Descubra o que é e como funciona o Google Fit

A plataforma fitness do Google passou por mudanças que a deixaram ainda melhor. Saiba tudo sobre o Google Fit e como usar no dia a dia.

30/08/2018 às 17:00

A gente sabe que ser uma pessoa fisicamente ativa é mais do que importante para a saúde. Entretanto, nem sempre é fácil se sentir motivado para a prática esportiva. Ainda mais se você não sabe exatamente quanto ou qual o tipo de atividade que seu corpo precisa para ficar em forma.

Para ajudar nessa missão, que tal usar o Google Fit? O app desenvolvido pelo Google vem dar uma mãozinha para aqueles que querem se sentir mais saudáveis, mas não sabem por onde começar.

Google Fit ajuda quem precisa de motivação para se exercitar.

App do Google ajuda quem precisa de motivação para se exercitar.

Lançada em 2014, a plataforma conta com parceria da American Heart Association (AHA) e a Organização Mundial da Saúde (OMS). Seu objetivo? Orientar os usuários sobre a quantidade e intensidade certas de atividades necessárias para fazer mudanças significativas em sua saúde.

Com isso, o app é uma ótima dica para quem quer começar a se exercitar. Contando com uma atualização recente, que trouxe mudanças significativas, o aplicativo promete ser o incentivo que faltava para você ter uma vida mais saudável.

Que tal começar? A seguir, explicamos como funciona o Google Fit e suas principais atualizações. Continue a leitura para saber tudo!

O que é o Google Fit?

Recentemente o Google incluiu exercícios de respiração em sua página de busca, você viu? Isso mostra como a desenvolvedora está focada em qualidade de vida. E o Google Fit é mais uma face desse interesse do Google.

O Google Fit é uma plataforma de rastreamento de saúde desenvolvida pelo Google exclusivamente para Android. Usando sensores de rastreador de atividade, a ferramenta grava as atividades físicas (como caminhar ou andar de bicicleta) do usuário. Com esses dados, o conjunto de APIs mede a aptidão física da pessoa e faz um cruzamento com os objetivos de fitness dela.

Google Fit ajuda quem precisa de motivação para se exercitar.

Pelo app ou pelo smartwatch, o Google Fit rastreia seus movimentos!

Desse modo, o Google Fit consegue agir como um “treinador”. O aplicativo conhece seus hábitos e pode dizer no que você pode melhorar para obter o condicionamento físico que almeja.

O Google Fit também trabalha com apps parceiros para essa coleta de dados, entre eles Nike, HTC, LG, Withings, Motorola, Runtastic, MoovStudio e RunKeeper. Para ficar ainda mais completo, são gerados relatórios com comparações diárias ou semanais dos seus resultados.

Ou seja, o Google Fit é como um personal trainner virtual! O app ajuda você a mensurar seu desempenho em várias modalidades esportivas. Além disso, calcula o tempo de duração da atividade esportiva, a distância percorrida, o número de passos dados, entre outras funções.

Como o Google Fit funciona?

Como dito, o Google Fit é exclusivo para Android. Você pode baixar app por este link e começar a usar. Falando nisso, você já está por dentro das inovações trazidas pelo Android Pie? Saiba mais aqui!

O Google Fit pode ser acessado através de smartphones, tablets, relógios Android Wear, ou via web pelo site da plataforma. Além disso, outros gadgets que realizam o monitoramento de batimentos cardíacos, por exemplo, também podem ser sincronizados ao Fit. Isso é ótimo porque aumenta a precisão das avaliações.

Google Fit ajuda quem precisa de motivação para se exercitar.

Disponível apenas para Android, o Google Fit é para quem quer se exercitar mais!

O funcionamento do Google Fit é bem simples. Assim que você caminhar, correr ou passear de bicicleta, seu smartphone Android ou smartwatch Wear OS by Google detectará e adicionará automaticamente as atividades ao seu registro do Google Fit. Desse modo, se garante que você receba o crédito por todos os movimentos.

Entretanto, caso a atividade física que você pratica não esteja entre essas, basta adicionar no aplicativo. Abrindo a lista de atividades do app, você encontra exercícios de todo o tipo, como pilates, remo ou spinning, por exemplo. Cadastre qual deles você faz e o Google Fit passará a monitorar seus movimentos a cada vez que se exercitar.

As mudanças no Google Fit

Buscando sempre estar conectado com as mudanças de hábitos de seus usuários, recentemente o Google Fit lançou uma atualização com mudanças significativas.

Google Fit ajuda quem precisa de motivação para se exercitar.

O visual mudou! O Google Fit agora está mais clean.

Desse modo, novo visual, recursos inteligentes e um aprimoramento da função “personal trainer” digital estão entre os destaques da atualização. Com isso, o Google Fit visa motivar os usuários a se manterem sempre em movimento.

Se trata do maior update na plataforma desde o seu lançamento, segundo o próprio Google. Como principal mudança, o novo aplicativo agora é focado em duas metas de atividades físicas: minutos de movimento e pontos cardíacos.

Dentro disso, os minutos de movimento consistem numa métrica que contabiliza o tempo que o usuário passa praticando atividades físicas, sejam elas de baixa ou de alta intensidade. Já em pontos cardíacos, o objetivo é motivar as pessoas a praticar atividades que melhoram a frequência cardíaca.

Ou seja, você ganhará um ponto para cada minuto de atividade moderadamente intensa. Como acelerar o ritmo enquanto passeia com seu cachorro. E o dobro de pontos para atividades mais intensas, como corrida ou kickboxing.

Google Fit ajuda quem precisa de motivação para se exercitar.

O cálculo é feito pelos sensores presentes no smartphone, relógio inteligente ou pulseiras fitness. Se o dispositivo não contar com os sensores necessários, o aplicativo fará uma estimativa dos resultados.

A função de coaching também se modernizou: agora dicas são dadas enquanto você faz o exercício, de modo a tornar a prática ainda mais efetiva.

No entanto, mesmo com essas mudanças, o Google Fit manteve os recursos das versões anteriores e ainda permite integração com diferentes plataformas de saúde.

Concluindo…

O Google tem apresentado diversas inovações e produtos diferentes recentemente. Isso só mostra como a desenvolvedora está antenada com as tendências do seu público. Como exemplo disso, temos o Yeti, o videogame do Google.

Além disso, a Busca Reversa tem se aprimorado para que você possa pesquisar imagens com ainda mais eficiência. E como não falar das novas políticas de compartilhamento de dados do Google? A atualização deixou sua conta muito mais transparente para que possa encontrar tudo de que precisa.

Com as atualizações recentes, o Google Fit vem nessa mesma pegada, e busca auxiliar seu usuário a ter uma vida mais saudável e ativa.

Continue com a gente para mais artigos sobre as novidades do Google!

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email