Saiba como o Google Playtime ajuda no desenvolvimento de apps

Google PlayTime reúne desenvolvedores do mundo todo para aprimorar a experiência do usuário e desenvolver novas soluções. Veja como isso acontece!

27/11/2018 às 17:00

Você conhece o Google Playtime? É um evento de desenvolvedores que acontece em diferentes locais do mundo. Na América Latina, reuniu mais de 300 profissionais da área em sua quarta edição. O objetivo é juntar essas pessoas para que elas possam conversar, criar novas experiências e trocar ideias. Assim, conseguem construir novos modelos de negócio e aprimorar a experiência dos usuários.

Conheça o Google Playtime.

Etapa Latino-americana do Google Playtime foi realizada em São Paulo.

Os desenvolvedores convidados têm apps disponíveis no Google Play, loja de aplicativos do Google. Segundo a empresa, a cada mês são feitos mais de 8 bilhões de downloads em todo o mundo. Aliás, 1 bilhão dessas instalações acontecem apenas na América Latina. Inclusive, nos últimos 12 meses, cresceu em 60% o número de profissionais que vivem na região e ganham mais de 300 mil dólares por mês.

No Brasil também houve um aumento específico: subiu em 40% a quantidade de desenvolvedores que faturam mais de 100 mil dólares no Google Play. Por isso, o evento é cada vez mais valorizado no local. Saiba como foi a etapa que ocorreu em São Paulo e quais são os benefícios dessa inciativa para o universo tecnológico!

O vídeo acima mostra os desenvolvedores da América Latina que foram destacados pelo Google durante o evento.

Google Playtime em São Paulo

Os desenvolvedores foram recebidos no início de novembro em São Paulo para a etapa  regional do Google Playtime. Inclusive, o evento já é o maior da América Latina voltado a esses profissionais. Como dissemos, o objetivo desse encontro é pensar em novas soluções, aprimorar a experiência do usuário e também incentivar a criação de novos modelos de negócio.

Conheça o Google Playtime.

Evento reuniu 300 desenvolvedores em São Paulo. Foto: reprodução Enfasys.

No Brasil, os desenvolvedores conversaram sobre ferramentas para criar e distribuir os aplicativos de uma forma mais simplificada para os usuários. Aliás, um dos temas abordados foi a questão dos Instant Apps. Tal tecnologia permite ao usuário testar o aplicativo sem a necessidade de fazer o download. Ou seja, você usa e não ocupa espaço no seu celular.

Além de São Paulo, o evento foi realizado em diferentes locais do mundo, como Berlim, São Francisco, Singapura, Taipei, Seul e Tóquio. Mais de 800 profissionais participaram dos encontros e contribuíram com opiniões e estratégias para a aprimorar a experiência dos usuários. Aliás, por isso a iniciativa é tão importante tanto para os criadores quanto para o público. Clique aqui para ver as próximas programações.

Veja aqui 11 coisas que você pode pedir à assistente do Google!

Temas do Google Playtime

Uma das novidades debatidas nos encontros foi o Android App Bundle. Aliás, a tecnologia é justamente um novo formato de app que ocupa menos espaço no celular. De acordo com o Google, a rejeição a algumas plataformas acontecem, muitas vezes, pelo tamanho delas. Quando são muito grandes, as pessoas desistem de baixar ou então optam por deletá-las um tempo depois.

Conheça o Google Playtime.

Android App Bundle reduz em até 35% o tamanho dos aplicativos disponíveis na Google Play.

Ainda segundo dados do Google, atualmente as pessoas têm apenas uma média de 1GB de espaço livre no celular justamente pelo tamanho excessivo dos aplicativos. Para se ter uma ideia, o peso dessas plataformas ficou cinco vezes maior desde 2012.

Para reverter o problema, o Google Play anunciou que os apps menores já estão em produção e que a redução chega a 35%. Mas como foi possível reduzir o peso sem perder qualidade?

Quando submetem um aplicativo, os desenvolvedores mandam junto com ele um pacote de informações que faz o programa rodar em todos os modelos de celular. Com a novidade, o Google Play filtra qual é o seu tipo de aparelho e apenas libera os dados correspondentes. Assim, não é necessário consumir tanto espaço no smartphone.

Todas as vantagens e os estudos feitos foram apresentados no Google Playtime em São Paulo. Com isso, diversos desenvolvedores puderam participar com comentários e opiniões, o que ajuda a aprimorar ainda mais os serviços.

Aliás, o WhatsApp é um aplicativo que costuma “pesar”. Por isso, veja aqui como fazer um backup para garantir segurança e ainda liberar alguns GB preciosos no seu aparelho.

Apps instantâneos e estatísticas

Outra inovação bastante comentada pelos profissionais do Google Play foram os Instant Apps. Ou seja, aplicativos instantâneos que não exigem o download para uso. O limite de tamanho dos apps subiu para 10MB e não é mais necessário criar uma URL para que os usuários possam baixar o programa.

Conheça o Google Playtime.

Os Instant Apps já estão disponíveis para uso.

Inclusive, o Google Play Instant já pode ser testado. Há opções disponíveis principalmente para campanhas de pré-lançamento de jogos. A ideia é permitir que as pessoas naveguem pela plataforma antes mesmo que ela esteja disponível na loja.

Os desenvolvedores do Google também falaram sobre o Android Vitals, ferramenta que oferece informações importantes sobre os aplicativos. A partir delas, os profissionais responsáveis conseguem ver dados como consumo de bateria, dificuldades dos usuários e outros possíveis problemas.

A ideia é que os profissionais usem esses insumos para fazer melhorias. De acordo com o Google, usar a plataforma costuma reduzir em até 50% as falhas no aplicativo.

Universo tecnológico agradece

Juntar profissionais responsáveis pela criação dos aplicativos é uma boa sacada do Google. Assim, a empresa consegue apresentar suas inovações para quem realmente entende do assunto. Com essa base, os profissionais conseguem opinar sobre as novidades e, dessa forma, dão insumos para a melhoria dos apps e das soluções.

Conheça o Google Playtime.

O universo tecnológico agradece os encontros do Google Playtime!

Durante o encontro, executivos do Google disseram que muitos produtos que estão no mercado atualmente foram aprimorados a partir do evento. Ou seja, a comunidade tecnológica agradece – e o usuário final também. Afinal, os serviços ficam muito melhores quando chegam à loja!

Aliás, o Google tem se preocupado em oferecer novas versões de seus apps para melhorar a experiência de quem usa todos os dias. O Google Tradutor e o Google Maps são dois exemplos (clique sobre os nomes dos apps para ler as reportagens completas). E continue conosco aqui no Vivo Tech.

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
GoogleinternetTecnologia
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email