Tem Android? Saiba o que é e como usar o Google Play Protect

Sistema de segurança garante smartphones e tablets mais protegidos do que nunca. Entenda!

02/04/2018 às 13:06

Constantemente, o sistema operacional Android era apontado como menos seguro do que o iOS da Apple. Mas essa questão foi resolvida com o lançamento do Google Play Protect, uma das grandes novidades de 2018 relacionadas à empresa.  

Depois de muitos testes, o software de segurança já está disponível, mas ainda gera algumas dúvidas. Afinal, o que é o Google Play Protect? Como funciona? De que maneira precisa ser instalado?

Antes de mais nada, você sabe o que é um PHA?

Para entender o Google Play Protect, você precisa saber que muitos aplicativos podem ser PHAs (Potentialy Harmful Applications). Em português, Aplicativos Potencialmente Nocivos. Esses apps são uma espécie de vírus, pois conseguem alterar as configurações do aparelho para roubar seus dados pessoais e senhas.

Em 2017, a equipe de segurança da Google vetou nada menos que 700 mil novos apps antes do lançamento do Play Protect. Entre os conteúdos banidos, estavam tanto PHAs quanto aplicativos falsos e com conteúdo inadequado.

O que é o Google Play Protect?

Agora, fica fácil de entender que o Google Play Protect é um serviço de segurança que passou a fazer parte sistema operacional Android. Essa atualização chega com o intuito de evitar que PHAs invadam o seu smartphone ou tablet. Resumindo, funciona como um antivírus. 

O Google Play Protect analisa os aplicativos logo que você faz um download, além de verificar comportamentos nocivos tanto nos apps quanto no próprio aparelho, diariamente. Ou seja, se algo ruim for encontrado no seu smartphone ou tablet, uma notificação será enviada para que a desinstalação do PHA seja feita. Em casos mais perigosos, a ameaça é eliminada automaticamente.

O trabalho de segurança do Google Play Protect estende-se à Play Store. Todos os apps disponibilizados na loja são previamente testados para garantir ainda mais segurança.

Segundo a Google, as chances de você baixar um PHA é nove vezes maior se o app não estiver na Play Store. Então, fica a dica, sempre que precisar de um aplicativo, procure primeiro pela loja da Google.

Como verificar se o Google Play Protect está funcionando?

Não precisa instalar o Google Play Protect, a atualização nos dispositivos Android foi automática. Entretanto, você deve checar se o sistema de segurança está ativado. Tanto em smartphones quanto em tablets, o passo a passo para essa verificação é simples:

Clique em “Configurações” ou “Ajustes” > “Google” ou “Serviços Google”> “Segurança”.

Print de tela de como ativar o Google Play Protect

Já na aba “Segurança”, clique em “Google Play Protect” > ative os botões, que precisam ficar na cor verde. Caso os botões já estejam ativados, não precisa fazer nada. 

Print de tela de como ativar o Google Play Protect

Outras funcionalidades do Google Play Protect

Encontre Meu Dispositivo

Se você perdeu seu celular ou tablet, pode ficar mais tranquilo. O software de segurança também conta com o chamado “Encontre Meu Dispositivo”. Ou seja, é possível localizar o aparelho fazendo login na sua Conta do Google ou mesmo fazendo uma ligação diretamente do seu navegador.

Você ainda pode bloquear o seu aparelho remotamente ou exibir uma mensagem na tela de bloqueio para que a pessoa que o encontrar saiba como entrar em contato. Além disso, caso não consiga recuperar o dispositivo perdido, existe a opção de apagar todos os seus dados.

Foto da tela da função Encontre Meu Dispositivo do Google Play Protect

Com o serviço é possível localizar o seu celular e, até mesmo, bloqueá-lo remotamente. Imagem: divulgação

Navegação segura no Chrome

Com o Google Play Protect ativo, você também tem Navegação Segura no Chrome. Dessa forma é possível acessar a internet com ainda mais tranquilidade. Se você visitar um site que apresenta atividades suspeitas, automaticamente, um alerta será emitido para que não prossiga com a ação.

Imagem: divulgação

Mas e os demais antivírus? Atenção!

É muito importante que você opte por apenas um antivírus. Se escolher manter o Google Play Protect ativado, deve desinstalar qualquer outro aplicativo que tenha baixado. Isso porque ter dois programas de segurança rodando ao mesmo tempo pode gerar falhas de funcionamento.

Então, para garantir a proteção do seu dispositivo, escolha apenas um sistema. Se você quiser continuar usando um aplicativo que já tenha instalado no seu celular, por exemplo, desative o Google Play Protect.

Existem outras opções de antivírus bem conhecidas no mercado. Confira as particularidades dos mais populares e decida se prefere uma destes ou se irá aderir ao Google Play Protect.

Avast

O Avast é uma popular opção de antivírus gratuita que escaneia o aparelho em busca de apps e códigos maliciosos, além de oferecer ferramentas extras, como sistema de gerenciamento de senhas multiplataforma. Opera tanto em apps quanto em arquivos e pastas do sistema, deixando o registro de novos vírus e conteúdos nocivos sempre em dia, sem precisar de atualizações.

Norton

O Norton não é gratuito. Custa R$ 29,90 por ano, mas é muito premiado e conceituado. Esse antivírus verifica os aplicativos em busca de apps nocivos e riscos à privacidade, além de proteger o dispositivo contra sites não seguros.

Em casos de perda ou roubo, você ainda consegue bloquear e limpar os seus dados, assim como bloquear o telefone instantaneamente se o cartão SIM for removido; tirar uma foto de qualquer pessoa que use o aparelho e localizá-lo em um mapa. O Norton ainda bloqueia chamadas e mensagens de texto indesejadas.

McAfee

O McAfee é gratuito com anúncios no app. Conta com uma ferramenta de limpeza, protege e aprimora o desempenho do seu dispositivo, além de oferecer recursos, como antirroubo, localizador de celular perdido, proteção de privacidade de aplicativo e backup de SMS e de contatos.

PSafe DFNDR

O PSafe DFNDR também é gratuito. Tem bloqueador de hackers, acelerador de memória, proteção contra furto e roubo, limpeza de cachê, economizador de bateria e várias outras funções.

360 Security

O 360 Security é outra opção popular gratuita com anúncios, são mais de 200 milhões de usuários em todo o mundo. O antivírus oferece, além da proteção, funções como limpeza completa, proteção antiroubo, bloqueio do aparelho, proteção de privacidade e uma interface amigável.

AVG

O AVG também está entre as opções gratuitas com anúncios. Com mais de 100 milhões de usuários, verifica aplicativos, jogos, configurações e arquivos em tempo real; aumenta a velocidade e tem economizador de energia. Ainda limpa arquivos desnecessários para liberar espaço, bloqueia aplicativos sensíveis a partir de um PIN padrão ou por impressão digital, além de verificar a segurança de redes WiFi.

Quer mais dicas de segurança? Então continue navegando aqui no Vivo Tech e leia um manual de boas práticas para ficar ainda mais protegido na internet.

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email