Arco-íris e câmera antiga: aprenda a usar os filtros do Snapchat

Snapchat aposta em filtros novos e outros recursos para evitar a perda de usuários. Te mostramos como usá-los nas suas postagens!

17/12/2018 às 9:00

Lançado em 2011, o Snapchat caiu no gosto dos usuários por ter muitas funcionalidades diferentes dos outros apps comuns. As duas características que mais chamaram atenção, sobretudo dos adolescentes, foram os posts que ficam no ar por apenas 24 horas e a possibilidade de usar filtros animados.

Você conhece os filtros do Snapchat?

Filtros do Snapchat se renovam frequentemente para chamar a atenção dos usuários.

No entanto, depois do lançamento dos Stories, do Instagram, o número de usuários do Snapchat tem diminuído ano após ano. Em 2018, foi a primeira vez que o Instagram ficou em primeiro lugar na preferência dos jovens, de acordo com um estudo realizado pela empresa norte-americana Piper Jaffray. Inclusive, o Snapchat perdeu mais de 2 milhões de usuários apenas no primeiro trimestre de 2018.

Para evitar essa migração para outras plataformas, a empresa se preocupa em aprimorar funcionalidades e lançar outras. Os filtros do Snapchat, por exemplo, são atualizados com frequência para atrair o público mais jovem.

Você conhece os filtros do Snapchat?

Snapchat foi uma das primeiras redes a incentivar a gravação de vídeos na vertical.

Há, inclusive, diferentes opções para deixar os posts mais divertidos e atuais. Aliás, são essas novidades que têm dados fôlego para a rede social. E nós usamos o aplicativo para testar as possibilidades oferecidas e de quais formas inseri-las nos posts. Mostramos o resultado a seguir!

Filtros Snapchat

O primeiro passo para usar todos os filtros mais recentes do Snapchat é verificar se o aplicativo está atualizado. Então, vá até a loja de apps e certifique-se que a versão que você usa é a mais recente.

Em seguida, escolha o modo selfie para permitir que o celular grave ou tire fotos do seu rosto (o ícone está identificado abaixo com o quadrado amarelo). Há alguns recursos, porém, que só funcionam com a câmera traseira. Inclusive, o Snapchat exibirá uma mensagem quando isso acontecer. Note que à direita do botão maior, que é o que grava e faz cliques, há um emoji de smile. Basta tocar sobre ele para ver quais filtros estão disponíveis.

Você conhece os filtros do Snapchat?

Há, inclusive, algumas opções em realidade aumentada, como o cocô gigante e um dançarino. Então, escolha o seu preferido e segure o botão do filtro para começar a gravar o vídeo. Solte quando terminar ou quando der o tempo máximo. Se desejar apenas uma selfie, basta tocar e soltar logo em seguida.

Mas lembre-se de que alguns filtros do Snapchat precisam de um comando seu, um movimento, para funcionar. Por isso, alguns não funcionam no modo foto.

Além disso, depois de gravar você consegue personalizar ainda mais o seu vídeo ou a sua foto. No menu direito, há as opções de incluir texto, incluir desenhos e marcações feitos com um pincel, inserir figurinhas, horário, temperatura e gifs, incluir um site, recortar o vídeo e ainda usar a função vaivém (que funciona como um Boomerang).

Tipos de filtro

Há diferentes opções. Inclusive, muitas delas são semelhante aos Stories, do Instagram. Uma das mais usadas é o “vômito de arco íris”, por exemplo. Mas existem diferentes tipos de maquiagem, cachorrinho, gato, lobo, distorção de rosto, corações, onça, urso, aranha,  fantasia do Mickey, flores, vídeos antigos e orelhas de flores, entre outros. Todos animados!

Incluir é simples. Basta tocar sobre a opções disponíveis (menu sinalizado na foto abaixo) e colocar os adicionais na sua foto ou vídeo. Simples assim! Aliás, o Snapchat foi o primeiro app a incentivar o desenvolvimento de vídeos na vertical. Hoje, gravar com essa orientação é uma tendência. Entenda aqui o motivo.

Você conhece os filtros do Snapchat?

Snap Camera

O Snapchat tem tentado se reinventar para não perder mais seguidores e, por isso, aposta em novidades frequentes. Inclusive, a mais recente é o Snap Câmera, uma versão do aplicativo para desktop. Com ele, é possível incluir os famosos filtros em conversas feitas por meio da webcam. É uma alternativa mais divertida à plataformas de videoconferência, como Skype e Hangouts, do Google.

Você conhece os filtros do Snapchat?

Versão para desktop já está disponível.

É preciso fazer o download do programa para começar a usar. As ligações valem apenas para usuários da mesma plataforma. Ao se conectar com um amigo, é possível escolher o filtro que deseja usar na conversa. Aliás, a ferramenta está disponível para todos os tipos de computadores e pode ser baixada em seu site oficial.

Futuro do Snapchat

Como falamos, o app foi sucesso total no lançamento e nos anos seguintes. Porém, a chegada dos Stories, do Instagram, fez muita gente abandonar a conta do Snapchat. Para se ter uma ideia, atualmente são 300 milhões de usuários para a rede de Mark Zuckerberg contra 187 milhões de usuários do Snap.

Por isso, se reinventar é um constante desafio para executivos da rede. Não é à toa que a empresa faz atualizações constantes em seu design e também opta por liberar filtros temáticos ou novos permanentes sempre que pode.

Você conhece os filtros do Snapchat?

Empresários apostam em novidades e recursos diferentes para evitar debandada do Snapchat.

Outra tentativa por parte dos executivos do Snapchat para acalantar a audiência da rede foi o lançamento de séries curtíssimas de conteúdo. Com cerca de 5 minutos de duração, as produções são originais e foram batizadas de Snap Originals. Aliás, a atualização é diária e há uma grande variedade de gêneros, como drama, comédia, suspense e terror.

Por outro lado, a plataforma de Zuckerberg também tem lançado recursos frequentemente para ampliar a sua base de seguidores. Os filtros de realidade aumentada estão entre os investimentos da rede para tornar a experiência de uso mais divertida. Veja aqui como é fácil incluir esses filtros em vídeos e fotos. E continue conosco aqui no Vivo Tech!

Veja mais sobre
EntretenimentoRedes Sociais
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email