apps da marca norte-americana de buscas.

Imagem na nova linha de celulares da Huawei, o P40.
Nova linha de celulares Huawei não tem apps do Google.

Aliás, a empresa chinesa se esforça para manter clientes e conquistar novos consumidores. Uma novidade da Huawei foi o lançamento da Celia, assistente virtual. Ela é similar à Siri, da Apple, à Google Assistente, à Cortana, da Microsoft, e à Alexa, da Amazon. 

Como baixar o Here WeGo Maps

Você quer conhecer a galeria da apps da Huawei? Tem muita coisa interessante na App Gallery, apps que funcionam em todos aparelhos com sistema operacional Android.

Por outro lado, você pode preferir ir direto à página do Here WeGo Maps.

Imagem da página para baixar o Here We Go Maps na loja de aplicativos da Huawei
Página para baixar o Here We Go Maps na loja de aplicativos da Huawei.

Se você decidir baixá-lo, ele vai ocupar 61 MB do espaço de armazenamento de seu celular. Por outro lado, se você preferir pode baixá-lo ainda diretamente da Play Store do Google.

Localização de modo prático

Gostou de conhecer o Here WeGo Maps? Afinal, localização com praticidade é fundamental hoje em dia, concorda? Aproveite para ler, aqui no Vivo Guru Blog, um texto sobre localização de radares no Google Maps e outro sobre a aba Para Você do mesmo app.

Para concluir, veja a saída para não ficar sem memória: os apps lite. Estamos sempre atentos para trazer melhorias da tecnologia para você. Até a próxima!

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
TecnologiaUtilidades
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email