7 filmes sobre tecnologia para ampliar seu conhecimento

Histórias trazem recortes incríveis sobre realidade virtual, redes sociais e inteligência artificial. Prepara a pipoca!

21/02/2018 às 9:37

Quer entender mais sobre tecnologia e transformação digital até nos momentos de lazer? Uma boa dica, claro, é ficar atento aos títulos do cinema. Entre os blockbusters que abordam a temática, sete filmes trazem recortes bem interessantes sobre as principais discussões da relação entre tecnologia e humanos.

Onde assistir filme sobre tecnologia?

Tem Vivo Play? Então pode assistir e rever alguns filmes sobre tecnologia da lista aproveitando o melhor do seu pacote. Outra canal popular: o Netflix também disponibiliza diversos destes filmes. Não assina nenhum serviço de streaming? Então, vale dar aquela pesquisada no YouTube.

1. Matrix

A trilogia Matrix conta a saga de Neo (Keanu Reeves). O jovem programador é atormentado por estranhos pesadelos em que aparece conectado por cabos. Conforme o sonho se repete, ele passa a questionar o sentido de realidade, até descobrir ser vítima da Matrix.

Aliás, Matrix é um sistema inteligente e artificial que manipula a mente das pessoas. Como funciona? Bem, o sistema cria a ilusão de um mundo real. E, enquanto as pessoas dormem, usa seus cérebros e corpos para produzir energia.

O filme discute de maneira bastante crítica a realidade virtual e a Inteligência Artificial em um mundo dominado por máquinas. Durante, a história grande parte da humanidade obedece a comandos feitos por um programa de computador.

2. Ela

Uma Inteligência Artificial apaixonante protagoniza Ela. O filme conta a história de um homem solitário que adquire um sistema operacional bastante complexo. Em resumo, o contexto torna-se ainda mais complicado, porque Theodore Twombly (Joaquim Phoenix) envolve-se emocionalmente com a assistente Samatha (dublada por Scarlett Johansson).  

Portanto, o filme coloca em discussão os limites da relação humana versus Inteligência Artificial. Mas o que é AI? Trata-se da ciência da computação que elabora dispositivos que simulam a capacidade humana de raciocinar, perceber, tomar decisões e resolver problemas. Enfim, a capacidade de ser inteligente.

Aliás, fugir do conflito tradicional entre humanos e máquinas torna Ela ainda mais interessante. A aposta do roteiro está diretamente ligada a complexa relação entre seres humanos e assistentes virtuais. Portanto, este não poderia estar de fora da nossa lista de filmes sobre tecnologia.

3. Jobs

Exatamente, a história da jornada de Steve Jobs, gênio brilhante, líder inspirador e dono de humor e ética questionáveis. Jobs apresenta um formato de biografia, abordando a juventude do cofundador da Apple.

E tão interessante quanto: ao mesmo tempo, retrata a história da empresa e da computação. O filme traz dados interessantes desde a criação da Apple ainda na garagem dos pais adotivos de Steve. Aliás, no roteiro, destaque para o período de crise em 1990 e para o momento em que o iPod é lançado. Por isso, esse filme não poderia estar de fora da nossa lista de filmes sobre tecnologia.

4. O Jogo da Imitação

Baseado em fatos reais, O Jogo da Imitação conta a história de Alan Turing. O matemático ficou conhecido por comandar uma seleto equipe com a missão de decifrar o código do Enigma, sistema criptográfico usado pelas forças alemãs para transmitir mensagens durante a 2ª Guerra Mundial.

Portanto, ao criar a Máquina de Turing, Alan tornou possível decodificar as informações trocadas pelos germânicos. Estima-se que a invenção tenha reduzido em pelo menos dois anos a duração da guerra, além de ter salvo muitas vidas.

A Máquina de Turing estabeleceu o conceito de algoritmo, a base de toda e qualquer tentativa de programar um computador. Ou seja, uma lista de instruções para a resolução de uma tarefa.

Alan Turing está entre as figuras mais importantes da computação. Portanto, seus estudos serviram de base para a existência da Inteligência Artificial, e também para a invenção da maioria dos aparelhos eletrônicos.

5. A Rede Social

Sim, o filme sobre o Facebook. A Rede Social conta a história de Mark Zuckerberg. Ainda na universidade, o gênio da computação criou um site para facilitar a comunicação entre os estudantes de Harvard. No entanto, a ideia acabou tornando-se uma rede social global, e Mark entrou para a lista dos bilionários mais jovens do planeta.

Além disso, o roteiro propõe reflexão. De maneira bastante crítica e interessante, A Rede Social discute o antagonismo entre a habilidade na programação e computação, e a inabilidade social de todos envolvidos na criação do Facebook. Portanto, mais um na nossa lista de filmes sobre tecnologia.

6. O Quinto Poder

Suspense baseado na história real do site Wikileaks, fundado por Julian Assange. O objetivo da página, fornecer uma plataforma para denúncia de segredos do governo e crimes corporativos.

O Quinto Poder aborda a criação da ferramenta que se tornaria poderosa no vazamento de informações sigilosas relacionadas a política norte-americana. O filme também discute o poder da mídia tradicional no passado e como esse poder foi substituído pela força dos veículos online.

7. Minority Report

Dirigido por Steven Spielberg e estrelada por Tom Cruise, Minority Report aponta diversas tecnologias futurísticas. O ano é 2054, e a história: sobre uma divisão chamada pré-crime, setor da polícia que prevê delitos que ainda nem foram cometidos.

Interessante observar como o filme conseguiu “prever” a existência de algumas tecnologias que hoje são realidade. Entre elas, dispositivos de interface baseada em gestos e imagens holográficas.

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email