2 jogos simuladores de vida real para smartphone inspirados em filmes

Deseja viver a experiência de ser alguém ou algo em outro mundo ou espaço de tempo? Conheça os games ZARYA-1 e Jurassic World™.

05/04/2018 às 9:12

Existem inúmeros gêneros de games. Entre eles estão os chamados simuladores de vida real, também conhecidos como “simuladores de mundo”, que oferecem ao usuário a oportunidade de, através de um personagem, experienciar dinâmicas realistas.

Essas dinâmicas podem ser absolutamente corriqueiras, como acontece em títulos como The Sims 4, Second life ou eRepublik Labs Limited. Ou podem conter uma generosa dose de fantasia, como é o caso dos dois jogos para jogar no celular que vamos indicar abaixo.

Mas antes de seguirmos, é importante esclarecermos que estes títulos não são a produção oficial da marca do filme. Isto é, ZARYA-1 não faz parte de uma narrativa expandida do longa Alien, bem como Jurassic World™: Os game são independentes da produções cinematográficas. De forma que, mesmo sem assistir ao filme, você consegue jogar qualquer uma das sugestões abaixo.

Sem mais delongas, estes são os simuladores de vida real:

ZARYA-1, influenciado por Alien, clássico dos anos 70

Download para iOS | Android

Apesar da imagem promocional do simulador lembrar muito a do filme “2001 – Uma Odisseia no Espaço” (e a comparação de imagens abaixo prova isso), de acordo com a Your Story Interactive, desenvolvedora do jogo, ZARYA-1 foi criado a partir de referências como Alien, Dead Space: A Queda, de Chuck Patton, e Lifeline, jogo para celular criado pelo estúdio 3 Minute Games.

Imagem do game ZARYA-1, um exemplo de jogo de simuladores de vida realCartaz do filme 2001: A Space Odyssey. O longa serviu de inspiração para o game ZARYA-1, um exemplo de jogo de simuladores de vida real

Semelhanças à parte, para que ZARYA-1 faça sentido, antes de baixá-lo, você precisa se ambientar em relação a história. De acordo com a desenvolvedora, no ano 2021, a humanidade recebeu um sinal de socorro do lado oculto da Lua, e imediatamente quatro pessoas foram enviadas para investigar a sua origem.

Ao fazer download, o seu papel no jogo é o de monitorizar esses astronautas e tomar decisões que irão afetar diretamente a história e os personagens. Mais ou menos como em um sistema de RPG, em que cada escolha leva para um acontecimento diferente. Ah, e sua participação no jogo será através de mensagens.

Imagem do game ZARYA-1, um exemplo de jogo de simuladores de vida real

Print

Isso mesmo mesmo que você notou na imagem acima. Ao contrário da maioria dos simuladores, este acontece, na maior parte do tempo, através de mensagens de texto. A sensação que fica é a de que o jogo é um chat, não no espaço.

De qualquer forma, é uma excelente opção para quem está aberto a testar novos títulos. A história é bem desenvolvida; os personagens são carismáticos, em especial o Savvy; a jogabilidade não é desafiadora, mas também não decepciona. Por fim, as propagandas que aparecem não são irritantes. Elas existem, mas não atrapalham ao ponto de você desinstalar o jogo no primeiro anúncio.

Enfim, ZARYA-1 é um jogo envolvente, perfeito para aficionados por ficção-científica.

Jurassic World™: O Jogo, inspirado em Jurassic Park: Parque dos Dinossauros

Download para iOS | Android

Gostou de Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros, lançamento mais recente da série de filmes Jurassic Park? Bom, em Jurassic World™: O Jogo, você pode treinar um tricerátopo com a supervisão de Nick Van Owen, interpretado no filme pelo ator Chris Pratt. Tentador, eu sei.

Tudo ficará ainda mais tentador. Ao longo do jogo, você participa de batalhas, evolui geneticamente seu dinossauro e compra outros. Administrar o parque também entra na sua lista de responsabilidades. E você realiza todas essas atividades com a ajuda dos personagens do filme que surgem na tela com instruções e avisos.

Imagem do jogo Jurassic World™, um exemplo entres as opções de simuladores de vida real para smartphone

Em termos técnicos, os gráficos de Jurassic World™: O Jogo são bons. Reais, como um bom jogo de simulação de vida real, mesmo tratando-se de uma narrativa fantasiosa. Há alguns erros recorrentes como, por exemplo, as sombras dos dinossauros que ficam aparecendo e desaparecendo frequentemente. Fora isso, gerenciar o parque e seus dinossauros é um bom compromisso.

No entanto, se você é uma pessoa analítica e, antes de fazer download, prefere dar uma olhada nas demais opções oferecidas pela Ludia Inc., desenvolvedora do jogo da série Jurassic Park, sinta-se à vontade. Há outros simuladores de vida real interessantes na cartela para Android ou iOS.

Você também pode dar uma olhada em mais textos do Vivo Tech. Conheça Miquela, a influencer avatar com mais de 600 mil seguidores.

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email