Fragrância alerta usuários sobre vazamento de dados

O Smell of Data é é um novo aroma criado para instintivamente alertar os usuários de internet sobre vazamentos de dados em dispositivos pessoais.

09/10/2017 às 15:46

Em 1937, uma enorme explosão na New London School no Texas, EUA, matou 295 estudantes e professores. O motivo? Um vazamento de gás que não foi percebido pelas pessoas. Após o ocorrido, o governo decidiu adicionar um cheiro a gases inodoros para conseguir detectar ​​vazamentos e evitar tragédias semelhantes. Desde então, o número de explosões envolvendo gás caiu imensamente.

 

Esse acontecimento pautou, não somente a ação do governo, como o projeto Smell of Data, assinado por Leanne Wijnsma e Froukje Tan, que pretende pretende fornecer aos usuários da internet atualizações instantâneas sobre se suas informações privadas correm o risco de serem vazadas.

 

Para utilizar o Smell of Data, um vidro de perfume é carregado com a fragrância que foi especialmente desenvolvida para o projeto e, em seguida, conectado a um smartphone, tablet ou computador via Wi-Fi. A partir disso, o dispositivo detecta quando um sistema emparelhado tenta acessar um site desprotegido em uma rede não segura e emite um sopro pungente de cheiro como aviso.

 

O projeto foi desenvolvido a partir da justificativa de que a nossa segurança digital não pode ser ignorada ou não percebida, como acontece em casos de vazamento inodoro, pois vazamentos de dados podem levar a violação de privacidade, controle de comportamento e roubo de identidade.

 

Assista ao vídeo do projeto:

Smell of Data from Leanne Wijnsma on Vimeo.


Fonte: Digital Trends

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email