A identificação biométrica é uma espada de dois gumes. Por um lado, permite uma maneira única de proteger seus dispositivos sem que o usuário precise se lembrar de nada. Por outro lado, se seus dados biométricos forem pirateados, ele não pode ser alterado com a facilidade da troca de senha. Mas o risco não impede o Facebook teste o recurso do momento.
De acordo com o TechCrunch, o Facebook está testando um sistema de reconhecimento facial como uma forma de desbloqueio. Matt Navarra da TNW postou o tweet que você vê abaixo:
NEW! Facebook working on a facial recognition feature to help secure your account
h/t Devesh Logendran pic.twitter.com/demol4dKj1
— Matt Navarra ⭐️ (@MattNavarra) 29 de setembro de 2017
Após especulações sobre o recurso, o Facebook confirmou que o reconhecimento facial está sendo testado ao TechCrunch: “Estamos testando um novo recurso para pessoas que desejam verificar rápida e facilmente a propriedade da conta durante o processo de recuperação da conta. Esse recurso opcional estará disponível apenas em dispositivos que você já fez o login. É outra opção que estamos tentando para garantir que os proprietários da conta possam confirmar sua identidade”, afirma o site.
Ao contrário da Apple, que está usando o Face ID para desbloquear o iPhone X sempre que um usuário deseja usá-lo, a rede social está claramente limitando seu uso para recuperação de contas. Mesmo assim, o recurso é opcional e se a tentativa for um sucesso, o Facebook provavelmente vai expandir seu uso.
Fonte: PC MAG