Game do Bem: o jogo online da Vivo que ajuda você a fazer o bem

Não sabe por onde começar a ajudar a sociedade? Game do Bem pode ser um ótimo começo!

01/11/2018 às 14:00

“Ajude um deficiente visual com o Be My Eyes”; “Ensine um idoso a mexer em um smartphone”; “Assine contra o Desmatamento” ou “Contra a LGBTFobia” são algumas das 100 missões, baseadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU)Essas e outras missões fazem parte do Game do Bem, um jogo online e casual que ajuda a realizar boas ações e inspira a cidadania e a solidariedade.

Desenvolvido pela Fundação Telefônica Vivo, responsável pelos programas sociais da Vivo, o jogo é ambientado em uma cidade virtual. E faz parte do Programa de Voluntariado voltado aos colaboradores da empresa. Inclusive, o Game do Bem recebeu o Prêmio Global de Voluntariado Corporativo 2018, na categoria “Melhor Prática Inspiradora”, após concorrer com outras 100 iniciativas sociais no mundo. A premiação foi entregue na 25ª Conferência Mundial da Associação Internacional de Esforços Voluntários (IAVE), na cidade de Augsburg, Alemanha.

Conheça o jogo online da Vivo: Game do Bem.

Game do Bem foi premiado como Melhor Prática Inspiradora 2018.

A ideia do do Game do Bem é parecida com a do app “Eu desafio você”, desenvolvido por um brasileiro chamado Jeff Carvalho. No entanto, seu funcionamento é bem diferente. Ao cadastrar-se no jogo, você passa a ser reconhecido como um “agente do bem”. Nesta posição, é possível realizar missões, comprovar que elas foram feitas através de imagens ou prints e, em troca, receber moedas que podem ser utilizadas na loja virtual.

Além disso, é possível interagir com outros jogadores através do mural, que se assemelha a Linha do Tempo do Facebook, e passear pela cidade utilizando a opção “Mapa”. E todo este processo é fácil de ser realizado, uma vez que a linguagem do jogo, bem como seu visual, são amigáveis.

Agora vamos desbravar as três principais “áreas” do Game do Bem: Missões, Mural e Loja Virtual. Vamos lá?

Conheça o jogo online da Vivo: Game do Bem.

Missões: o coração do Game do Bem

É na área “Missões” que você encontra todos os desafios que pode cumprir. São 100 opções relacionadas a educação e tecnologia, cidadania digital, mobilidade urbana, empreendedorismo social e meio ambiente. Alguns exemplos você encontra na imagem abaixo:

Conheça o jogo online da Vivo: Game do Bem.

No Game do Bem, cada missão possui um valor que costuma variar de acordo com a dificuldade da atividade.

Cada missão possui um valor que varia de acordo com a dificuldade da atividade. Quando a tarefa se resume em assistir a um vídeo ou assinar uma petição, a pontuação costuma ser menor que 100. Agora, quando a missão exige um esforço maior, como o de criar um post em uma rede social, aí a recompensa é maior: em torno de 200 pontos. A estratégia é saber usar seu tempo livre para executar as missões que demandem mais ou menos do seu engajamento de acordo com sua disponibilidade, e comprová-la para receber a recompensa.

As missões estão baseadas em três pilares: sensibilização, mobilização e voluntariado. Veja na imagem logo abaixo:

Conheça o jogo online da Vivo: Game do Bem.

Comprovar é preciso

Há um outro detalhe importante da missão: você precisa comprová-la para, então, receber a recompensa. Nada mais justo, não é mesmo? E a comprovação é feita de forma simples, geralmente por uma imagem ou print. Depois de comprovar a missão, a recompensa é contabilizada.

Conheça o jogo online da Vivo: Game do Bem.

Depois de realizar a missão, lembre-se de comprovar para ganhar a recompensa.

Loja do jogo online

Falando em compras, a loja virtual do Game do Bem serve para você dar aquele upgrade no seu avatar e se divertir personalizando o seu agente do bem. Isto é, o seu avatar no jogo. Confira na imagem abaixo alguns itens que encontram-se à venda:

Conheça o jogo online da Vivo: Game do Bem.

Na loja virtual do Game do Bem, você pode comprar acessórios e detalhes que vão compor o seu avatar.

Como dá para ver na imagem acima, você pode adquirir acessórios, estilo de cabelo e partes do corpo. Tudo para personalizar o seu avatar com o dinheiro que angariou das missões realizadas. 

Mural: a linha do tempo do Game do Bem

Por fim, o Mural. É nesta área que as interações entre a Fundação Telefônica Vivo, desenvolvedora do jogo, e os agentes do bem acontecem. Ou seja, é lá que o jogador encontra informações sobre melhorias, últimas atualizações e novas funcionalidades.

Há também detalhes sobre os agentes que mais realizam missões em prol da sociedade. E todas essas informações ficam expostas em ordem de publicação. Bem como em uma linha do tempo. Confira na imagem abaixo:

Conheça o jogo online da Vivo: Game do Bem.

Na área “Mural”, você encontra todas as informações sobre o jogo online.

Agora que você já conhece um pouco do Game do Bem, fica fácil entender que o voluntariado digital inspira novas possibilidades de exercer a cidadania e a solidariedade com pequenos gestos. Existem vários agentes do bem por aí, dispostos, assim como você, a exercer a cidadania e o voluntariado. E o mundo digital também faz parte do jogo!

Para saber mais acesse Game do Bem!

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
Gamesjogos onlineVivo
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email