Games na Smart TV: quatro formas de transferir jogos mobile para o televisor

Se você adora jogar, mas não possui console, adapte a sua Smart TV e transfira os jogos do seu celular Android para o televisor.

10/10/2018 às 14:00

Existem vários games para celular nas lojas de aplicativos que, apesar de não possuírem o glamour e a complexidade dos títulos criados para consoles e computadores, são verdadeiras obras primas. Isto é, fazem muito com pouco espaço de tela e (às vezes de) processamento. E, acima de tudo, entregam uma qualidade impecável nos gráficos e uma jogabilidade desafiadora.

Prova disso é o Dead Trigger versão 1 e 2, um jogo em primeira pessoa que foi desenvolvido pela MADFINGER em 2012.  Se você nunca jogou, saiba que estamos falando daqueles jogos para celular que, de tão incríveis, provocam aquele desejo de transferi-los para Smart TV, com o intuito de amplificar a experiência.

Falando em game na Smart TV, você sabe como fazer isso? Já tentou, mas não deu muito certo? Independentemente da sua resposta, continue lendo o texto, pois, em seguida, você encontrará quatro soluções para transferir os jogos do celular Android para a TV da sala.

games na smart tv

Descubra como jogar games na sua smart TV.

TV Box

Antes de mais nada, saiba que o TV Box ou TV Android Box é um aparelho discreto, parecido com um console de videogame. Ao adquiri-lo, você instala na sua TV utilizando um cabo HDMI. Ou seja, você não precisa ser um técnico experiente para instalar o Box de TV no televisor da sua casa.

Entre as vantagens, que podem ser conferidas aqui, destaque para a possibilidade de transferir os jogos do celular para a Smart TV. Como? Fácil. O Box de TV roda Android, por esse motivo, o histórico do game fica salvo no Google Play Games. Dito isso, basta você acessar o aplicativo pela Smart TV, selecionar o jogo e continuá-lo. Dependendo do game, dá para jogar com o controle do televisor, joystick e até mesmo com o próprio celular.

Games na Smart TV.

O Box de TV roda Android, por esse motivo, o histórico do game fica salvo no Google Play Games.

Se você gostou dessa solução, não perca tempo e invista em uma TV Box. Há vários modelos disponíveis no mercado e os preços variam. Por esse motivo, é importante que você faça uma boa pesquisa antes de adquirir um Box de TV. No texto “Saiba transformar sua televisão normal em Smart TV”, você confere três modelos interessantes.

Games na Smart TV pelo Chromecast

A segunda opção é o Chromecast, um dispositivo criado pelo Google para transformar TVs comuns em Smart TVs. Como a sua TV já é Smart, você precisará focar apenas na funcionalidade “Transmitir tela/áudio”. Dito isso, vamos ao passo a passo de como transmitir qualquer jogo de celular para a TV:

  1. Depois de adquirir o Chromecast, baixe e instale o aplicativo Google Home.
  2. Certifique-se de que o celular e o Chromecast estão conectados à mesma rede Wi-Fi.
  3. Acesse o menu do app Google Home e selecione a opção “Transmitir tela/áudio”.
  4. Selecione o seu Chromecast na janela pop-up para conectar.
  5. Abra um jogo no celular para conferi-lo em tela cheia na TV.
  6. Ao terminar, acesse a notificação do espelhamento e toque em “Desconectar” para cancelar a transmissão.

Por fim, é importante lembrar que você poderá perceber atrasos entre sua interação e o que é exibido na televisão.

Games na Smart TV.

Android TV

A terceira opção é o Android TV, um sistema operacional projetado principalmente para televisores que se complementam com outros dispositivos, como smartphones e smartwatches. Lançado em 2014, você pode adquirir um televisor com o Android TV integrado, como é o caso dos modelos da Sony ou você pode comprar o dispositivo Android TV e anexá-lo à TV que já existe na sua casa.

Na segunda opção, além de comprar o dispositivo Android TV (similar ao TV Box), você também pode adquirir o Razer Forge TV ou o NVIDIA SHIELD. Ambos pensados para quem gosta de jogar e pensa em ampliar a experiência utilizando a Smart TV.

Games na Smart TV.

O TV Box NVIDIA SHIELD transforma sua experiência com streaming 4K, jogos avançados e, claro, Android TV.

“Não quero gastar muito”, Cabo MHL é a solução!

Por último, mas não menos importante, para exibir seus games na Smart TV, invista em um cabo MHL. Isso porque é a forma mais barata quando comparada as opções acima citadas. Mas, tenha em mente que a sua experiência com o jogo pode ser afetada, uma vez que você não vai conseguir utilizar um controle remoto ou um controle de console, pois a Smart TV servirá exclusivamente para exibição.

Curtiu? Então, confere uma lista com os melhores celulares Android para gamers que não vão decepcionar na hora de rodar seu título favorito.

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
Gamesjogos mobilesmart TV
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email