Grin e Yellow anunciam fusão: veja o que muda para você

Saiba o que muda com a fusão da Yellow e da Grin, duas gigantes quando o assunto é mobilidade. Leia para descobrir se preços e serviços foram alterados!

12/02/2019 às 17:00

Grin e Yellow, duas das maiores empresas relacionadas à mobilidade urbana, anunciaram recentemente uma fusão. Conhecidas por disponibilizarem bicicletas sem estação e também pelos já famosos patinetes elétricos, as companhias ganharão um nome único: Grow. Aliás, a nova denominação vem da junção das suas companhias: “Gr”, de Grin, e “ow”, de Yellow.

Grin e Yellow anunciam fusão: veja o que muda para você

Grin, empresa de patinetes elétricos, se une à Yellow, que alugas bikes e patinetes.

Mas e o que irá mudar para você, que usa esses serviços? Por enquanto nada. Em nota, as duas empresas disseram que as marcas seguirão da mesma maneira por alguns meses. Ou seja, os serviços continuam com os mesmos nomes e sistemas até que a companhia divulgue um novo posicionamento oficial.

A única coisa que muda por enquanto é a possibilidade de desbloquear as bikes e os patinetes da Yellow usando o app da Grin. O contrário também acontece: dá para alugar os patinetes da Grin com o app da Yellow. Assim, fica mais fácil de usar os dois serviços.

Grin e Yellow anunciam fusão: veja o que muda para você

Bikes da Yellow já são largamente usadas em São Paulo.

Inclusive, o grupo afirmou que os usuários poderão continuar aproveitando o Yellow Pay, sistema que dispensa o uso de cartões de crédito para realizar o pagamento, também no app da Grin (contamos como funciona mais à frente). Mas essa alteração ainda não foi realizada oficialmente – e não há uma previsão para que a inclusão aconteça.

Você já conhece o app Carona Verde? Clique aqui para saber mais! 

Frota maior e mais completa

Com a união, a nova empresa ficará com uma frota robusta: serão 135 mil veículos no total (entre patinetes e bicicletas), distribuídos em sete países da América Latina. O quadro de colaboradores, por exemplo, também é grande e promete crescer. Inclusive, já alcançou a marca de 1.100 pessoas. Aliás, juntas, as duas companhias fizeram 2,7 milhões de viagens em apenas seis meses de atuação.

Juntas, Yellow e Grin terão uma frota de 135 mil veículos.

Juntas, Yellow e Grin terão uma frota de 135 mil veículos.

No Brasil, a Yellow, que é nacional, atua nas cidades de São Paulo, Florianópolis, Rio de Janeiro, Campinas, São José dos Campos, Belo Horizonte, Curitiba e Brasília. Seu foco é alugue de bicicletas sem a necessidade de retirar e devolver um uma estação específica. Além disso, há também os patinetes elétricos.

Já a Grin, de origem mexicana, está presente hoje em São Paulo, Rio de Janeiro e Florianópolis. Juntas, as companhias oferecem opções alternativas aos carros, serviço que ajuda a diminuir o trânsito nas grandes cidades. Além disso, são veículos não-poluentes e que estimulam a realização de atividades físicas.

Bikes elétricas e entregas

Os executivos da Yellow disseram que continuam com a pretensão de lançar as bikes elétricas. Inclusive, esse lançamento já estava na programação da companhia antes da fusão. O início do uso está previsto para a cidade de São Paulo, ainda no primeiro semestre de 2019.

Em relação à Grin, que tem uma parceria com o app de entregas Rappi, nada muda com a fusão. Ou seja, ainda será possível alugar os patinetes por meio do app de delivery (disponível para usuários Android e também iOS). Sendo assim, o serviço permanece o mesmo.

Patinetes da Grin: ainda é possível alugá-los pelo Rappi.

Patinetes da Grin: ainda é possível alugá-los pelo Rappi.

Valores dos serviços

Por enquanto, os valores dos serviços da Grin e também da Yellow não mudam, de acordo com os executivos responsáveis pela união das empresas. Os preços, no entanto, variam de acordo com as cidades.

Aliás, para saber direitinho antes de optar por uma ou outra, é possível consultar todos os valores diretamente pelos apps ou então por meio dos links das duas companhias: Yellowsite da Grin.

Como funciona a Yellow

É necessário baixar o app para começar a usar (a plataforma está disponível para Android e ainda para iOS). O aplicativo conta com um mapa que te mostra em quais pontos há bicicletas para utilizar. Antes disso, você deve inserir o método de pagamento (que pode ser um cartão de crédito) ou então a compra de créditos.

Grin e Yellow anunciam fusão: veja o que muda para você.

Veja como funciona o app da Yellow.

Aliás, como falamos, a Yellow é uma das únicas plataformas que possuem esse sistema de pagamento (sem a necessidade de usar um cartão). Para comprar, você precisa encontrar um dos pontos de venda físicos, distribuídos em locais estratégicos das cidades. No app há um mapa com todas as opções disponíveis.

Depois de optar pela forma de pagamento mais adequada, toque na opção “Iniciar viagem”. O próximo passo é escanear o QR Code e, assim, destravar a bicicleta ou o patinete. Quando terminar a rota, feche o cadeado que está presente no veículo (apenas nas bikes) e finalize a corrida pelo app.

E como alugar patinetes com a Grin?

É necessário baixar o app, disponível para usuários Android ou ainda em iOS. Em seguida, a plataforma te mostra onde tem um patinete mais próximo. Assim como no app da Yellow, você precisa escanear o QR Code para desbloquear o veículo.

Por fim, basta andar pelas ruas com o patinete pelo tempo que desejar (é fundamental usar os equipamentos de proteção e segurança). Quando for deixar o veículo, é essencial sinalizar por meio do app. O mesmo deve ser colocado na rua, sem atrapalhar o fluxo de pedestres e de veículos, ou então em um local autorizado, como por exemplo, um bicicletário ou estações de entrega, ambos apontados no app.

Grin e Yellow anunciam fusão: veja o que muda para você

É muito fácil e prático alugar um patinete da Grin, disponível em sete países da América Latina.

E aí, o que você achou da junção das suas empresas? Com certeza é uma prova de que há mais pessoas preocupadas com a mobilidade urbana! Agora, vale testar como serão os serviços daqui para frente – e nós te avisaremos quando houver mais novidades relacionadas à fusão das duas empresas.

Grin e Yellow anunciam fusão: veja o que muda para você.

Patinetes da Grin podem ser retirados e devolvidos em hubs de mobilidade.

Inclusive, vamos aproveitar que estamos falando sobre o assunto, para te mostrar um comparativo que fizemos entre os serviços de aluguéis de bicicletas. Confira a reportagem completa aqui. Aproveite para saber mais também sobre as bicicletas do Uber

No mais, continue conosco por aqui para mais conteúdos que misturam tecnologia e praticidade!

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email