Descubra o que é o gatilho para celular

Afinal, para que serve e como funciona o gatilho para celular? Curioso? Aqui a gente explica tudo sobre o novo acessório para mobile gaming.

04/02/2019 às 17:00

Se você é fã de Fortnite Battle Royale, Free Fire, PlayerUnknown’s Battlegrounds (PUBG) ou qualquer outro jogo de tiro para smartphone, não pode deixar de conferir esta dica.

Quem gosta de jogos de tiro sabe como é difícil – e muito frustrante – jogá-los no celular. Fazer o personagem se deslocar, mirar e atirar ao mesmo tempo é uma missão quase impossível.

Mas temos uma boa notícia. Finalmente, inventaram algo para simplificar a vida e melhorar a jogabilidade para esse tipo de game no smartphone. No Brasil, o acessório ganhou o nome de gatilho para celular. Já no exterior, é chamado de sharpshooter ou fire buttons.

O equipamento apareceu no mercado em 2018, mas só agora começa a se popularizar no Brasil. Com ele, então, é possível usar os polegares e também os indicadores para jogar. Dessa forma, atirar, mirar e fazer outras tarefas fica muito mais fácil.

Gatilho de celular é ideal para jogos FPS pois facilita os comandos.

O gatilho de celular garante melhor jogabilidade para jogos de tiro, como o PUBG.

O controle funciona com qualquer jogo FPS (First Person Shooter) desde que seja possível reposicionar os ícones das funções mirar e atirar.

Para usá-lo, é simples. Primeiro, é preciso abrir o jogo. Em seguida, mover os ícones de mira e de tiro e posicioná-los abaixo dos controladores (como indicado na foto). Então, basta encaixar o acessório nas extremidades do aparelho e pronto. Não é necessário emparelhar, fazer conexão, nem nada do gênero. Porque o gatilho de celular é um acessório analógico.

Gatilho para celular com botões é perfeito para melhorar a jogabilidade.

Para usar o gatilho, antes é preciso reposicionar os ícones de tiro e mira. (Fonte: GearBest)

Como o gatilho funciona? Mágica?

É possível encontrar dois tipos de gatilhos de celular à venda no mercado.

O primeiro funciona com botões que, ao serem pressionados, acionam a tela por meio de touchpads (mesmo princípio das canetas tácteis).

Gatilho para celular é acoplado ao aparelho permitindo melhor controle do game.

O modelo com botões funciona com o mesmo princípio da caneta táctil. (Fonte: GearBest)

Já a segunda opção funciona por condução de eletricidade estática. O gatilho possui uma fina placa de metal, inserida dentro da estrutura plástica. Uma das extremidades fica em contato com a tela do smartphone e a outra na parte superior da peça.

Assim, essas fitas de metal funcionam como condutores. Portanto, ao tocar nos “botões”, eles transferem a eletricidade estática do seu dedo para a tela do celular. Isso é interpretado pelo dispositivo como um toque.

Você pode encontrar o gatilho de celular à venda no e-commerce brasileiro, como Magazine Luiza, Americanas.com ou Mercado Livre. Se preferir sites estrangeiros, é possível encontrar os artigos na Amazon ou GearBest, por exemplo.

Gatilho de celular feito em casa

Prefere economizar? Sem problema. Nós temos a solução. É possível fazer a versão caseira do gatilho de celular. E você só precisa de três objetos: papel alumínio, fita adesiva e tesoura. Isso mesmo, é muito fácil. Assim, mostramos abaixo um tutorial para você aprender passo a passo e sair usando seu gatilho em poucos minutos.

Como vimos, portanto, o gatilho de celular aumenta muito a agilidade e jogabilidade dos jogos FPS. A parte mais legal é: você pode economizar e fazer o seu próprio acessório muito rápido e sem gastar quase nada.

Ainda não conhece a versão mobile do PUBG? Então confira tudo sobre o game aqui. Agora, se você já tem o PUBG, precisa conhecer os melhores jogos de Android de 2018.

Para quem está precisando trocar o aparelho e quer saber quais as novidades para 2019, vale conferir a matéria que fizemos sobre o assunto.

 

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
gametelefonia móvel
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email