Fibra ótica: agilidade para buscar informações sobre o seu condomínio

Manter canais diretos para a troca de informação e ainda tornar os serviços mais ágeis no seu condomínio. Veja como a fibra ótica pode ajudar!

26/09/2018 às 9:00

A internet de fibra ótica é conhecida pela agilidade. O motivo é simples: seus cabos são envoltos por um material que isola as ondas eletromagnéticas, característica capaz de livrar o serviço de possíveis interferências. Resultado? Alta performance nas conexões. Por isso, a tecnologia é recomendada para diferentes usos e situações. Em um condomínio, por exemplo, pode ser uma importante aliada para conectar as pessoas, organizar a rotina e facilitar a comunicação. Tudo isso de um jeito mais rápido e eficaz.

Fibra ótica ajuda na organização de condomínio.

Fibra ótica facilita a implantação de sistemas que garantem maior organização nos condomínios.

Aliás, a forma de se comunicar, até mesmo com os vizinhos, mudou. Pense bem: grupos no WhatsApp ou no Facebook substituíram os antigos comunicados. Tais canais ajudam a aproximar as pessoas de um jeito mais simples e barato. Por isso, é tão importante saber usar ao máximo as possibilidades que uma boa conexão oferece. De olho nessa questão, fizemos uma lista com cinco maneiras eficazes de usar a internet de fibra ótica para encontrar tudo o que você precisa saber sobre o seu condomínio. Acompanhe!

Grupos nas redes sociais

A internet aproxima as pessoas. E nos condomínios isso tem um peso ainda maior. Afinal, com tantos moradores dividindo o mesmo espaço, é muito mais fácil criar um ambiente virtual para a troca de informações. Dessa forma, a sugestão é abrir o grupo de Facebook ou WhatsApp para a troca de mensagens.

Fibra ótica ajuda na organização de condomínio.

Grupos nas redes sociais facilitam a comunicação entre os condôminos.

Para que o canal de comunicação seja oficial, procure dar essa ideia diretamente ao síndico do prédio. Fazer isso por si mesmo pode implicar em um problemão daqueles, uma vez que é comum deixar um ou outro condômino de fora da lista. Consultar a administração do prédio garante a presença de todos, uma vez que a administradora costuma ter os dados dados atualizados.

O ideal é definir uma rede para ser o canal oficial, uma espécie de porta-voz do condomínio. Assim, as informações não se perdem e as pessoas dificilmente ficam confusas. O Facebook, por exemplo, é recomendado para quem deseja deixar um histórico bem aparente. Assim, dá para buscar fotos e informações trocadas com maior facilidade (não corre o risco das mensagens anteriores serem apagadas).

Por outro lado, o WhatsApp é mais eficiente para assuntos mais urgentes. No entanto, pode gerar muita polêmica. Para evitá-las e fazer do grupo um canal de comunicados, veja como permitir que apenas os administradores mandem mensagens na rede social.

Em todos os casos, para não ter erro, o recomendado é dar sugestões e aguardar por um consenso. E claro, descubra aqui como garantir a segurança nas redes sociais.

Reuniões online

As agendas atribuladas implicam em um problema: organizar uma reunião com total adesão. É difícil reunir todo mundo, num único dia, e no mesmo local. Por isso, a fibra ótica é uma ótima aliada. Dessa forma, permite a realização de reuniões a distância, com uma boa qualidade de vídeo e de som.

Fibra ótica ajuda na organização de condomínio.

Fibra ótica dá mais qualidade para a organização de reuniões a distância.

Basta programar a reunião, escolher um serviço gratuito de teleconferência e, então, começar o bate-papo. Por exemplo: pessoas que estão viajando podem participar ou então aquelas que precisam trabalhar, mas podem escapar por alguns minutos sem ter de sair do escritório.

Segurança

A segurança do condomínio também ganha com o uso de fibra ótica. O motivo? Sistemas de monitoramento são mais eficazes com esse tipo de conexão, podendo gravar e exibir as imagens das câmeras com mais facilidade e nitidez.

Fibra ótica ajuda na organização de condomínio.

Sistemas de segurança têm um desempenho melhor com internet de qualidade.

Além disso, é possível implantar portarias que podem ser monitoradas de longe, apenas pelo celular. Dessa forma, todos os condôminos se dão bem também. Afinal, tranquilidade nunca é demais.

Intranet

Sites internos, conhecidos como intranet, são bastante usados no universo dos condomínios para organizar agendas e mandar comunicados, entre outras funções. A internet de fibra ótica, por sua vez, torna o acesso mais rápido e fácil, sem interferências.

Fibra ótica ajuda na organização de condomínio.

Intranet é boa solução para concentrar as informações

Além de concentrar as informações em uma única plataforma, a ferramenta ainda dispõe de um serviço de envio de e-mails com comunicados a todos os condôminos cadastrados.

Aplicativos

Reservar a churrasqueira, saber se todas as suas contas estão quitadas, comunicar problemas diretamente com o síndico…  Os aplicativos voltados para o uso em condomínio possibilitam essas e outras vantagens. Aliás, são uma forma prática de concentrar todas as informações em uma única plataforma.

Com eles, os condôminos rebem avisos, informes e documentos em tempo real, além de poderem registrar possíveis que ocorreram no prédio. Outras possibilidades são a liberação de visitas e entregas, sem ter de interfonar para o porteiro, e também a realização de reservas das áreas comuns (churrasqueira e salão de festas, por exemplo).

Uma das opções de aplicativos disponíveis é o CondomínioApp, que funciona da seguinte forma:

Gostou das dicas? Saiba que, muitas vezes, elas não se restringem aos condomínios, não. Uma boa internet é uma ótima aliada em diferentes situações. Por isso, aproveite também para ler uma reportagem sobre como a internet te ajuda a encontrar tudo o que você precisa no seu bairro.

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
Fibra óticaTecnologia
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email