Conheça o Facebook Watch, o novo concorrente do Youtube

Descubra quais são as funções disponíveis no Facebook Watch, a plataforma de vídeos do Facebook, e como usá-la no seu dia a dia.

14/09/2018 às 17:00

O Facebook Watch já ganhou um apelido: o “Youtube de Mark Zuckerberg”. Só por essa atribuição já é possível perceber do que se trata a novidade. A ferramenta reúne e organiza os vídeos publicados pelas páginas que fazem parte da rede social. Ou seja, é um canal abastecido com conteúdo audiovisual, assim como o seu concorrente mais famoso.

Descubra o que é o Facebook Watch.

O ícone que representa o Facebook Watch é a televisão. Basta tocar sobre ela para ter acesso ao conteúdo em vídeo.

Apesar de ter sido lançada para o mundo inteiro no final de agosto e nos Estados Unidos há cerca de um ano, a opção ainda não apareceu para todos os perfis. E, segundo o Facebook, isso acontecerá gradualmente.

Enquanto isso, saiba que a novidade é uma maneira de organizar os vídeos publicados nas páginas que o usuário segue. Além disso, disponibiliza produções exclusivas, como séries e exibição de shows. Caso você deseja ver só esse formato de conteúdo, pode comemorar!

Como funciona o Facebook Watch?

Ao abrir o app, caso a recurso já esteja liberado, você verá o ícone de uma televisão na barra de atalhos, que fica na parte superior para Android e na inferior para celulares com sistema iOS. Basta tocar nesse desenho para ter acesso a um feed só de vídeos. Inclusive, todos pertencem a páginas que você segue no Facebook.

Descubra o que é o Facebook Watch.

As páginas terão canais dentro do Facebook Watch. Para acessá-los, basta tocar na opção “Ver Todos”. Assim, você consegue assistir aos últimos vídeos publicados pelas páginas.

Descubra o que é o Facebook Watch.

No entanto, caso não queira assistir aos vídeos de um determinada página, toque na opção “Personalizar”. Assim, você pode escolher qual tipo de conteúdo deseja ver. Aperte “Concluir” para finalizar o processo.

Aliás, você também pode ver todos os vídeos publicados por uma página que gosta. Basta escolhê-la na opção de busca para ter acesso ao conteúdo – e por ordem de publicação. Assim, fica muito mais simples encontrar o vídeo que deseja. Inclusive, é possível ativar as notificações para receber um aviso sempre que algo novo for publicado.

Você também consegue salvar os vídeos para ver depois. Basta escolher essa opção no campo indicado abaixo.

Descubra o que é o Facebook Watch.

Conteúdo próprio

A ideia do Facebook é, em breve, usar a função para transmitir eventos em geral no mundo inteiro. As exibições acontecem frequentemente nos Estados Unidos e costumam ter bons resultados de público.

Não é à toa que a companhia comprou os direitos de exibição de importantes torneios, como a Libertadores e a Champions League.

Outro objetivo do Facebook Watch é entregar conteúdo semelhante ao da Netflix. Inclusive, algumas séries já estrearam na plataforma, como Turn e Strangers. Algumas delas são originais, ou seja, criadas exclusivamente para a plataforma, como Sorry For Your Loss (com previsão de estreia em 18 de setembro).

Assim, as chances de você ficar ligado 24 horas por dia nas novidades são grandes! Por isso, a própria rede social lançou uma ferramenta que contabiliza quanto tempo você passa navegando. É uma boa função para mesclar as suas tarefas diárias. Fizemos uma reportagem exatamente sobre isso. Veja aqui como funciona!

Descubra o que é o Facebook Watch.

Elizabeth Olsen estrela a série Sorry For Your Loss, produzida exclusivamente para ser exibida no Facebook Watch.

O Facebook promete disponibilizar muitos conteúdos na plataforma e se firmar como um concorrente do Youtube. Aliás, já há uma TV do Instagram também: a IGTV, que também divide espaço na preferência dos seguidores. Conheça as vantagens de cada plataforma.

Falando em novidade, o Facebook também divulgou recentemente uma série de mudanças nos anúncios de games. Inclusive, essas alterações privilegiam o usuário que gosta de jogar. Veja como funciona!

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
FacebookRedes Sociais
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email