A ciência e a tecnologia estão permanentemente desenvolvendo um novo gadget – aparelho, mecânico ou eletrônico, voltado à utilidade ou diversão. Dessa maneira, desde 1950, praticamente em todas as décadas tivemos pelo menos um gadget interessante. Então, vamos acompanhar os lançamentos dos principais, até os anos 2000? Quem sabe tenha um exatamente no ano em que você nasceu.
Vamos começar em 1950, ano de invenção do controle remoto para televisores. Enfim, era grande, pesado, só trocava canais e era conectado à TV por meio de fios.

O rádio transistor, mais conhecido como radinho de pilha, foi lançado pela Texas Instruments em 1954. E esse gadget transformou a vida das pessoas que passaram a levar consigo as músicas e as notícias das estações de rádio, além de acompanhar jogos de futebol nos estádios.
Micro-ondas
O forno de micro-ondas foi lançado em 1955. Era, afinal, gigantesco e caríssimo e, por causa disso, para poucos consumidores.

Contudo, é de 1957 o primeiro marca-passo, que desde então salva a vida de muitos pacientes cardíacos. E o primeiro modem, que transferia dados entre os gigantescos computadores da época, é de 1958.
As tevês portáteis foram lançadas em 1960. Logo após, em 1962 ocorreu o lançamento da primeira fita de áudio, a famosa fita cassete. Aliás, a fita cassete foi certamente o gadget de introdução à música para muitas pessoas.

Mouse, um gadget fundamental
E o primeiro mouse é de 1963. Surpreendentemente, era de madeira e tinha apenas um botão.
No ano seguinte, 1964, ocorreu outro lançamento revolucionário: o Picture Phone, produto japonês, que permitia ver quem estava em uma ligação telefônica com você.
Atualmente todo mundo tem calculadoras portáteis embutidas em seus celulares. Todavia, houve um tempo em que esse gadget foi fundamental para muitas pessoas, desde seu lançamento em 1967 até a primeira década do século 21.
Aliás, em 1968 houve outra invenção muito importante: a memória RAM, sem a qual não existiria a computação moderna. E, por conseguinte, os disquetes vieram em seguida, posto que são de 1970.

Primeiros game e celular
E, com a finalidade de trazer diversão aos usuários, o primeiro videogame, o Pong, foi lançado pela Atari em 1972. Na época, ninguém imaginava que era o início de uma indústria poderosa.
O primeiro celular foi da Motorola, apresentado ao mundo em 1973. Aliás, nada parecido com os modelos atuais, não é mesmo?

Códigos de barra e cinema em casa
Os códigos de barra e seus leitores são uma invenção de 1974, e inegavelmente passaram a fazer parte de nosso cotidiano. Atualmente, há códigos de barra em tudo que é produto que nos cerca.
Em 1975 nasceu a fotografia digital. Hoje, certamente todas as fotos são digitais e todo mundo usa as câmeras fotográfica dos celulares. As câmeras digitais, entretanto, só chegaram ao mercado bem mais tarde, em 1990.
Em contraste com as câmeras digitais, que surgiram no final do século 20, mais uma revolução doméstica começou ainda em 1976. De fato, o cinema chegou às residências com o VHS, inventado pela JVC. De tal forma que nunca mais se deixou de ver filmes e vídeos em casa.
E mais outra grande inovação, de 1977: Steve Jobs e Steve Wozniak lançaram um dos primeiros computadores para uso doméstico, o Apple II. E o resto é a história que conhecemos: em síntese, computadores nas casas das pessoas.

Do Walkman ao computador pessoal
O Walkman, primeiro sistema de som portátil, é de 1979. Foram, enfim, vendidas 400 milhões de unidades desse gadget, que era um tocador de fitas cassete com fones de ouvido.
Logo após, em 1980, a Nintendo lançou o Game & Watch. E, desse modo, os videogames se tornaram portáteis.

O primeiro computador pessoal surgiu em 1981. e era da IBM. Aliás, o Macintosh da Apple foi lançado em 1984 para concorrer com ele. Sem dúvida, a disputa entre Apple e Windows segue até hoje.
Todavia, o primeiro CD player é de 1982, forçando a aposentadoria das fitas cassete. Logo após, em 1983, a Sony lançou a primeira câmera de vídeo para uso doméstico, com fitas VHS.
NES x Mega Drive x Game Boy
Em 1985, a Nintendo colocou no mercado o NES (Nintendo Entertainment System). E, com esse gadget, vieram os Mario Brothers e muitos outros sucessos.
Não apenas isso: 1988 marcou a entrada da Sega no mercado dos videogames domésticos, com o lançamento do Mega Drive. Mas logo após, em 1989, a Nintendo reagiu, com o sistema de videogames mais vendido da história, o Game Boy. Tetris e Pokémon foram lançados para o gadget Game Boy.
Photoshop e webcam
Ainda na década de 1980, precisamente em 1986, houve o lançamento da primeira câmera fotográfica descartável, da Fuji.
Já o Photoshop, hoje ferramenta indispensável, foi lançado em 1990. Contudo, uma invenção ainda mais importante aconteceu por acaso, em 1991. Ou seja, a webcam, criada por dois cientistas de Cambridge que só queriam conferir se havia café em uma cafeteira em outra sala antes de ir até lá.

Dentes mais brancos e Tamagotchi
A escova elétrica foi lançada em 1992. E, em 1996, tanto o VHS quanto o laser disc sofreram um golpe mortal: foi o ano do lançamento do DVD.
E, em síntese, quem não brincou com um Tamagotchi, o bichinho virtual, que precisava ser alimentado e cuidado a cada momento do dia? Ele foi lançado em 1997. Atualmente ele ainda existe, em apps para Android e iOS.
Baixando músicas da internet
Por essa época, não só surgiu a possibilidade de baixar músicas direto da internet, como também, em 1998, o primeiro tocador de MP3, chamado Diamond Rio.
O MP3 abriu o caminho para os iPods e para o streaming de música que temos hoje. Verdadeiramente, causou uma revolução no mercado de música.
Finalmente, a selfie!
E, por fim, o que aconteceu de importante nos anos 2000? Prioritariamente, o lançamento das câmeras em celulares. E, com elas, de certo o nascimento das selfies, que estão na moda há 20 anos.
Nossa história deveria terminar em 2000, mas queremos ainda lembrar dois lançamentos do início do século 21: o iPod, de 2001, e o robô aspirador de pó, do ano seguinte.
E, então, qual o gadget do seu ano de nascimento ou bem próximo a ele? Legal, né? Aproveite para ler outros textos do Vivo Guru Blog que separamos para você: