Descubra como o Google Assistente pode te ajudar com o Enem

O Enem está chegando! Saiba como as ferramentas do Google podem facilitar a sua vida na hora de estudar para as provas.

25/10/2018 às 9:00

Está chegando aquele momento do ano tão aguardado pelo os que buscam adentrar o mercado de trabalho com qualificação educacional de porte. Estamos falando do Enem, iniciativa que é hoje a principal porta de entrada para uma série de programas do Governo Federal, como o SISU, PROUNI, SISUTEC e FIES.

Como funciona? Esses programas se valem da sua nota nas provas do Enem como critério de seleção para o ensino superior, bolsas de estudo e financiamento estudantil. Desse modo, é possível ingressar em grandes instituições de ensino e, assim, adentrar no mercado de trabalho tendo uma base sólida de aprendizado.

Assim, o Enem se torna uma ferramenta muito importante de educação. Suas provas, realizadas anualmente, costumam ser bastante concorridas. Ou seja, você precisa estudar bastante para tirar uma boa nota.

Buscando otimizar essa maratona de estudos para o Enem, além de torná-la mais eficaz, o Google Assistente recentemente anunciou novos usos de suas ferramentas. Especialmente para os que estão se preparando para as provas.

Veja como o Google pode te ajudar a se preparar para o Enem.

Google Assistente te ajuda a estudar para o Enem.

O Google acredita que a educação é um pilar fundamental em sua missão de organizar as informações do mundo e torná-las universalmente acessíveis e úteis. Por isso, trouxe para esse ano novidades que podem auxiliar os inscritos no Enem em sua jornada de estudo.

A seguir, falaremos dessas novidades e sobre como o Google Assistente pode ajudar você com o Enem. Além disso, traremos informações sobre inscrições e datas do Enem 2019. Tudo para você chegar mais do que preparado no dia das provas. Vamos lá?

O que é, quando e como será o Enem 2019

O Enem é um programa gerenciado pelo MEC. Sua finalidade é, através de realização de provas, dar ao candidato a possibilidade de ter o seu conhecimento avaliado. E assim, conseguir uma vaga em uma instituição de ensino superior, seja ela privada ou pública.

Sigla para “Exame Nacional do Ensino Médio”, o Enem é composto de provas de conhecimentos gerais e uma proposta de redação, cujo tema só é revelado no dia da prova.

Veja como o Google pode te ajudar a se preparar para o Enem.

O Exame Nacional do Ensino Médio é realizado anualmente.

Para fazer as provas do Enem é preciso se inscrever previamente, sendo possível pedir, em alguns casos, isenção da taxa de inscrição. A taxa para 2019 foi fixada em R$ 83.

A inscrição para 2019, assim como o pedido de isenção, pode ser feita no site oficial do Inep, por este link. Este é o único canal por onde o candidato pode oficialmente se inscrever.

O INEP ainda não divulgou a data do Enem 2019. No entanto, o período para as inscrições está prestes a se iniciar. Portanto, é importante ficar atento à data de início das inscrições por meio dos sites de notícias, plataformas como o Google, e também redes sociais do Ministério de Educação.

O que estudar para o Enem 2019

Divididas em dois dias diferentes, as provas do Enem são compostas por um total de 180 questões de múltipla escolha, além da proposta de redação. Para cada dia de prova, são 90 questões. Tomando como base as edições anteriores, é provável que no primeiro dia de prova seja cobrada também a proposta de redação, além das questões previstas.

Desse modo, para o primeiro dia de provas do Enem geralmente se dá, além da aplicação da redação, a prova sobre linguagens, códigos e suas tecnologias, além de ciências humanas e suas tecnologias. Tais conteúdos são compostos das seguintes matérias: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Espanhol ou Inglês), Artes, Educação Física.

Veja como o Google pode te ajudar a se preparar para o Enem.

O Enem está chegando. Você está preparado?

Na parte das linguagens, códigos e suas tecnologias, temos as Tecnologias da Informação e Comunicação. Por fim, temos as questões da área de ciências humanas e suas tecnologias, abrangendo as seguintes matérias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia.

