LOL: você já ouviu falar da nova plataforma do Facebook?

Descubra o que é e como funciona o Facebook LOL, uma plataforma alternativa da rede social pensada para atrair o público jovem.

21/02/2019 às 14:00

O Facebook vem enfrentando um verdadeiro êxodo dos usuários mais jovens, especialmente adolescentes. Sobretudo, entre os motivos pode estar justamente a presença dos parentes e amigos “adultos”. Aparentemente, muitas vezes isso faz com que os jovens busquem plataformas alternativas.

Percebendo isso e para atrair os adolescentes de volta, o Facebook vai lançar o Facebook LOL (do inglês laughing out loud, “morrendo de rir”, em tradução livre). Trata-se de uma rede social baseada em memes.

É isso mesmo: memes, aquelas frases e imagens de humor populares entre o público jovem. Ao que parece, Mark Zuckerberg quer aproveitar o fato de que memes já são muito compartilhados por esse público em plataformas alternativas ao Facebook, como WhatsApp e Instagram. E assim atraí-los de volta ao Facebook.

Você sabe o que é Facebook LOL?

Facebook quer atrair adolescentes novamente para a rede social.

Mas o Facebook não estava crescendo?

Sim, e por enquanto continua crescendo. Mas, de acordo com a empresa, desde 2014, cada vez mais os jovens estão migrando para plataformas alternativas. E isso pode se tornar um problema para a rede social no futuro.

Uma das opções mais populares às quais esses jovens recorrem é o Instagram, que também é do Facebook. Ainda assim, a rede social não desistiu de conquistar esse público.

O fato de que pessoas como seus pais e avós estejam usando a mesma rede social parece ser um fator importante para que os adolescentes evitem o Facebook.

Como atrair os adolescentes?

Descubra o que é Facebook LOL.

Os jovens estão cada vez mais seletivos com as redes sociais.

O LOL é uma tentativa do Facebook de falar a língua dos jovens e tentar trazê-los de volta. Igualmente, estratégias anteriores para essa conquista incluem o Stories do Instagram e os emojis animados.

A empresa já tentou fazer algo parecido ao criar alternativas ao Snapchat, como os aplicativos Poke e Slingshot. Outra tentativa foi comprar o TBH (To be honest, ou “para ser honesto”, em tradução livre), que era um aplicativo de mensagens anônimas voltado para adolescentes. Entretanto, o aplicativo precisou ser encerrado apenas nove semanas depois da aquisição, diante de resultados ruins. Serão os memes uma estratégia mais eficaz?

Uma rede social feita de memes (LOL)

Conheça o Facebook LOL.

A linguagem “sincerona” e espertinha é mesmo cativante, não é?

Zuckerberg decidiu usar os memes para tentar reconquistar os adolescentes. Assim, a equipe do Facebook está desenvolvendo o Facebook LOL como uma nova plataforma projetada para ser nada mais nada menos que uma fonte inesgotável de memes, vídeos e GIFs. Como o nome sugere, é uma plataforma de entretenimento, para que os adolescentes possam se divertir (você também pensou no 9Gag?).

A ideia é organizar os conteúdos do site em categorias, como “animais”, “celebridades”, “pegadinhas” e “games”. Além disso, dentro dessas categorias, os usuários vão poder avaliar o conteúdo e dizer à plataforma se ele é divertido. Eles também poderão criar e compartilhar seus próprios memes, além de receber sugestões selecionadas pelo algoritmo.

Parece legal, como faço para testar?

O Facebook LOL ainda não está disponível. No momento a plataforma está em fase de testes, com um grupo de cem alunos de Ensino Médio americano. Os estudantes assinaram acordos de confidencialidade e precisaram obter autorização dos pais para participar de grupos de discussão e de testes individuais.

Ainda não houve divulgação sobre se a plataforma seria lançada como uma nova função do Facebook ou como um aplicativo em separado. Também não há data de lançamento.

Os jovens “fogem” dos adultos, mas ainda precisam de orientação

Você conhece o Facebook LOL?

O Chapolim Sincero é apenas um entre muitos memes populares entre adolescentes

É muito comum que os convites de amizade virtual de pais, tios e avós deixem os jovens “sem graça”. Até porque é na juventude, o período quando as pessoas precisam afirmar suas identidades pessoais. Portanto, uma das formas de fazer isso é aproximar-se de pessoas da mesma idade, com quem têm afinidades. Outra inclui se afastar dos adultos “chatos”, que possivelmente ainda veem o jovem como criança.

Mas é importante que os adolescentes recebam orientações sobre como usar a internet de maneira segura. Enquanto o Facebook LOL não está disponível, outra iniciativa do Facebook voltada ao público jovem é a Biblioteca de Alfabetização Digital. Com ela, educadores e alunos podem ter acesso a informações importantes sobre Comportamento Positivo, Engajamento da Comunidade, Exploração de Identidade, Privacidade e Reputação e Segurança.

O Facebook LOL ocupa muito espaço?

Como ainda não está pronto, não se sabe quanto espaço o LOL poderá ocupar. Mas se você tem problemas de espaço no seu aparelho, uma boa alternativa para navegar mais rápido e leve é o Facebook Lite. Ele oferece a experiência básica do Facebook ocupando apenas 1,3 MB, em vez dos 68 MB do aplicativo oficial.

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
FacebookinternetLazer
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email