Google atualiza câmeras do Street View pela primeira vez

O novo equipamento vai garantir imagens de alta definição e tecnologia para aprimorar as informações de mapeamento

Depois de 10 anos e um número “incontável” de imagens captadas, o Google resolveu aprimorar o equipamento do Street View e, a partir de agora, promete imagens de alta definição e informações mais precisas sobre estabelecimentos comerciais.

Para isso, a empresa contou com um grupo talentoso de engenheiros, incluindo Steve Silverman, responsável por criar dois Rovers de Marte para a Nasa. Conforme conta o site The Verge, o novo equipamento possui sete câmeras de 140 megapixels e sensores de 20 megapixel. As imagens HD podem ser capturadas de todos os lados e fornecem dados para alimentar algoritmos de reconhecimento de imagem.

Câmeras utilizarão AI e machine learning

Quando as fotos forem capturadas por um carro Street View, os algoritmos poderão detectar e anotar nomes e números de ruas relevantes, adicionando-os automaticamente ao banco de dados do Google. O software também pode identificar nomes comerciais e logotipos.

Além disso, o Google está trabalhando para melhorar o software para expandir as funções de pesquisa e do Assistente do Google. Jen Fitzpatrick, vice-presidente de Engineering and Product Management do Google contou ao Wired que, no futuro, o Google Maps poderá responder a perguntas mais detalhadas, como “Qual é o nome da loja rosa perto da igreja da esquina?”

Os novos carros Street View começaram a capturar imagens nas estradas no mês passado, e gradualmente irão se deslocalizar para mais pontos em todo o mundo.

Se você enxergar um carro do Street View na rua, acene.


Fonte: Wired e The Verge


Veja mais sobre