Veja como ter Google Tradutor no celular mesmo sem internet

Excelente Google Tradutor agora já pode ser utilizado no celular até se você estiver offline.

29/10/2018 às 14:00

Consenso mundial: o Google Tradutor é uma das melhores criações da gigante sediada em Mountain View, na Califórnia. Não só pela praticidade, mas também pela qualidade das traduções, que supera tudo que existia antes. E, agora, o Google Tradutor ganhou mais um atributo: para ser utilizado, nem é preciso estar conectado à internet. Vamos ver como ele funciona?

Instale seu Google Tradutor

Você pode usá-lo em seu desktop ou notebook, simplesmente acessando o endereço translate.google.com.br. Entretanto, o bacana mesmo é utilizá-lo em seu smartphone. Ainda não tem? Sem problemas, há opções para fazer o download em Android ou iOS.

Google Tradutor no celular mesmo sem internet.

Google Tradutor pode ser baixado em Android ou iOS. Na imagem, a versão para iOS.

5 maravilhas do Google Tradutor

Em primeiro lugar, traduz textos de 103 idiomas diferentes apenas com a sua digitação.

Em segundo lugar, usando a câmera do celular, traduz textos contidos em placas, cartazes, qualquer imagem. E de 38 idiomas. Além disso, de maneira muito elegante: ele reproduz na tradução até a fonte usada no texto original.

Em terceiro lugar, para traduções de 93 idiomas, o Google Tradutor aceita escrita manual. Portanto, sem digitação.

Em quarto lugar, o app traduz conversas bilíngues em 32 idiomas.

Em quinto lugar, o app permite a importação de fotos para traduções mais precisas.

E você pode usá-lo offline!

Entretanto, o mais legal vem agora: você pode traduzir textos de 59 idiomas diferentes mesmo estando offline. O Google Tradutor já dispensa até a conexão com a internet. E isso é especialmente importante se você está num país estrangeiro e não quer correr riscos com redes Wi-Fi públicas e desconhecidas. Há sempre o risco de roubo dos seus dados, então é bom mesmo ter cuidado.

Como traduzir sem internet

Contudo, como isso é possível? O truque é simples e bem legal.

1 – Abra seu Google Tradutor e clique nas três pequenas barras, no alto à esquerda:

Google Tradutor no celular mesmo sem internet.

2 – Na lista de opções que surge, clique em Tradução offline:

Google Tradutor no celular mesmo sem internet.

3 – Faça o download do idioma que você vai querer traduzir sem internet. Cada língua ocupa entre 25MB e 45MB na memória de seu smartphone.

Google Tradutor no celular mesmo sem internet.

4 – Você também tem que fazer o download da língua portuguesa.

5 – Pronto. É só acessar o Google Tradutor sem qualquer tipo de conexão (Wi-Fi ou rede de telefonia celular) que as traduções serão feitas normalmente.

Se interessa pelo Google? Então, veja outros artigos bem bacanas que publicamos sobre o gigante da internet: exercícios de respiração para deixar você mais relaxado e um videogame que vem por aí.

Inteligência artificial na tradução

Aliás, o Google Tradutor usa basicamente o sistema de tradução de máquina baseada em frases (PBMT, na sigla em inglês). O PBMT divide o texto que você digita no app em várias palavras e frases, que por sua vez são traduzidas de forma independente entre si.

Assim, a compreensão é maior sobre o que o texto significa. Depois o app trabalha adaptando e melhorando a tradução para que o resultado final se pareça com algo dito e escrito por uma pessoa, e não um robô.

Para usar Google Tradutor, não é preciso estar conectado à internet

Além disso está sendo implantado um sistema de rede neural próprio do Google. Sem dúvida, será mais um avanço em relação à tradução de máquina baseada em frases.

O Google Tradutor já está à disposição dos usuários há mais de 10 anos, e a evolução na forma e qualidade das traduções evoluiu muito. Com tecnologias de redes neurais, que são formas avançadas de Inteligência Artificial, a qualidade já começa a ficar bem próxima das traduções feitas por humanos.

O chinês é complicado

As línguas em que o Google Tradutor oferece resultados mais próximos aos das traduções feitas por humanos são francês e espanhol. A língua com mais dificuldades e erros é o chinês.

Aliás, o próprio Google alerta que o Tradutor “pode cometer erros significativos que um tradutor humano nunca cometeria. Ele pode traduzir incorretamente nomes próprios ou termos raros, e traduzir frases isoladas em vez de considerar o contexto do parágrafo ou da frase”. Entretanto, com o uso das novas tecnologias, as perspectivas são ótimas e os erros deverão cair.

Bem legal, certamente. Vamos aguardar a chegada desses avanços. Mas o Google também oferece outras coisas muito interessantes e úteis para você. Como essa: descubra o que é e como funciona o Google Fit.

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
GoogleUtilidades
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email