Descubra 12 funcionalidades pouco conhecidas do Google Docs   

Sabia que o Google Docs pode fazer coisas que você nem imaginava? Venha conhecer tudo sobre ele!

05/12/2018 às 14:00

O que é o Google Docs? Ele é uma ferramenta de ponta. Tanto em seu desktop quanto no note ou em dispositivos como Android e iOS, ele permite criação e edição de textos. Além disso, os textos são compartilháveis, de tal forma que várias pessoas podem trabalhar neles simultaneamente. Ele também funciona offline e os textos podem ser salvos em seu computador, smartphone ou no Google Drive.

Aliás, usuários do Google Docs têm um 1GB gratuito para armazenamento de documentos no Google Drive. É tudo simples e automático. E não é só isso: os textos podem ser salvos em vários formatos, tais como PDF, .doc, .txt e html – direto para um blog.

Conheça as funcionalidades do Google Docs.

Google Docs é uma ferramenta gratuita, especial para criar e editar textos.

Em grupo, é possível definir o que cada membro pode fazer em um texto: editar, comentar ou apenas visualizar. Aliás, nem eventuais problemas de internet atrapalham os trabalhos. Isso porque o Google Docs salva todos os arquivos automaticamente, o que torna as edições offline possíveis. Portanto, o trabalho pode ser terminado a qualquer momento e lugar, sem a necessidade de uma conexão com a internet.

O Google Docs, além de textos, é ótimo para planilhas e apresentações. Ou seja, é um concorrente direto do Microsoft Office, mas com uma vantagem: ele é gratuito! Vale a pena conhecer mais sobre o produto nesta página do Google.

A página também é o ponto de partida para uso do produto em desktop ou laptop. É só clicar no botão “Ir para documentos Google” que esse universo se abre para você. Já se você preferir o app, há opções para  Android ou  iOS.

Conheça as funcionalidades do Google Docs.

Da página inicial do Google Docs você já pode sair criando documentos.

12 recursos do Google Docs que você precisa conhecer

A seguir listamos as funcionalidades pouco conhecidas do Google Docs e te contamos como usá-las. Em suma, os 12 exemplos são ótimos para trabalhos em computadores. Vá até o número 1, você irá se surpreender com os benefícios. Vamos lá?

12. Transformar em página da Web

O Google Docs transforma seu documento em página da Web perfeitamente funcional. Embora nem sempre você vá necessitar, é bom saber como. Primeiro, clique em “Arquivo” e em “Publicar na Web” para abrir uma nova caixa de diálogo. Clique em “Saiba mais” para ver todas suas opções, que estão nesta página do Google.

11.Traduzir instantaneamente

Então você quer traduzir seu documento para outro idioma. É supersimples: clique em “Ferramentas” e em “Traduzir documento”. Dessa forma, é só escolher a língua para a qual você quer a tradução que o Google Docs cria uma cópia do documento já traduzido.

Conheça as funcionalidades do Google Docs.

É possível traduzir um documento em diversas línguas.

10. Templates para ajudar

O Google Docs oferece uma grande galeria de templates com sugestões de modelos para vários tipos de documentos: currículos, cartas, observações e propostas de projetos. Além disso, templates para brochuras, boletins informativos, relatórios, trabalhos escolares e planos de aula. O que facilita muito mais esse tipo de trabalho!

Quer saber mais sobre o Google? Então, veja como fazer busca reversa por fotos e como aproveitar ao máximo os Doodles.

9. Mudar tamanho da fonte

Você quer mudar o tamanho da fonte de um trecho ou do documento inteiro? Não tem problema, também é possível. Basta selecionar o texto, pressione simultaneamente Ctrl + Maiúsculas e ao mesmo tempo clicar na tecla de ponto final para aumentar a fonte ou na tecla de vírgula para diminuir.

8. Mover texto rapidamente

Além disso, você quer mudar de lugar uma parte do texto? O processo é bem simples: marque o trecho que você quer mover, clique com o cursor e arraste-o até a nova posição. Feito!

7. Incluir pessoas

Quer comentários de outras pessoas, a fim de aprimorar seu documento?  Em síntese, também é possível: passe o cursor pela margem direita do documento e surgirá um sinal de + sobre um quadrado preto. Clique sobre ele. Na caixa de texto, tecle @ e o início do nome da pessoa. Logo surgirá o nome. Cheque a caixa “Atribuir a” e atribua. A pessoa será notificada e receberá o texto por e-mail, apto a comentários.

6. Formatar modo inteligente

Conheça as funcionalidades do Google Docs.

Podemos aplicar a função negrito em diversas parte do texto, apenas clicando no botão de rolo, por exemplo.

O Google Docs tem um método rápido para aplicar a formatação de um trecho de um documento em qualquer outro. Em resumo: marque o trecho cuja formatação você quer repetir; clique no ícone de rolo de pintura, no alto à esquerda, ao lado do ícone da impressora; marque o trecho do texto que vai receber a nova formatação. Pronto, formatação aplicada.

5. Explorar sem sair do documento

Você pode fazer qualquer pesquisa que necessite durante a edição de um texto sem sair dele. Como? Enquanto trabalha, basta clicar no botão “Explorar”, cujo ícone é uma estrela branca sobre um quadrado preto que fica na parte inferior direita da tela. Aí é só digitar o termo da pesquisa.

Conheça as funcionalidades do Google Docs.

Resultados de pesquisa ficam na mesma tela do documento em que se trabalha.

4. Digitar com sua voz

Certamente essa é uma função bem legal: você pode digitar usando a sua voz ao invés do teclado. Para isso, com um documento do Docs aberto, basta pressionar Ctrl + Shift + S. Isso abrirá a imagem de um microfone. Clique sobre ele e comece a falar que o Docs faz a digitação.

3. Dicionário na hora

Eventualmente você não tem certeza sobre o significado de uma palavra. Contudo, é fácil descobrir. Marque-a, pressione simultaneamente Ctrl + Maiúsculas + Y e o dicionário aparecerá na direita da tela, já com a definição da palavra selecionada. Muito útil!

Conheça as funcionalidades do Google Docs.

Com o Google Docs, você não vai precisar mais consultar dicionários de papel.

2. Como trabalhar imagens

Certamente você vai querer inserir uma foto no documento, não é? O Google Docs permite a inserção e a edição de fotos. Para inserir, deixe o cursor no lugar desejado e clique em “Inserir” e “Imagem”.

Aí escolha a fonte da foto – do próprio computador, de um endereço de Web, do Google Fotos. Clique sobre a foto escolhida e a insira. Para editá-la, marque-a, clique em “Formatar” e “Imagem”. Então você pode modificar a foto (cores, transparência, brilho, contraste) e inclusive cortá-la.

Conheça as funcionalidades do Google Docs.

Imagens inseridas em um texto podem ser completamente editadas.

1. Caracteres especiais

É muito fácil inserir caracteres especiais em um documento do Google. Então, vamos lá: clique em “Inserir” e em “Caracteres especiais”. Um grande menu com muitos caracteres especiais surgirá. E então é só clicar em qual você precisa que ele surgirá em seu texto.

Depois de todas essas funções,  é fácil concordar que o Google Docs é muito bom para se trabalhar. Mas o Google quer muito mais do que nos ajudar do dia a dia de trabalho. Curioso? Então, descubra tudo o que já sabemos sobre o videogame do Google: Yeti.

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
GoogleUtilidades
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email