Facebook Gaming: conheça a opção do FB para quem gosta de jogos

Facebook Gaming quer atrair e manter o público jovem e permite até que os streamers de jogos ganhem dinheiro.

01/04/2020 às 9:00

Praticamente todo mundo usa o Facebook. E, igualmente, todo mundo sabe que o Facebook tenta explorar ao máximo possível nichos do mundo virtual. Por isso, nem chega a ser surpresa que a plataforma tenha entrado na área dos jogos virtuais.  Ela se chama Facebook Gaming e está aberta a todos. Basta acessar a página e se divertir.

Para todos os gamers

A proposta do Facebook Gaming é ser uma plataforma aberta a todos os gamers. Dessa forma, oferece a seus usuários a oportunidade de encontrar com facilidade as transmissões mais importantes de jogos na rede.

Entretanto, há outro motivo para Mark Zuckerberg ter criado esse projeto: ele quer atrair e manter usuários jovens, que são os principais fãs de games online. O Facebook, nos últimos anos, tem enfrentado dificuldade em relação a esse nicho de público.

Vídeos de jogos no Facebook Gaming

Assim, o conteúdo básico do Facebook Gaming é vídeos de jogos. Portanto, é isso que você encontra logo ao abrir a página oficial. Você verá a transmissão ao vivo de um jogo, que usualmente é de PUGB Mobile, de Free Fire ou de Grand Theft Auto. Clicando sobre o streaming é possível aumentar o tamanho da imagem.

A página inicial do Facebook Gaming sempre destaca um streaming.
A página inicial do Facebook Gaming sempre destaca um streaming.

Todavia, você pode escolher entre centenas de outros vídeos e streamings disponíveis na plataforma. Para isso, basta rolar a página e clicar sobre o seu preferido, na seção “Ao vivo agora”. Se você rolar a página ainda mais um pouco, encontrará os “Clipes mais relevantes da semana” e, logo abaixo, a lista dos jogos sugeridos pelo Facebook Gaming: PUBG Mobile, Mobile Legends, Free Fire, Arena of Valor, Grande Theft Auto, League of Legends, Call of Duty e Age of Empires, por exemplo. Outros jogos igualmente podem surgir na relação.

Uma página para cada jogo

No Facebook Gaming, basta clicar sobre seu jogo preferido para ir para a página dele, com vários streams ao vivo. Existe ainda a opção de adicionar cada um deles a seus jogos preferidos.

Outra alternativa está na barra à esquerda da página inicial. São as ligas de e-sports ao vivo. Escolha as suas e acompanhe as emoções das competições em tempo real. Por fim, na mesma barra há ainda a opção “Procurar jogos”. Clique sobre ela para ter acesso à relação completa de jogos – e são muitos.

Imagem da lista de jogos no Facebook Gaming.
São muitos os jogos disponíveis para acompanhar.

Mais do que apenas assistir

Desse modo, é só navegar pela página para encontrar seus jogos preferidos e passar a acompanhar as transmissões. Você vai encontrar, por exemplo, a página de Fortnite, talvez o jogo mais na moda atualmente. Lá estão várias transmissões ao vivo, e ainda alguns streamers sugeridos para acompanhar. E, além disso, recomendações de streams recentes para conferir.

Contudo, o mais legal do Facebook Gaming é que você não precisa se limitar a assistir outros jogadores. Inegavelmente, você pode se tornar um streamer e participar ativamente da plataforma. Se você estiver acessando o Facebook Gaming por meio de um desktop ou laptop, pode postar seus streams de jogos simplesmente clicando no botão “Transmitir ao Vivo”, na barra da esquerda da página inicial.

Imagem da página para criar e postar stream e de jogos no Facebook Gaming.
Essa é a página para criar e postar stream e de jogos no Facebook Gaming.

Como postar seus streams?

Uma nova página vai se abrir, e nela você deve clicar no botão “Experimentar o Live Producer” e seguir as instruções para postar o stream, de seu jogo, ao vivo ou em horário programado. Porém, dá para postar diretamente do celular. Nesse caso, vai precisar do app Creator Studio, que pode ser baixado para celulares com Android e para celulares iPhones.

Facebook Gaming: imagem do app Creator Studio para publicação em celulares.
O Creator Studio em versão para iOS.

Mas para que serve postar seus próprios streams na plataforma? Em primeiro lugar, para mostrar seus talentos de gamer para muitas pessoas. E, em segundo lugar, para monetizar a sua ação como gamer. Ou seja, para ganhar dinheiro com seus streams.

Estrelas geram dinheiro

O Facebook está pagando para os streamers algo como US$ 0,01 (cerca de R$ 0,05), por estrela dada aos seus vídeos pelos espectadores.

Todo espectador pode conceder estrelas aos vídeos, se gostar deles. Para isso, é só clicar no ícone da estrela, visível no canto inferior direito da tela sempre que a pessoa estiver assistindo alguma transmissão.

Programa Level Up

Então, como transformar as estrelas recebidas em dinheiro? Para isso é necessário estar inscrito no programa Level Up, acessível no Painel do Streamer (botão na coluna da esquerda da página inicial).

Afinal, existem condições prévias: ter no mínimo 100 seguidores, ter feito pelo menos quatro horas de conteúdo nos últimos 14 dias, e em pelo menos dois dias diferentes. Também é indispensável fazer uma página de criador de vídeo de jogos, por meio do Painel do Streamer. É simples!

Então, é tudo com você: curtir os jogos que você mais adora no Facebook Gaming ou até mesmo faturar um dinheiro com seus streams – se for um gamer realmente bom.

Aliás, o Facebook é assunto constante aqui em nossas páginas. Assim, já ensinamos como parar de receber e-mails do Facebook, e igualmente como recuperar seu Facebook mesmo sem a senha. Enfim, apresentamos o Facebook Lite, uma versão mais leve, para quem não tem muito espaço para armazenamento disponível.

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
GamesRedes Sociais
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email