De olho no seu tempo: Facebook e Instagram mostram horas gastas no celular

Você sabia que controlar o tempo que passa nas redes sociais pode aumentar sua produtividade no dia a dia?

14/08/2018 às 17:00

Nos últimos tempos tantas redes sociais surgiram que, muitas vezes, fica difícil acompanhar todas as notificações que chegam no smartphone. Ou ainda se concentrar em uma tarefa após ouvir aquele barulho que indica que uma nova mensagem chegou no seu WhatsApp, Facebook e Instagram, por exemplo.

Esse é um problema que tem preocupado muito. Até porque o uso em excesso das redes pode prejudicar, e muito, a saúde mental das pessoas. Afinal, quantas horas você poderia passar com sua família ou praticando um esporte ao invés de ficar distribuindo likes e vendo quais são as hashtags que mais estão bombando no momento?

Facebook e Instagram oferecem opção de controle aos usuários.

Pensando em otimizar o seu tempo livre, Facebook e Instagram criaram alertas para monitorar quanto tempo é gasto nas redes sociais. Desta forma, as plataformas querem que as pessoas as usem de forma positiva, inspiradora e intencional.

Como testar?

Quer saber como testar a novidade? Basta acessar as configurações de qualquer um dos dois apps. No caso do Facebook, clique em “Seu tempo no Facebook” e no Instagram acesse “Sua atividade”. Na parte superior da tela estará indicado o tempo que o usuário passou no aplicativo. Já embaixo será possível verificar o tempo utilizado na rede social em cada dia da semana.

Facebook e Instagram oferecem opção de controle aos usuários.

Se você quiser também pode ativar um alerta, que pode ser programado com intervalos de 15 minutos até oito horas. Desta maneira um lembrete será enviado sempre que o tempo limite escolhido for atingido. Para você, quanto tempo é aceitável ficar nas redes sociais, por dia? Meia hora? Três horas? Com a atualização, você escolhe e é avisado sempre que estourar esse limite.

Para aquelas pessoas que não conseguem desgrudar os olhos do celular depois de verificar se chegou alguma nova mensagem, Facebook e Instagram têm uma solução. Agora também é possível silenciar as notificações durante o tempo que você quiser! Com isso, não dá mais para usar essas redes sociais como desculpas por se distrair.

Apesar de ainda não ter uma data oficial para o lançamento, de acordo com o Facebook,  as atualizações não demorarão para chegar nos smartphones dos usuários. Então, fique atento!

Saia do celular!

Facebook e Instagram oferecem opção de controle aos usuários.

Com as novas ferramentas, você monitora o tempo gasto no Facebook e Instagram.

Hoje em dia, fazemos quase tudo com um simples toque no celular. Trabalhamos, estudamos, falamos com amigos, tiramos fotos, jogamos. Enfim, às vezes pode ser muito difícil ficar longe do aparelho. Mesmo que seja por apenas alguns minutinhos. Se você é esse tipo de pessoa, não se preocupe, porque alguns aplicativos podem te ajudar e muito a reduzir o “vício” em seu smartphone. Que tal baixar e testar já?

Quality Time

Fácil de usar, o aplicativo disponibiliza para o usuário relatórios sobre seus principais hábitos no mundo digital. E para dar aquela forcinha para você não ficar de cinco em cinco minutos checando suas notificações, é possível configurar alguns alertas. Como por exemplo, o “Fazer uma Pausa”. Assim dá para selecionar um intervalo e não ser perturbado por nenhuma rede social.

O mais legal é que a ferramenta permite que a pausa seja programada para apenas alguns aplicativos específicos. Ou seja, se você está precisando de um “detox” do Facebook, por exemplo, pode bloquear esse app por um prazo determinado. O Quality Time também permite que o usuário acompanhe o histórico de navegação por até seis meses. No entanto, ele está disponível apenas para Android.

Facebook e Instagram oferecem opção de controle aos usuários.

Freedom

Sabe todos os aplicativos e sites que podem atrapalhar a sua rotina? O Freedom tem como principal objetivo bloquear esses acessos. E assim te ajudar a diminuir todo o tempo que você gasta com o celular. O app, disponível para iOS, permite controlar não apenas o seu celular, mas também computador e tablet.

Forest

Que tal passar um tempo longe do smartphone e ainda plantar uma árvore? Esse aplicativo te ajuda nessa missão! A cada meia hora que o usuário passa sem mexer no celular, com o Forest em primeiro plano, uma semente virtual é plantada e nasce uma árvore.

E, para incentivá-lo, sempre que você cair em tentação, a árvore murcha. Assim, se essa tarefa for cumprida diversas vezes ao dia, você ganha moedas para comprar diferentes tipos de árvores e criar sua própria floresta virtual.

Sabe cada moeda que você ganhou por cada árvore que cresceu? Além de comprar novas árvores digitais, o usuário também pode ajudar a plantar árvores de verdade em algum lugar do mundo.

A cada 2.500 moedas gastas, a empresa solicita que um parceiro plante uma árvore! O app está disponível para Android, iOS, Windows Phone e para os navegadores Firefox e Google Chrome.

Facebook e Instagram oferecem opção de controle aos usuários.

Com esse app, fique longe das redes sociais e ainda ajuda a plantar árvores.

Moment

Quantas vezes você pegou o celular para resolver algo supersimples e, de repente, se deu conta de que estava fazendo outra coisa completamente diferente? Para te ajudar nisso, esse aplicativo mostra, quantas horas diárias você gasta com o seu aparelho, quantas vezes você o desbloqueia e quais são os apps mais usados.

O grande diferencial do Moment é que ele possui um tipo de “couch virtual”. Assim, o usuário consegue treinar para usar menos o celular e determinar um limite diário para isso. A ferramenta está disponível apenas para iOS.

Já falamos por aqui sobre como evitar o “sequestro” de perfis nas redes sociais. E já que o assunto principal deste texto são essas plataformas, estamos sempre sendo visados por conhecidos, ou até mesmo desconhecidos, em nossos perfis do Facebook e Instagram. Que tal descobrir quem andou dando aquela fuçada? A gente te conta tudo!

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email