Confira 10 filmes sobre Inteligência Artificial

O cinema, há muitos anos, produz filmes sobre Inteligência Artificial que divertem e fazem refletir sobre o tema.

15/05/2019 às 9:00

A Inteligência Artificial (IA) é certamente um dos assuntos mais importantes de nosso tempo. Não à toa, temos curiosidade sobre o tema. Assim, filmes sobre Inteligência Artificial, mesmo não sendo baseados em fatos reais, sempre nos trazem subsídios importantes. Além de serem entretenimento garantido. Portanto, fizemos uma seleção de 10 filmes sobre o assunto. Então, pegue a pipoca, escolha seus filmes preferidos e dê o play!

Filmes sobre inteligência artificial são ótima diversão e fazem pensar sobre o relacionamento entre seres humanos e máquinas.
Filmes sobre Inteligência Artificial: há títulos imperdíveis no Vivo Play.

“A.I. – Inteligência Artificial”

Esse título de 2001 foi dirigido por Steven Spielberg a partir de uma ideia de Stanley Kubrick. Portanto, é um dos filmes sobre Inteligência Artificial que revela, com densidade, as tensas relações entre os seres humanos e os robôs.

Em resumo, o robô David, interpretado pelo menino Haley Joel Osment, é o filho adotivo de uma família. Sua mãe o ama como se fosse uma criança de verdade. Todavia, os sentimentos do irmão humano são bem diferentes.

Com amor, inveja e ciúme como tema central, o filme aborda dessa maneira as questões éticas sobre IA. E ainda os estragos que falências sociais e ambientais podem trazer à Terra e à humanidade. Assista o trailer:

“2001 – Uma Odisseia no Espaço”

A obra, de 1968, é ainda lembrada por todos que gostam de ficção científica e de filmes sobre Inteligência Artificial. Afinal, o filme tem cenas inesquecíveis! A história se passa em uma nave que está a caminho de Júpiter. Além de humanos, a bordo, temos um computador com IA.

Dirigido por Stanley Kubrick a partir de um livro de Arthur C. Clarke, o filme tem, além disso, estética inovadora, trilha sonora excepcional e certamente mexe com a cabeça do espectador. É daqueles filmes obrigatórios. Inclusive, o filme está à disposição dos clientes da Vivo no Vivo Play.

 "2001": um dos filmes sobre Inteligência Artificial de nível altíssimo.
“2001”: um dos filmes sobre Inteligência Artificial de nível altíssimo.

“Westworld – Onde Ninguém Tem Alma”

É, com certeza, um dos mais famosos entre os filmes sobre Inteligência Artificial. Produzido em 1973, mostra uma espécie de parque temático onde robôs podem ser mortos pelos clientes, como no Velho Oeste.

Entretanto, as coisas eventualmente dão errado, pois os robôs com IA se rebelam por causa de uma falha na programação. O robô pistoleiro, interpretado por Yul Brinner, é um destaque.

Recentemente foi feita uma série televisiva recontando a história. As duas temporada estão na grade da HBO e podem ser assistidas no Vivo Play.

Conheça 10 filmes sobre Inteligência Artificial.
“Westworld”: tem o filme de 1973 e uma boa série (foto) em duas temporadas.

“Blade Runner”, um dos melhores filmes sobre Inteligência Artificial

Feito em 1982, Blade Runner é, de acordo com público e crítica, um dos maiores filmes de ficção científica. Dirigido por Ridley Scott e baseado em livro de Philip K. Dick é um dos filmes sobre Inteligência Artificial mais assistidos em todos os tempos.

Em síntese, Harrison Ford é um caçador de androides rebeldes aposentado que volta ao trabalho para encontrar robôs amotinados. Esses buscam encontrar seu criador para aumentar seu tempo de vida, que é curto. O filme propõe, dessa forma, muitas reflexões sobre ética e sobre o uso de Inteligência Artificial.

E você, cliente Vivo, certamente pode assisti-lo no Vivo Play. Aproveite e confira mais informações no trailer:

“O Exterminador do Futuro”

Essa é uma série de filmes iniciada em 1984 e estrelada por Arnold Schwarzenegger. As histórias são sobre um exterminador do futuro, mandado ao passado para caçar robôs que se infiltraram na sociedade para mudar o curso da história. São robôs defendendo robôs e protegendo robôs, além disso com muitas reflexões sobre a Inteligência Artificial.

