Facebook e Google: empresas avisam quanto tempo você passa na internet

Gigantes do setor de tecnologia mostram quanto tempo as pessoas navegam pela internet. O motivo? Melhorar a qualidade de vida dos usuários!

08/11/2018 às 17:00

Já pensou sobre a quantidade de horas que você fica conectado por dia? Facebook, Google, Instagram e outras empresas fazem essa conta para você! Isso mesmo: há tempos, essa preocupação é recorrente entre as gigantes do setor de tecnologia. Pode até parecer contraditório, mas a verdade é que o incentivo ao hábito de “desconectar” faz parte da filosofia dessas companhias.

O motivo é simples: a saúde do usuário. Afinal, se movimentar e manter um relacionamento com as pessoas do “mundo real” são atividades essenciais para um dia a dia melhor.

Facebook avisa quanto tempo você passa na internet.

Empresas de tecnologia adotam medidas para evitar o excesso no tempo de conexão.

No Brasil, por exemplo, há 139 milhões de pessoas conectadas à internet, de acordo com dados do We are social – Digital report 2018, publicado pelo sistema americano Hootsuite. E o mais impactante: 53% dos brasileiros passam mais de seis horas diárias navegando na rede (segundo uma pesquisa recente feita pela ESET, empresa que detecta ameaças na web). É quase um período diário de uma jornada de trabalho.

Facebook avisa quanto tempo você passa na internet.

Metade da população brasileira passa mais de seis horas navegando na internet.

A média é considerada alta, o que gera diferentes reflexões sobre o tempo de conexão. É mesmo necessário todo esse volume diário? O que você faria se as redes sociais, por exemplo, não existissem? Questionar-se é o primeiro passo para a busca de um equilíbrio. Afinal, é sempre importante ter momentos desconectados. Veja, a seguir, quais instituições apostam nessa ideia!

Facebook

Recentemente, o Facebook passou a enviar notificações alertando o tempo de conexão de seus usuários. Assim, é possível controlar a quantidade de horas que você navega pela rede social. Basta ativar um alerta. O que pode ser programado com intervalos de 15 minutos a oito horas.

A rede social, então, manda os avisos automaticamente. É uma boa forma de se policiar. Inclusive, fizemos uma matéria aqui no Vivo Tech contando como funciona essa ferramenta.

Além disso, há um painel com gráficos que mostram o tempo total diário e também indicando o período gasto em cada dia da semana. Para acessar, basta ir ao menu  “Configurações”. Em seguida, toque sobre “Tempo no Facebook” e visualize os indicadores.

Instagram

Assim como o Facebook, o Instagram também conta com a ferramenta (as duas foram lançadas simultaneamente). Entre em “Configurações” e, em seguida, toque na opção “Sua atividade”. Você verá a média e também um gráfico dividido por dias.

Facebook avisa quanto tempo você passa na internet.

Inclusive, também é possível definir um tempo diário e programar um lembrete. Basta selecionar as horas e os minutos e tocar em “Definir lembrete”. Assim, quando o volume extrapolar o app manda o aviso. É hora de desconectar!

Facebook avisa quanto tempo você passa na internet.

Google

Garantir momentos de desconexão também faz parte da filosofia do Google. E o app Google Family Link foi criado exatamente para isso. Disponível para Android e iOS, a ferramenta permite que pais controlem remotamente quanto tempo os filhos passam no celular. tudo é feito por meio do aplicativo.

Facebook avisa quanto tempo você passa na internet.

É possível controlar as atividades por app e também personalizar de acordo com o filho.

Com o programa é possível definir horários e limites de acesso. Além disso, também dá para bloquear o smartphone durante a noite. Afinal, ficar até tarde na internet pode atrapalhar a saúde e a rotina de estudos, por exemplo.

Netflix

Fazer maratonas de séries na Netflix é bem comum! Afinal, quando a programação é boa, é difícil tirar os olhos da tela. Mas a plataforma de streaming deixa bem claro que se preocupa com o bem-estar dos seus clientes.

Facebook avisa quanto tempo você passa na internet.

Netflix mandou mensagem para cliente que ficou mais de dez dias assistindo a uma série.

Aliás, em 2017 um fã passou cerca de dez dias assistindo ao seriado The Office e, logo em seguida, recebeu uma mensagem da Netflix perguntando se estava tudo bem. O usuário tinha depressão, o que fez o caso ficar ainda mais famoso mundo afora. Ações assim mostram o posicionamento da companhia.

Outras ferramentas

Além dos avisos enviados pela empresas de tecnologia, há outras ferramentas que permitem gerir melhor as horas que você passa conectado. O site tiii.me, por exemplo, faz o cálculo do tempo que você gasta para assistir as suas séries.

Funciona assim: escreva o nome da sua produção favorita no campo “Type-in a TV Show”.

Facebook avisa quanto tempo você passa na internet.

Em seguida, aponte o número de temporadas que viu (no campo representado pela setinha verde. Confirme no local apontado com a seta vermelha). Facebook avisa quanto tempo você passa na internet.

Assim, a plataforma mostra a quantidade de tempo que você dedicou aos capítulos.

Facebook avisa quanto tempo você passa na internet.

Outra opção é o app QualityTime, que consegue medir o tempo de navegação em diferentes redes sociais. A plataforma é um estímulo ao convívio físico e a um equilíbrio entre o universo real e o digital. Ao baixá-lo (disponível apenas para Android), é possível ter acesso a estatísticas completas dos seu uso das redes. Inclusive, o histórico disponível é de seis meses.

Facebook avisa quanto tempo você passa na internet.

App mostra a quantidade de tempo que você ficou em cada plataforma.

A extensão Freedom também é bastante recomendada para esse fim (pode ser baixada em computadores da Apple ou Windows). Com o ela, você controla quanto tempo navegou na internet a partir de diferentes dispositivos: celular, tablet e computador.

Assim, é possível bloquear o uso de redes sociais, por exemplo, enquanto executa uma tarefa importante. É uma boa maneira de fazer as atividades com mais foco.

Facebook avisa quanto tempo você passa na internet.

Ferramenta ajuda a controlar o tempo que você gasta na internet, sempre com o objetivo de manter o seu foco.

É bom navegar pela internet, mas os momentos sem ela também podem ser incríveis. Faça o teste! Aliás, aproveite para ler outras reportagens especiais que fizemos sobre o tema. Saiba de quais maneiras a conectividade em excesso atrapalha a sua vida e como detectar se você passa mais tempo na web do que deveria!

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email