Há mais de 200 startups “unicórnio” no mundo e uma delas é brasileira

O aplicativo 99 está representando o país na lista de empresas avaliadas em 1 bilhão de dólares.

07/02/2018 às 22:06

Todas as áreas possuem nomenclaturas muito específicas. No mundo das startups, a lógica também é essa. Negócios como Uber, Spotify, Snapchat e Airbnb são consideradas “unicórnio” por terem atingido o valor de mercado de US$ 1 bilhão, mesmo com a onda de incertezas e tentativas que permeiam esse modelo de negócio.

O Brasil, 12º mercado mais promissor para startups do mundo, recentemente alcançou o tão cobiçado título através do 99, fundado em 2012. Agora, o aplicativo de transporte é de propriedade da Didi Chuxing e faz parte do seleto grupo de 223 nomes  (número de janeiro de 2018) que valem mais de 1 bilhão de dólares ou mais.

Confira abaixo duas empresas brasileiras que estão quase se tornando “unicórnio”:

Nubank vale 800 milhões de dólares

Comumente conhecido como “roxinho” ou “Nu”, o Nubank é uma das startups com mais chances de entrar para o seleto grupo de negócios que valem US$ 1 bilhão – a estimativa de valor de mercado encontra-se em 800 milhões de dólares. Criada por David Vélez há 5 anos, tem como objetivo melhorar a experiência dos brasileiros com cartão de crédito.

Nubank vale 800 milhões de dólares
Imagem: Easy Construtora

Para tanto, o “Nu” utiliza canais 100% digitais e consegue anular grande parte da burocracia e taxa de anuidade. No fim da história (que parece apenas o começo), o “Nu” não é apenas um rosto bonito.

Além de uma proposta inovadora, vários recursos interessantes, como a NuConta e o Nubank Rewards, a startup entrega de fato um serviço altamente eficiente, com um atendimento encantador.

Para conferir um pouco mais sobre o cartão, dê uma olhada no texto em que comparamos o Nubank com o serviço disponibilizado pelo Pag!, a grande concorrente do “roxinho”.

Movile também vale 800 milhões de dólares

Movile é um ótimo exemplo de um negócio que aproveitou as movimentações do mercado, ao invés de recuar. Apesar de ter iniciado com uma tecnologia baseada no SMS, lá no início dos anos 2000, ao perceber que o hábito de “enviar mensagens” estava caindo por terra, lançou o PlayKids e investiu em negócios como o iFood.

Movile também vale 800 milhões de dólares
Imagem: Galeria da Arquitetura

Hoje, a startup fundada por Fabricio Bloisi e Eduardo Henrique estima-se em 800 milhões de dólares (assim como o Nubank). Quase ganhando o selo de unicórnio, notou?

Outros nomes conhecidos são assinados pela Movile, como o Sympla, plataforma de venda de ingresso online e o Vivo Meditação, o aplicativo da Vivo que ajuda você a desenvolver a concentração e a capacidade de lidar com o stress e ansiedade. Comece sua meditação aqui.

Em síntese, apesar do nome sugerir o contrário, as startups “unicórnio” existem , e a maioria está ditando o futuro de várias áreas do país – transporte, saúde e entretenimento. Ficar por dentro de algumas das terminologias facilita.

Gostou da notícia?

Telefônica
Vivo. Patrocinadora Oficial da Seleção dos Brasileiros
Viva Tudo
172.30.0.53