No segundo dia de provas do Enem, chegam as provas de Ciências da Natureza e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias. Elas abrangem as seguintes áreas de conhecimento: Biologia, Física e Química.

A pontuação mínima recomendável para o participante obter nas provas do Enem é de 450 pontos nas provas de conhecimentos gerais. Além disso, é esperado uma nota superior a zero na redação. Tal nota mínima é a exigida para o aluno poder participar dos demais programas gerenciados pelo MEC

Como estudar para o Enem 2019 com o Google Assistente

Como dito, o Google vem trazendo novidades para seus usuários, visando o Enem. Entre essas novidades, para  começar, estão os novos enfoques de uso para a Busca e o Google Assistente. Plataformas que já existiam, mas que agora podem ser vistas com outro olhar por quem precisa reforçar os estudos.

Desse modo, a Busca do Google vem diferente. Agora quando você buscar “Enem” no Google, informações sobre o exame, assim como datas importantes, estarão em uma caixa especial na página de resultados (destacado abaixo em vermelho). Vale frisar que o Brasil é um dos primeiros países a receber esse serviço, feito especialmente para um exame nacional.

Veja como o Google pode te ajudar a se preparar para o Enem.

A busca do Google agora traz box exclusivo para o Enem.

Além disso, o Google Assistente vem recebendo novas interações criadas por parceiros para ajudar os candidatos ao Enem. Com foco em educação, empresas como 12min, Adtalem, Estácio, Mito Games e Senai começam agora a oferecer no Google Assistente teste vocacional, resumo dos livros e matérias que podem cair na prova, possíveis temas da redação, entre outras ações.

O que procurar?

Assim, já é possível acessar algumas das novas possibilidades na educação profissional criadas para o Google Assistente. Por exemplo, falando “Enem 2019” para o Ok Google, você pode se preparar para um resumo dos temas, separados por matéria.

Além disso, falando “Enem Dicas” para Ok Google, é possível conferir dicas, datas e possíveis temas das provas.

Por fim, falando “falar com o 12 minutos” para o Ok Google, você tem acesso ilimitado no Assistente ao resumo em áudio de livros que podem cair no Enem e os livros de produtividade. E mais, é possível ainda escutar um livro adicional por dia entre outros títulos disponíveis.

Você sabe sobre outras novidades do Google Pesquisa? Então, clique aqui e veja como essa ferramenta pode te ajudar a encontrar o evento perfeito para você!

O Google Assistente pode ajudar você a encontrar sua carreira!

Ter ajuda nos estudos é ótimo, claro. No entanto, o Google sabe que quem procura o Enem está também de olho no mercado de trabalho. Por isso, a empresa buscou dar uma forcinha também nesse sentido, trazendo novidades no Google Assistente para quem está em dúvida quanto ao ramo profissional onde apostar após o Enem.

Desse modo, você pode usar o Google Assistente para encontrar a sua carreira ideal. Entre as ferramentas disponíveis para isso, você pode, por exemplo, falar “Rota das Carreiras” para o Ok Google. Esta ação vai mostrar as três carreiras que mais combinam com você e também a rotina destas profissões.

Veja como o Google pode te ajudar a se preparar para o Enem.

Encontre sua carreira com o Google Assistente.

Outra opção é falar “falar com o Senai” no Ok Google. Você poderá aprender conteúdos profissionalizantes e conhecer um pouco mais sobre cursos técnicos para se especializar.

Você está preparado para o Enem?

Concluindo, o Enem 2019 é a porta de entrada para a maioria das universidades federais do País. Desse modo, é um exame bastante concorrido, que exige estudantes bem afiado com relação aos estudos.

Com a ajuda do Google Assistente, você pode otimizar sua rotina de estudo. Isso vai tornar a sua preparação para as provas muito mais dinâmica e proveitosa. Além disso, o Google Assistente também disponibiliza ferramentas que auxiliam você a ir além no mercado de trabalho, orientando sobre profissões e carreiras que combinam com você.

Com a ajuda do Google, fica mais fácil aprender! Bons estudos e continue com a gente para mais novidades! Ah, falando nisso, você sabia que é possível substituir apps nativos do iOS pelos do Google. Clique aqui e veja o que fazer.

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
EducaçãoGoogleUtilidades
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email