Facebook Lite: o irmão menor e mais leve do velho Face

O Facebook Lite funciona em celulares Android e, além disso, consome muito menos bateria e memória.

21/01/2019 às 9:00

Você pode achar que o Facebook é um aplicativo pesado, pois talvez seu smartphone tenha pouco espaço de memória disponível. Só a instalação do Face consome 68 MB da memória interna do aparelho.

Com as postagens de fotos e vídeos, é fácil passar do 1 GB de memória. Além disso, se a conexão for lenta, ele pode demorar para abrir postagens e links. Entretanto, você pode evitar tudo isso com o Facebook Lite. O irmão menor do Face é, por natureza, bem levinho.

Facebook Lite é a versão compacta compatível com todos smartphones.

O Facebook Lite é bem pequeno e leve para funcionar em todos celulares com Android.

Funciona em qualquer rede

Dessa forma, o Facebook Lite é indicado para celulares com menor capacidade de processamento e menos memória, assim como para redes menos rápidas. Afinal, ele funciona até em redes 2G. Mas nada impede que ele seja instalado mesmo nos mais modernos aparelhos Android. Contudo, aqui no Brasil, não existe versão para os iPhones, que operam com iOS.

A proposta do Facebook Lite é o menor consumo de bateria, de dados e de espaço. Assim, é claro que ele não pode oferecer tudo que o seu irmão maior oferece. Afinal, a experiência básica do Face está disponível para seus usuários.

Facebook Lite ocupa só 1,3 MB

A verdade é que o Facebook original sempre ganha novas funções e consequentemente fica mais pesado. Há alguns anos ele ocupava 40 MB de espaço, agora já são 68. Sabe quanto pesa o Facebook Lite? Apenas 1,3 MB.

A memória de seu celular está cheia, não cabe mais nada? É só apagar algumas fotos e já abre espaço para o Face Lite. O app mais leve também ocupa menos memória cache, dedicada a dados. Assim, ele é ideal para celulares com espaço limitado de armazenamento.

Facebook Lite é bastante popular no Brasil.

O Brasil é um dos países onde o Facebook Lite é mais usado.

Conhece também o Instagram Lite?

App leve e muito rápido

Além disso, ele abre mais rápido, funciona em qualquer rede, tem várias vantagens em relação ao irmão maior e mais velho. Assim, o Facebook Lite aumenta a autonomia da bateria em até 20%, o que é muito bom. E, com mais bateria disponível, certamente até outros apps funcionarão melhor e por mais tempo.

Acontece que o Facebook, com cada vez mais funcionalidades, se tornou um grande consumidor de bateria – é um dos programas que mais usa a energia do celular. O Facebook Lite evita isso. Assim, nem é necessário desativar as notificações do Face Lite para economizar a bateria.

Outra vantagem do Lite: menor consumo de dados, o que é bom para economizar em seu plano. Aliás, o Facebook normal fica permanentemente carregando seu feed de notícias em segundo plano para que o carregamento seja rápido quando o usuário abre o app. Isso consome dados.

O Facebook Lite não faz isso e vai carregar também de forma rápida, pois é muito mais leve. Ele também economiza dados ao carregar fotos e vídeos em resolução mais baixa. Aliás, diz o Face que você pode fazer mais fotos e usar menos memória com a versão Lite.

Facebook Lite é mais eficiente para armazenamento de fotos e conexões lentas.

Facebook Lite: mais fotos com menos dados, funciona em conexões fracas.

E tem Messenger integrado

Além disso, há outra diferença importante: o Messenger. Já faz algum tempo que o Facebook separou o Messenger do aplicativo principal. Assim, o usuário precisa instalar dois apps – o próprio Face e o Messenger. Entretanto, o Facebook Lite mantém o Messenger integrado. Dessa forma, você pode conversar normalmente com o app de mensagens instantâneas no mesmo lugar de seu feed de notícias. O que deixa tudo mais ágil.

E ainda existe a questão de desempenho. Dependendo do aparelho, o Facebook pode travar, engasgar, não abrir suavemente. Além disso, manter o Face aberto pode deixar todo o celular mais lento. Isso acontece especialmente se for um modelo antigo, com processador menos poderoso e memória RAM limitada.

Se esse for seu caso, o Facebook Lite pode ser a solução mais apropriada. Afinal, ele foi criado exatamente para rodar nos aparelhos mais simples. E surpresa: em qualquer celular ele vai abrir páginas ou grupos mais rápido que o Face convencional.

Toda a experiência básica

Em suma, o Lite oferece toda a experiência básica do Facebook. Você pode postar imagens e atualizações de status, conversar com os amigos, reagir a postagens e acompanhar stories. Além disso, enviar e receber mensagens pelo Messenger, adicionar e remover amigos, receber notificações e assistir a vídeos. Ou seja, o Facebook Lite não deixa a desejar na comparação com o original.

Interface mais simples

Mas é evidente que um app lite não pode fazer tudo que o mais pesado faz. Dessa forma, você não poderá fazer transmissões ao vivo ou ainda criar enquetes com múltiplas respostas. E nem jogar pelo Face. A interface eventualmente é mais simples e pode dar menos prazer que a do Facebook original. Contudo, nada que incomode.

De acordo com o Facebook, o Lite é o aplicativo menor e mais leve feito pela empresa. Assim, seu download é muito rápido. E ele funciona em praticamente todos os modelos de celulares com Android, mesmo em aparelhos bem antigos que não recebem versões atualizadas do Android. Além disso, funciona até em redes 2G. Como todo produto da empresa, o Facebook Lite é gratuito.

Gostou da proposta do Facebook Lite? Quer instalá-lo em seu celular com Android? Basta fazer o download aqui.

Aliás, você sabia que é possível excluir o histórico de pesquisas do Messenger? E siga conosco aqui no Vivo Tech para acompanhar todas as novidades sobre redes sociais.

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
FacebookRedes Sociais
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email