GPS offline: conheça apps gratuitos e que não usam seus dados

Não dá para ficar gastando o pacote de dados à toa, não é mesmo? Por esse motivo, você precisa de um GPS offline. Separamos quatro sugestões para você.

23/11/2018 às 14:00

Sim, o GPS é, sem dúvida, um dos melhores serviços provindos da expansão da Web. Aplicativos como Google Maps, Waze, Moovit e outros facilitam a vida de todos. Isto é, dos que andam de carro, dos que preferem apostar em um aplicativo de transporte, daqueles que preferem caminhar e até da pessoa que precisa enfrentar uma maratona no transporte público todos os dias.

Em contrapartida, haja pacote de dados. Melhor dizendo, são aplicativos que, em sua maioria, consomem muita internet. E como não dá para ficar gastando pacote de dados à toa, o Vivo Tech preparou para você uma lista com quatro aplicativos que, além de serem gratuitos, oferecem um serviço de GPS offline. Divirta-se!

4.Offline Maps & Navigation para Android

Download para Android
Tamanho: 410 MB

Antes de qualquer informação, é importante que você saiba que o Offline Maps & Navigation está disponível apenas para quem tem Android. Se você possui iOS, bueno, melhor passar para a próxima sugestão, o GPS Brasil. Dito isso, o Offline Maps & Navigation possui uma boa reputação na Play Store e é assinado pela Maps, GPS Navigation.

Ponto positivo e negativo do aplicativo

O ponto alto do Offline Maps & Navigation é a opção SOS, localizada no menu (confira na imagem abaixo). Ao acessá-la, a pessoa tem acesso ao hospital, polícia, posto de combustível ou farmácia que encontra-se mais próximo da última localização registrada. E o ponto baixo, por sua vez, é o “peso” do app.

Isto é, assim como a próxima opção da lista, o GPS Brasil, o Offline Maps & Navigation ocupa em torno de 410 MB do espaço de armazenamento interno do celular. E para muitas pessoas, isso não é positivo. Se você também acha esse detalhe “complicado”, siga na lista, pois há outras opções disponíveis.

Confira GPS offline.

O Offline Maps & Navigation está disponível apenas para quem tem Android.

Curtiu até agora? Então, vamos desbravar o que realmente interessa: a funcionalidade de GPS offline. Se você ainda não fez download e instalou o app, comecemos por aí. Depois, confira a imagem acima ou o passo a passo detalhado abaixo:

Passo a passo:

  1. Após baixar e instalar o aplicativo no seu celular, abra o Offline Maps & Navigation;
  2. Acesse o menu arrastando o indicado a direita ou através do ícone ao lado da palavra “Pesquisar”;
  3. Procure pela palavra “Mapas” e selecione-a;
  4. Após isso, você será direcionado para a página de mapas; perceba que o do Brasil já está instalado;
  5. Para conferir outros mapas, basta clicar no símbolo de soma, localizado no canto direito da tela;
  6. Para identificar se a versão offline do mapa do Brasil está funcionando, desative o Wi-Fi e seu pacote de dados, volte no mapa e digite qualquer destino na “Pesquisa”, que encontra-se ao lado do ícone do menu.

3. GPS Brasil, aplicativo de GPS offline para celular

Download para Android | iOS
Tamanho: 554 MB

Em terceiro lugar, o GPS Brasil, um aplicativo específico de GPS offline para Android e iOS, desenvolvido pela NDrive Navigation Systems, SA. Famoso na Play Store, loja de aplicativos do Google, o app opera em uma lógica interessante e, de certa forma, inovadora, muito por ter especializado seu serviço na navegação offline.

Em outras palavras, o GPS pode ser compreendido como uma mistura entre a eficiência do Maps e a interação do Waze. Isso porque oferece, entre vários outros, um serviço eficiente de GPS offline, bem como a sincronização do app com a lista de contatos da pessoa, para que ela encontre outras que utilizam o serviço da NDrive.

Ponto positivo e negativo do aplicativo

No entanto, a navegação pelo aplicativo não é simples, muitas vezes por conta das nomenclaturas que mais atrapalham do que ajudam (confira na imagem baixo). Se você conseguir passar facilmente por essa “dificuldade”, ótimo. Caso contrário, o ideal é a intuitividade do Here WeGo ou, até mesmo, a popularidade do Google Maps.

Outro ponto negativo é o tamanho do aplicativo: são 554 MB de espaço ocupado no armazenamento do celular. Em comparação com o Google Maps, por exemplo, que ocupa em torno de 284 MB, são 270 MB a mais. Já em comparação ao Here WeGo, a diferença fica ainda maior: 375 MB a mais.

Confira GPS offline.

O GPS Brasil pode ser compreendido como uma mistura entre a eficiência do Maps e a interação do Waze.

