França x Croácia: qual país é o campeão em tecnologia?

Os dois países farão a final da competição mais famosa do mundo! Mas em questão de tecnologia, quem vence essa disputa? Conheça agora as principais inovações de cada nação!

11/07/2018 às 18:46

A final do campeonato de futebol mais importante do mundo está decidida. França x Croácia entram em campo no próximo dia 15, às 12h, para decidir quem leva o título para casa. Aliás, leia como transformar a sua TV em Smart para assistir a esse jogão.

Ao longo da competição, as duas equipes demonstraram ter habilidades e condições para ganhar dentro de campo. Fora dele, decidimos pesquisar o que cada país tem de mais tecnológico no universo das telecomunicações. E nos surpreendemos com o resultado! Inclusive, alguns dos avanços criados nesses dois países são utilizados no dia a dia do Brasil. Como? Quais são? Mostramos agora!

França, um país tech

Quando o assunto é tecnologia, a França costuma marcar muitos golaços. Para se ter uma ideia, a cidade de Paris foi considerada pela União Europeia como a mais inovadora de 2017. Diversas foram as iniciativas que contribuíram para a conquista do título. Uma delas é a construção de diversas incubadoras voltadas para o aceleramento de startups. Essas empresas ocupam uma área total de 100 mil m² e recebem total apoio do governo local para o desenvolvimento de projetos inovadores.

Uma das criações feitas no país chamou a atenção durante o campeonato de futebol mais importante do mundo. O engenheiro mecânico francês Philippe Rouch desenvolveu um robô que reproduz exatamente os movimentos dos atletas. Batizada de Jarvis, a máquina ajuda a reduzir contusões dos atletas. Dessa forma, é possível usá-la para fazer testes e descobrir, por exemplo, qual é o modelo mais adequado de chuteira em função do gramado e do estilo de jogo do profissional.

Um programa de computador capta em 3D os movimentos e os envia para o robô. Assim, ele repete os gestos de maneira idêntica e permite que o cientista faça as análises necessárias.

Tecnologia para facilitar processos

Do campo para a gastronomia, outro robô francês ganhou destaque recentemente. A startup Ekim anunciou a criação de uma máquina com três braços que consegue fazer 120 pizzas por hora. Aliás, cada redonda é entregue em um prazo de apenas 30 segundos. De acordo com os idealizadores, a tecnologia está em fase de testes em um restaurante e logo dará as caras.

Fazer compras também é algo que pode ser tecnológico na França. A rede Carrefour anunciou uma parceria com o Google. A partir de 2019, os produtos do supermercado poderão ser acessados por meio dos sistemas operados pelo site de buscas, como alto-falantes e dispositivos assistivos por voz. Aproveite para conhecer outras tecnologias inovadoras implementadas nesse segmento.

Outra tecnologia que se destacou no país de Kylian Mbappé é a do biquíni inteligente. A marca francesa Spinali Design criou peças que avisam quando é necessário aplicar mais filtro solar ou então sair do sol. Cada modelo vem com um sensor embutido, que capta a quantidade de ultravioleta e manda avisos para o celular. Prático, não?

Para se locomover

No transporte, a tecnologia dribla o uso excessivo de carros e faz bonito. Quem está em Paris agora pode alugar um patinete elétrico para passear ou fazer as atividades do dia a dia. A startup Lime espalhou os “veículos” em pontos estratégicos da cidade. A função de geolocalização do celular avisa se há modelos por perto. Além de prática, a opção também é barata: é necessário desembolsar 1 euro por hora. Cada patinete chega a fazer 24 km/h, ou seja, vale a pena em diferentes situações do dia.

Aluguel de patinete elétrico custa 1 euro por hora

Ainda na área de mobilidade urbana, em setembro Paris deverá ganhar um serviço de compartilhamento de carros. A iniciativa é da montadora Renault, que fez a projeção de disponibilizar 2 mil veículos. Assim, moradores e turistas poderão usar os veículos para atividades pontuais e devolvê-los nos locais indicados.

Made in France

Um francês inventou a primeira câmera fotográfica que também era um telefone móvel. O engenheiro de software Philippe Kahn conseguiu integrar as funções de uma máquina ao aparelho. Assim, sem saber, transformou o uso do celular para sempre.

O inventor do celular com câmera embutida e sua criação

Outra criação que saiu de uma mente francesa foi o secador de cabelo. O estilista Alexandre Godefroy desenvolveu, em 1888, um equipamento que produzia ar quente. Assim, ajudava a secar as madeixas mais rapidamente. A engenhoca fez sucesso e passou por diversas modificações até chegar ao que é hoje.

Croácia, tecnologia em ascensão

O país tem um grande número de startups que investem em tecnologia. Dessa forma, as atenções têm se voltado para as criações apresentadas por essas empresas. A Vollo está entre as mais comentadas. Trata-se de uma plataforma que ajuda a pesquisar, comparar e reservar passagens de ônibus no país. É possível pesquisar as linhas, rotas e também as conexões que irão tornar a viagem mais simples.

Vollo auxilia na pesquisa e na compra de passagens de ônibus na Croácia

Outra startup em ascensão é a Sentinel Marine Solutions, que resolve problemas de manutenção e logística em barcos. Toda a comunicação é feita online, a partir de sensores instalados nas embarcações. A central responsável, então, oferece as soluções mais adequadas para os clientes.

Voltada para estacionamentos, a Parklio oferece um solução inteligente para estacionar o carro. O usuário pode fazer uma reserva, em tempo real, do local em que deseja parar. Assim, quando chega, não precisa ficar à procura. Todas as etapas da reserva são feitas pelo aplicativo lançado pela companhia.

Parklio é uma solução inteligentes para o setor de estacionamentos

Na área de tecnologia voltada a negócios, a Trakbar tem ganhado destaque. A companhia desenvolveu uma plataforma que ajuda nas tomadas de decisão do dia a dia. Ou seja, é uma forma eficaz de garantir economia de tempo e dinheiro. O app oferece previsões de tráfego de consumo e status de estoque, por exemplo. Uma verdadeira mão na roda para o setor empresarial!

Trakbar ajuda na organização de demandas no trabalho

Made in Croatia

A tecnologia não é algo novo na Croácia. Pouca gente sabe, mas o país é o responsável por diferentes criações que fizeram história. Em 1997, o estudante croata Tomislav Uzelac criou o primeiro aparelho que reproduziu MP3. O produto ganhou o mundo em pouco tempo.

Foi no país, em 1906, que também surgiu a ideia do primeiro “lápis mecânico” – ou a famosa lapiseira, como costumamos chamar. Responsável pela criação, Slavoljub Penkala também assinou outras inovações tecnológicas. Aliás, o primeiro avião croata e a caneira tinteiro estão entre as principais.

Primeira lapiseira do mundo é uma criação croata!

Gostou de saber mais sobre os países que farão a final do campeonato? Então, aproveite para saber como acompanhar esse jogão usando a tecnologia. E que vença o melhor!

 

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
Entretenimentoesporte
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email