Google Docs offline: descubra como usar a ferramenta sem internet

Já é possível utilizar o Google Docs offline, o que deixa esse serviço ainda mais atraente para milhões de usuários.

08/07/2019 às 9:00

O Google Docs é certamente uma ferramenta de produtividade incrível. Até porque com ele você pode escrever em qualquer lugar, compartilhar e editar com outras pessoas, salvar automaticamente na web e ainda editar documentos do Word. E, agora, há uma extensão oficial que permite o trabalho com o Google Docs offline. Como funciona? Vamos mostrar logo a seguir.

No mercado desde 2005, o Google Docs é preferível por muitos usuários ao próprio Word, devido a todas as suas funcionalidades. Contudo, havia um entrave. É que o Docs até podia suprir as necessidades de produção e edição de textos dos usuários, mas necessitava de conexão com a internet para funcionar. Entretanto, isso mudou.

Extensão para Google Docs offline

Em síntese, tudo funciona com uma extensão para o navegador Chrome, que você deve baixar neste link. Abra a página e clique no botão “Add to Chrome” com a finalidade de adicionar a extensão para o Google Docs offline ao navegador Chrome.

Google Docs offline: descubra como usar a ferramenta sem internet.
Extensão do Chrome possibilita edição de documentos offline.

O próximo passo é, usando o Chrome, abrir seu Google Drive. Dessa maneira, basta teclar “Google Drive” na barra de endereços de seu navegador e depois clicar no botão “Acessar o Google Drive”. Então, clique no ícone de “Configurações”, a roda dentada que fica à direita, no alto da página.

No quadro que vai abrir, marque a opção “Offline” (Criar, editar etc.) e depois toque no botão “Concluir”.

Google Docs offline: descubra como usar a ferramenta sem internet.
A opção offline deve ser marcada nas configurações do Google Drive.

Selecione arquivos manualmente

Entretanto, a opção não tornará automaticamente todos os seus documentos disponíveis offline. Em resumo, você ainda fará tal definição manualmente, para os documentos que desejar ou necessitar.

Para isso, abra o Docs e você verá a lista de todos os seus documentos recentes. Então, abaixo da imagem de cada um deles estará a data da última alteração e três pontinhos. Clique nos três pontinhos e marque a opção “Disponível offline”.

Google Docs offline: descubra como usar a ferramenta sem internet.
Selecione os documentos que você quer usar offline nos três pontinhos (em vermelho).

Você, dessa forma, poderá trabalhar com o Google Docs offline em todos os documentos que forem marcados. Quando você tiver uma conexão com a internet reestabelecida, esses arquivos serão então salvos e sincronizados automaticamente com o Google Drive.

Quer saber mais sobre o Google Docs? Veja estas 12 funcionalidades bem legais que a gente já revelou aqui no Vivo Guru Blog.

O Google Docs offline passa a ser uma opção ainda mais interessante para profissionais, estudantes e todas as pessoas que necessitem de produção e edição de documentos. Afinal, suas vantagens são muito interessantes.

6 vantagens do Google Docs offline

Em primeiro lugar, ele é gratuito, o que eventualmente pode ser bem importante para quem não tem recursos para comprar o Microsoft Office.

Em segundo lugar, o armazenamento é automático e gratuito no Google Drive. Você não precisa nem se preocupar em apertar um botão “Salvar”. Além disso, não é necessário espaço no disco rígido do computador, transportar o arquivo ou usar pen drive.

Em terceiro lugar, esse armazenamento na nuvem permite compartilhamento de seus arquivos. Outras pessoas poderão trabalhar conjuntamente nos mesmos documentos, o que é excelente para trabalho em equipe.

Com o Google Docs Offline, o armazenamento é automático e gratuito na nuvem do Google Drive
O Google Docs offline funciona com uma extensão para o navegador Chrome.

Em quarto lugar, o armazenamento remoto permite que você acesse seus documentos de qualquer dispositivo – desktop, laptop, tablet ou celular.

Em quinto lugar, o Google Docs lhe ajuda no que você necessitar. Entre outras coisas, ele te auxilia a criar, formatar e editar seus documentos. Além disso, faz uma perfeita revisão ortográfica.

Em sexto lugar, ele é versátil. Você pode fazer também planilhas e apresentações, tudo com muito auxílio e a possibilidade de trabalhar offline. Assim, é uma bela ferramenta, não é mesmo?

Google Maps também offline

E tem ainda mais: é bom lembrar que o Google Maps é outra ferramenta do Google que pode ser usada offline.  E é, aliás, bem simples. Em seu celular, abra o Maps e toque nas três barrinhas (no alto, à esquerda). Então toque na opção “Mapas offline”.

Google Docs offline: descubra como usar a ferramenta sem internet.
O Google Maps também pode ser usado offline.

Selecione seu mapa, aumentando e diminuindo o zoom e escolhendo a área. Feito isso, toque no botão “Download”. Pronto, seu mapa portanto estará disponível offline. E siga conosco aqui no Vivo Guru Blog.

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
GoogleUtilidades
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email