Bom, dito isso, vamos desbravar o que realmente interessa: a funcionalidade de GPS offline. Se você ainda não fez download e instalou o app, comecemos por aí. Depois, confira a imagem acima ou o passo a passo detalhado abaixo:

Passo a passo:

  1. Após baixar e instalar o aplicativo no seu celular, abra o GPS Brasil;
  2. Acesse o menu arrastando o indicado para a direita ou através do ícone ao lado da palavra “Buscar”;
  3. Procure pela palavra “Transferência” e selecione-a;
  4. Após isso, você será direcionado para a página de mapas. Perceba que o do Brasil já está instalado;
  5. Se você quiser baixar outros, terá que pagar um valor que varia de acordo com a região. Para conferir as opções disponíveis, basta clicar em “Ver tudo”, localizado logo abaixo do carrossel.
  6. Para identificar se a versão offline do mapa do Brasil está funcionando, desative a Wi-Fi e seu pacote de dados, volte no mapa e digite qualquer destino na “Busca”, que encontra-se ao lado do ícone do menu.

Feito isso, é só aproveitar. O mapa do GPS Brasil, mesmo quando offline, guiará você pelo caminho com menos trânsito ou mais rápido, para quem prefere caminhadas. Não curtiu? Siga para a segunda opção abaixo!

2. HERE WeGo

Download para Android | iOS
Tamanho: 179 MB

Em segundo lugar, o Here WeGo, aplicativo que, apesar do nome em inglês, possui versão em português e uma versão exclusiva offline, justamente para quem deseja economizar o pacote de dados. A versão “tradicional” pode ser acessada através deste link ou deste, caso você tenha iOS. E a versão offline será explorada nos próximos parágrafos.

Versão offline do HERE WeGo

Bom, tratando-se especificamente de HERE WeGo offline, o aplicativo é tão eficiente que, na Play Store, ganhou o selo Escolha do Editor*. Se você ainda não o conhece, saiba que ele é a solução perfeita para viagens internacionais e planos de dados celulares limitados.

Isso porque os mapas são os mais diversos, incluindo EUA, Reino Unido, Alemanha, França, Espanha e outros 100 países. E o melhor: podem ser baixados com segurança e gratuitamente.

Além disso, a navegação é intuitiva e simples, os serviços são inúmeros, como imagens de satélite e informações sobre transporte público e trânsito e, mesmo assim, o aplicativo não ocupa muito espaço de armazenamento do celular. Ao todo, são apenas 179 MB.

Confira GPS offline.

Os serviços são inúmeros, como imagens de satélite e informações sobre transporte público e trânsito.

Enfim, vamos desbravar o que realmente interessa: a funcionalidade de GPS offline. Se você ainda não fez download e instalou o app, comecemos por aí. Depois, confira a imagem acima ou o passo a passo detalhado abaixo:

Passo a passo:

  1. Após baixar e instalar o aplicativo no seu celular, abra o HERE WeGo;
  2. Assim que você abri-lo, terá que selecionar uma região do Brasil;
  3. Portanto, escolha a região de acordo com o mapa offline que deseja receber;
  4. Feito isso, você será direcionado ao mapa que aparece na imagem acima;
  5. Agora, acesse o ícone que representa o menu, logo ao lado da frase “Pra onde?”;
  6. Feito isso, marque a opção “Usar aplicativo offline” sempre que quiser utilizar o aplicativo sem conexão de internet;
  7. Para ver os mapas que possui e baixar outros, acesse a opção “Baixar mapas”, logo abaixo de  “Usar o aplicativo offline”;
  8. Ficou complexo? Calma, o GIF abaixo vai ajudar você:

Confira GPS offline.

1. Versão offline do Google Maps

Download para Android | iOS
Tamanho: 284 MB

Em primeiro lugar, é claro, o Google Maps, serviço que dispensa apresentações de tão popular. Disponível para usuários Android e iOS, o aplicativo do Google não é, em sua essência, offline, no entanto, oferece, entre muitas, uma opção chamada “Mapas off-line” que, como o nome sugere, serve para baixar mapas e deixá-los salvos para situações em que a conexão com a internet é precária ou inexistente.

Confira GPS offline.

O Maps não é, em sua essência, offline, no entanto, oferece, entre muitas, uma opção chamada “Mapas off-line”.

Portanto, se você desconhece a opção, mas é usuário assíduo da solução do Google, basta conferir a imagem acima ou o passo a passo abaixo para aproveitar o GPS offline do Maps:

  1. Abra o aplicativo;
  2. Arraste o indicador para a direita para acessar o menu do Google Maps;
  3. Procure pela opção “Mapas off-line”;
  4. Clique em “Selecione seu mapa” e indique a área que deseja. Pode ser sua cidade, bairro e, até mesmo, país. Ou seja, vai da sua necessidade;
  5. Após indicar a área, clique em “Download” e em “Fazer download”;
  6. Lembre-se de conectar o celular na rede Wi-Fi para não gastar o pacote de dados de forma excessiva;
  7. Pronto! Agora basta acessar o mapa com ou sem internet.

Enfim, o “Mapas off-line” é mais um serviço do Maps que prova que o aplicativo do Google é uma mão na roda. E que está sempre se aperfeiçoando, pois a ideia é atender todas as suas necessidades na área de mobilidade. Falando nisso, conheça novidades do Google Maps que ajudam no dia a dia.

*Escolha do Editor é um espaço no Google Play Store no qual os responsáveis pela loja oficial do Android selecionam os melhores apps em sua opinião.

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email