Fazer supermercado nunca foi tão fácil

Câmeras de reconhecimento facial, tornam a inauguração da Amazon Go um grande evento nos EUA. E no Brasil, como você pode poupar tempo ao ir às compras?

30/01/2018 às 11:01

Em um mundo onde cada vez temos menos tempo, a tecnologia busca facilitar atividades das mais complexas até as bem rotineiras. Fazer supermercado, por exemplo, além de descomplicado, tornou-se, praticamente, uma grande atração de festival. Em duas palavras: Amazon Go.

Todos estavam ansiosos pela inauguração da loja de Seattle, nos Estados Unidos. Testar o método de compras que prometia complicação zero se tornou praticamente uma necessidade. Ninguém queria ficar de fora da última moda.

A coisa toda chamou tanta atenção que filas quilométricas se formaram ao redor do quarteirão da Amazon Go. Foi de dar inveja em grandes estreias do cinema. E as comprinhas rápidas do dia acabaram nem tão rápidas assim. Agora, passada a curiosidade do momento, ao que tudo indica, o processo facilitado de ir ao mercado será, de fato, super prático.

Foto da fila formada no dia da inauguração da Amazon Go

Foto via @typesfast

A Amazon Go é a primeira a implantar inteligência artificial e câmeras para reconhecer o cliente. De forma que você só precisa entrar na loja, pegar os itens da sua lista, empacotar e ir embora. Não tem caixa, não tem fila, não tem “incomodação”. Basta uma conta na Amazon. Assim como ocorre com a compra de livros e filmes, o valor sai na fatura do cartão cadastrado.

No Brasil, o formato ainda não existe. Entretanto, a rede Pão de Açúcar já oferece auto-caixas em cidades como São Paulo e Curitiba. Nessas lojas, você registra as suas compras sozinho. Trata-se de um terminal auto-explicativo com leitor de código de barras para passar os produtos. Depois, você efetua o pagamento com cartão de crédito, débito, multicheque ou alimentação, e pronto!

Recentemente, o grupo Pão de Açúcar também implantou uma nova facilidade em 167 lojas, o equivalente a 90% de unidades da rede. Através do aplicativo do supermercado, é possível reservar um lugar na fila do caixa. Ou seja, um recurso para literalmente agendar o momento de pagar as compras, e assim otimizar tempo nos chamados Caixas Express.

Atrelado a isso, vale lembrar que assistentes virtuais, máquinas, robôs e uma infinidade de projetos incríveis despertam muita curiosidade. E tudo isso torna-se objeto e serviço de um desejo comum, ou pelo menos da grande maioria.

Agora, tamanha movimentação gera questionamentos. Estaríamos nos aproximando de uma realidade em que as profissões terão de ser completamente adaptadas? Próximos a uma era com mais robôs do que pessoas circulando pelas ruas? Até que ponto facilidades que poupam os ponteiros do relógio, interferem nas relações humanas? Afinal, o fascínio pelo avanço tecnológico está surfando que onda?

É natural que essas e outras perguntas surjam. E se você parar e refletir, verá que as respostas são bem positivas. Um dos maiores sonhos de todo o ser o humano é ter mais tempo para relaxar, estar com a família, ler um livro. Enfim, ter a chance de aproveitar algumas horas efetivamente e gerar o que chamamos de qualidade de vida.

Levando em consideração que propostas como as da Amazon e do Pão de Açúcar otimizam tempo, já estamos vivendo em um mundo onde é possível planejar novas rotinas. Claro que não existe fórmula para um dia a dia perfeito, mas fazer supermercado nunca foi tão fácil.

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email