Além disso, os efeitos especiais fascinaram a todos na época de lançamento dos filmes. Eles são, em suma, excelentes obras de ação com uma visão bem cética do futuro da humanidade.

Toda a série de filmes está na grade da rede Telecine, e você pode assisti-los com o Vivo Play.

Conheça 10 filmes sobre Inteligência Artificial.
Schwarzenegger é o “Exterminador do Futuro”.

“O Fantasma do Futuro”

Aliás, não poderia faltar na lista uma animação em filmes sobre Inteligência Artificial.  “O Fantasma do Futuro”, japonês de 1995, se passa no ano de 2029. E mostra humanos transformados em ciborgues, com cérebros cibernéticos.

Com uma linha de pensamento semelhante à de “Blade Runner” e do também aclamado filme “Matrix”, a animação tem como personagem principal a agente Major Motoka, que já não possui mais quase nada de humano, a não ser o fantasma do que ela era antes.

Assim, vale a pena assistir este clássico que está disponível no Vivo Play. Curta o trailer:

“Matrix”

O filme revolucionou o cinema no final dos anos 1990. É bem complexo e muito atraente, dirigido por Joel Silver. É, além disso, uma das grandes produções sobre Inteligência Artificial que une elementos de computação avançada a artes marciais e filosofia.

Aliás, tudo é único no mundo completamente cyberpunk do hacker Neo, interpretado por Keanu Reeves. “Matrix” foi, além disso, complementado por outros dois filmes, sempre com a Inteligência Artificial no comando do planeta. Também tem no Vivo Play

Conheça 10 filmes sobre Inteligência Artificial.
Keanu Reeve é o hacker Neo em “Matrix”, um dos grandes filmes sobre Inteligência Artificial.

“Eu, Robô”

Baseado em um livro clássico de Isaac Asimov, “Eu, Robô” nos mostra então um mundo em que robôs com Inteligência Artificial são comuns. O ano é 2035 e os robôs obedecem, pois, às leis da robótica, que dessa maneira os impedem de fazer mal aos seres humanos.

Entretanto, quando um humano aparece morto e o suspeito é um robô, fica a pergunta: as leis da robótica foram quebradas? O astro é Will Smith, no papel de um detetive que precisa descobrir o que realmente aconteceu.

Assista o trailer desse excelente filme sobre Inteligência Artificial:

“Ela”

Em “Ela”, um dos grandes filmes sobre Inteligência Artificial, o astro Joaquin Phoenix convive com a IA que é uma mulher. Aliás, não exatamente uma mulher: um software que na verdade é apenas uma voz.

Nosso herói, um solitário de meia idade, obviamente acaba se apaixonando pelo programa, com a sedutora voz de Scarlett Johansson. O filme então deixa perguntas sobre o amor no mundo da Inteligência Artificial, e é bem feito em sua adequação às tecnologias que conhecemos atualmente.

Conheça 10 filmes sobre Inteligência Artificial.
Em “Ela”, Joaquim Phoenix se apaixona por um software que é uma voz.

“Ex-Machina: Instinto Artificial”

Esse filme, de 2015, é uma grande obra, que vai deixar você intrigado e reflexivo sobre várias questões éticas. Um programador de uma grande empresa (tipo Google ou Facebook) é convidado a passar um fim de semana na casa de um super chefe. Contudo, lá ele vai descobrir um projeto secreto de um robô com Inteligência Artificial.

Então a máquina, com formas femininas e chamada de Ava, revela uma realidade triste e assustadora. Veja o trailer:

“Metropolis”

Esse é o pioneiro dos filmes sobre Inteligência Artificial. A película é alemã de 1927 e se passa no ano de 2026. “Metropolis”, dirigido por Fritz Lang, mostra a Terra devastada. Nela, os poderosos vivem bem na superfície, enquanto operários sobrevivem no subterrâneo, trabalhando incessantemente para manter essa estrutura.

É um grande clássico e, portanto, considerado uma obra prima. Causou e causa até hoje impacto no mundo do cinema. Dessa forma, sua importância é tão grande que o robô de “Metropolis” inspirou um robô de “Star Wars”, 50 anos depois. É fácil de assistir, obviamente em preto e branco, no YouTube:

E aí gostou da nossa seleção de filmes sobre Inteligência Artificial? Quer saber mais sobre o tema? Então, confira uma seleção que fizemos sobre cursos de IA ou ainda uma matéria sobre o uso da IA nas salas de aula. E até a próxima!

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email