Fechadura digital: mais segurança e praticidade

A fechadura digital reúne tecnologias avançadas para garantir segurança e a chance de sair de casa sem levar chaves.

29/01/2020 às 9:00

Segurança é uma preocupação cada dia maior para todos nós. Buscamos segurança em nossos smartphones e computadores, em nossos meios de transporte, nas ruas da cidade. E, principalmente, em nossas casas. Nesse último caso, a tecnologia ajuda bastante por meio da fechadura digital, um produto útil para residências, escritórios, consultórios e estabelecimentos comerciais.

Mas, afinal, o que é uma fechadura digital? É ter o fechamento e travamento de portas com a ajuda da tecnologia. Ou seja, com uma fechadura digital, nunca mais você terá problema por esquecer a chave. Com toda a certeza, não ficará preso fora de casa, nem necessitará chamar um especialista em abrir portas trancadas.

A fechadura digital é acionada, em princípio, por uma senha. Você fecha a porta e o travamento é automático e, para abrir, basta usar a senha. Não exige internet. Entretanto, existem outras maneiras práticas de abrir uma fechadura digital.

Fechadura digital pode ser usada em residências, escritórios, consultórios e estabelecimentos comerciais
Fechadura digital é muito prática e aumenta inegavelmente a segurança.

Chega de fazer cópias de chaves

Você escolhe a senha e pode trocá-la quando desejar. Aliás, aí reside outra vantagem: nada de fazer cópias de chaves para seus familiares e amigos. Em suma, se você quiser compartilhar sua fechadura digital, é só informar a senha a outra pessoa.

As fechaduras digitais também podem armazenar, simultaneamente, várias senhas diferentes. Então é possível que cada membro da família, por exemplo, tenha sua própria senha.

Fechadura digital com 5 modos de abertura

A tecnologia utilizada na fechadura digital avança constantemente, e no momento existem no mercado opções que oferecem vários tipos de abertura. É o caso do modelo FR 500, da Intelbras.

Essa fechadura pode ser aberta de cinco maneiras diferentes:

  • Por biometria, por meio de sua impressão digital;
  • Pela senha, que deve ser digitada no teclado da fechadura;
  • Por um cartão de proximidade específico para a FR 500;
  • Pelo próprio app da fechadura;
  • Ou com uma chave física, para uso em caso de alguma falha ou contingência.
Fechadura digital: mais segurança e praticidade.
FR 500 é uma fechadura digital com tecnologia de ponta.

Mesmo com tantas possibilidades, não se preocupe com falta de energia. Surpreendentemente, a FR 500 é operada apenas com quatro pilhas AA.

Fechadura digital: mais segurança e praticidade.
Cartão com sensor de proximidade para abrir a fechadura digital sem senha.

Inclusive, se um amigo vem visitá-lo, com o app é possível enviar a ele uma senha de acesso temporário. É a chamada senha do visitante. Outra característica: é possível ainda programar a fechadura digital para portas que abram à direita ou à esquerda.

Quer mais detalhes sobre essa excelente fechadura digital? Confira aqui.

Um modelo sem maçanetas

Outra fechadura digital diferenciada, igualmente produzida pela Intelbras, é a FR 630. Ela tem design especial pois dispensa maçanetas, já que utiliza o sistema Push & Pull, com alavancas que devem ser empurradas ou puxadas.

Fechadura digital: mais segurança e praticidade.
FR 630: design diferenciado em fechadura digital que dispensa maçanetas.

Ela pode ser aberta das mesmas maneiras que a FR 500, menos o acesso pelo app. Esse modelo, de igual forma, opera com oito pilhas AA. Elas devem ter duração de aproximadamente um ano, com uma média de dez usos por dia, considerando a média para uma família de quatro pessoas.

A FR 630 tem memória para até 100 biometrias ou cartões de proximidade e, além disso, armazena até quatro senhas simultaneamente. Aliás, a praticidade é ainda maior porque a FR 630 pode ser aberta com adesivos próprios, que podem, por exemplo, ser colados na traseira de um smartphone.

Outro atrativo é um LED que avisa se a fechadura digital está travada, livre ou se o acesso falhou.

LED na FR 630 informa o status da operação da fechadura.

Abertura de emergência

Praticamente todos os modelos de fechaduras digitais são programados para que você nunca fique sem energia para o uso. Cerca de uma semana antes do término das baterias, elas emitem avisos, que são visuais (LEDs piscando) ou sonoros.

Entretanto, pode acontecer de as pilhas realmente morrerem antes de você fazer a troca. Nesse caso, é bom saber que todos modelos de fechadura digital têm um sistema de abertura de emergência. Esse sistema tanto pode ser uma chave física, quanto uma fonte externa e de energia, quase sempre uma bateria de 9 volts (aquelas retangulares à venda em supermercados).

Respeito à privacidade

De maneira idêntica, a tecnologia prevê que sua privacidade também seja bastante respeitada. As fechaduras digitais emitem alertas sonoros se uma senha for digitada errada por cinco vezes. E a maior parte delas tem a função “Não perturbe”, que pode ser ativada por dentro e impede a entrada de qualquer pessoa, mesmo que tenha senha ou cartão de acesso.

Mas a instalação é difícil e complicada? O grau de complexidade vai depender da sofisticação do modelo e ainda da espessura da porta. O processo é relativamente simples, mas é bom ser realizado por um profissional qualificado. Chaveiros estão aptos a fazer essas instalações.

Fechadura digital: mais segurança e praticidade.
Valor depende do modelo de fechadura digital escolhido.

Preços são bem variados

Inegavelmente, os custos variam bastante, de acordo com o modelo e o fabricante. Em princípio, quanto maior a tecnologia e os benefícios oferecidos, mais elevado será o preço. Você pode sempre calcular qual o custo/benefício mais adequado em seu caso.

Nesta página do Google Shopping, conheça vários modelos, de diferentes fabricantes, com especificações e preços bem variados.

E então? Interessado em aumentar sua segurança e qualidade de vida com uma fechadura digital? Aliás, aqui no Vivo Guru Blog estamos sempre atentos às novidades tecnológicas que impactam diretamente a vida de todos nós. Leia, por exemplo, este texto sobre cidades inteligentes. Ou ainda este artigo sobre os avanços na internet das coisas.

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
SegurançaUtilidades
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email