Fragrância alerta usuários sobre vazamento de dados

O Smell of Data é é um novo aroma criado para instintivamente alertar os usuários de internet sobre vazamentos de dados em dispositivos pessoais.

Em 1937, uma enorme explosão na New London School no Texas, EUA, matou 295 estudantes e professores. O motivo? Um vazamento de gás que não foi percebido pelas pessoas. Após o ocorrido, o governo decidiu adicionar um cheiro a gases inodoros para conseguir detectar ​​vazamentos e evitar tragédias semelhantes. Desde então, o número de explosões envolvendo gás caiu imensamente.

 

Esse acontecimento pautou, não somente a ação do governo, como o projeto Smell of Data, assinado por Leanne Wijnsma e Froukje Tan, que pretende pretende fornecer aos usuários da internet atualizações instantâneas sobre se suas informações privadas correm o risco de serem vazadas.

 

Para utilizar o Smell of Data, um vidro de perfume é carregado com a fragrância que foi especialmente desenvolvida para o projeto e, em seguida, conectado a um smartphone, tablet ou computador via Wi-Fi. A partir disso, o dispositivo detecta quando um sistema emparelhado tenta acessar um site desprotegido em uma rede não segura e emite um sopro pungente de cheiro como aviso.

 

O projeto foi desenvolvido a partir da justificativa de que a nossa segurança digital não pode ser ignorada ou não percebida, como acontece em casos de vazamento inodoro, pois vazamentos de dados podem levar a violação de privacidade, controle de comportamento e roubo de identidade.

 

Assista ao vídeo do projeto:

Smell of Data from Leanne Wijnsma on Vimeo.


Fonte: Digital Trends