Just a Line: Google mostra que a realidade aumentada veio para ficar!

Conheça Just a Line, novo aplicativo do Google que inova ao permite que você faça grafites digitais no ar com seus amigos!

18/06/2018 às 14:00

Que tal tornar aqueles momentos com a turma ainda mais divertidos, usando apenas o seu celular? Imagine poder fazer desenhos no ar com o seu smartphone, criando histórias e brincadeiras que, depois, podem facilmente serem compartilhados?

Google mostra que a realidade aumentada veio para ficar!

O Just a Line chegou para mostrar uma nova maneira de interagir entre amigos!

Incrível, não é? Pois isso agora é possível, com o mais recente lançamento da Google, o app Just a Line. Ele usa realidade aumentada para permitir que você trace linhas onde a câmera do seu celular aponta, criando cenários, textos e o que mais a sua imaginação mandar. Quer saber como funciona e se o seu celular é compatível com a brincadeira? Continue lendo, a gente conta tudo isso e muito mais!

Como surgiu o Just a Line, do Google?

Parece mágico apenas apontar o celular para uma cena e construir desenhos sob ela. E é quase isso mesmo. Se a gente for pensar em como a realidade aumentada é um conceito incrível e lúdico. Mas deixando o encantamento de lado um pouquinho: a “mágica” tem muita tecnologia por trás. É o caso do Just a Line.

Quando a tecnologia ARCore 1.0 foi lançada, uma série de aplicativos de realidade aumentada foram adicionados à Google Play Store. Mas a Google não iria deixar o outros “brincarem sozinhos” por ali sem lançar seus próprios produtos usando essa ferramenta, não é mesmo?

Não demorou muito para que a gigante criasse seus próprios apps de RA. Aliás, o Just a Line é o primeiro deles. Caminhando junto com essas inovações, na Google I/O 2018 (saiba tudo sobre o evento aqui), o gerente de produto da Daydream, Nathan Martz, lançou o ARCore 1.2. Trata-se de nova versão do kit de desenvolvimento de software de realidade aumentada da empresa para Android.

A versão mais recente do ARCore introduziu três novos recursos principais – Sceneform, Augmented Images e Cloud Anchors. Dessa forma, surpreendentemente, adicionou suporte a determinados dispositivos iOS.

Isso indica que o Just a Line vem como uma série de novos projetos da Google. A partir disso, a empresa está determinada a investir em tecnologias como as que são a base da realidade aumentada.

Como o aplicativo funciona, afinal?

O Just a Line permite que você brinque com a realidade ao seu redor e a altere por meio de desenhos que você faz com o dedo na tela do celular.

O aplicativo permite que você faça desenhos tridimensionais em qualquer espaço da realidade. Para que isso seja possível, o software tem um funcionamento muito simples. Basta mirar o celular em um espaço e começa a desenhar, seja sua tela o céu, uma parede ou o meio do seu quarto!

Ou seja, você pode “grafitar” linhas brancas tanto pelo dedo como pelo celular, pressionando a tela e conduzindo o aparelho como um verdadeiro pincel. Também é possível fazer alguns tracejados mais complexos de maneira divertida, como redemoinhos de linhas. Para apagar os desenhos, basta um leve toque de botão a qualquer momento.

Você pode compartilhar suas criações em formato de vídeo curtinhos, em qualquer rede social que quiser. E para acompanhar o que o pessoal anda aprontando com o app, é só buscar pela hashtag #justaline por aí!

Dá para usar com todos os sistemas operacionais?

O app é compatível com Android e com iOS – e vai além. Por se tratar de um app que você usa com amigos, ele tem uma novidade. Aliás, talvez um dos maiores destaques do Just a Line: é a primeira plataforma colaborativa de realidade aumentada para desenho que possibilita o cruzamento de uso entre sistemas operacionais.

Isso quer dizer que se você tem Android e seu amigo tem iPhone, vocês podem usar o app juntos, sem problemas, com total compatibilidade. Qual outro aplicativo você conhece que seja assim tão amigável a diferentes sistemas operacionais usados ao mesmo tempo?

Dessa forma, o Google se orgulha de trazer com o Just a Line o conceito de primeiro app onde duas pessoas podem criar juntas em realidade aumentada. Pois tudo acontece ao mesmo tempo, tanto com Android quanto com iOS.

Para isso, não precisa de um outro app nem nada do tipo. Basta que você e seus amigos conectem seus smartphones e comecem a desenhar.

Dessa forma, é possível compartilhar um “Drawing Space”, ou “espaço de desenho” com o Just a Line. Você e seus amigos podem desenhar no mesmo lugar, pareando seus celulares. Vocês podem criar uma galáxia de estrelas, um jardim florido, ou até um texto rápido colaborativo. O único limite é a imaginação!

Existem aplicativos similares?

Existe, mas não tão poderoso quanto o Just a Line.

A gente explica! Na verdade, o Just a Line foi concebido com base no Tilt Brush, um app anterior da Google que tinha funções parecidas, mas ainda era bem arcaico, posto que não se dispunha da tecnologia de hoje, e funcionava apenas se usado junto com aparelhos de realidade virtual.

O Just a Line se destaca, entre outros motivos, por poder ser usado em qualquer lugar e precisar apenas do seu smartphone para isso. Desse modo, acaba sendo a melhor opção.

Quais aparelhos de celular são compatíveis?

Para poder usar o Just a Line em seu celular, basta que o aparelho suporte o app ARCore da Google. Entre os modelos que se encaixam nesse requisito estão o Xenfone AR, o LG V30 ou qualquer um dos Samsung Galaxy mais recentes.

O aplicativo também é um incentivo aos desenvolvedores

Como falamos, a Google tem investido muito em realidade aumentada ultimamente. Para se ter uma ideia, a empresa anunciou recentemente a API do Google Maps, permitindo que desenvolvedores transformem o mundo real em aplicativos de realidade aumentada – semelhante ao Pokémon Go.

Além disso, a Google incentiva que você também faça seu aplicativo usando a tecnologia da realidade aumentada. Se você é um desenvolvedor, pode usar o código aberto cedido pela empresa para começar um projeto de ARCore.

Isso só demonstra o quanto a empresa está empenhada em explorar esse segmento do mercado.

E é só o começo…

Com esse investimento maciço da Google em RA, podemos saber que as coisas estão apenas começando a esquentar. Basta saber que nos últimos meses mais de 60 aplicativos usando o ARCore foram lançados na Google Play Store, incluindo o My Tamagotchi Forever, que permite que você crie seus personagens Tamagotchi e preencha a Tamatown.

Desse modo, é bastante provável que a empresa continue lançando aplicativos baseados no ARCore e na realidade aumentada. Será interessante ver o que mais teremos por aí nesse sentido, concorda?

E você, está ansioso para testar o Just a Line? Ficou curioso para saber o que mais a Google anda aprontando? Não deixe de ler nosso artigo onde contamos tudo sobre o YouTube Charts também, outra inovação recente do Google! E bons desenhos por aí!

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
Googletendências
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email