F8 2018: conheça 10 novidades apresentadas na convenção do Facebook

Mais uma vez o megaencontro dos desenvolvedores do Facebook deu show de tecnologia

04/05/2018 às 11:22

A F8 (Facebook Developers Conference ou Convenção dos Desenvolvedores do Facebook) é um evento gigante. A Conference 2018, na abertura do mês de maio, seguiu o padrão. A proposta da convenção realizada desde 2007, em São Francisco, na Califórnia, é reunir desenvolvedores com ideias novas para uso na rede social. E também mostrar o que já está sendo integrado às suas plataformas. Quer ver o que a empresa do Mark Zuckerberg anunciou na F8 2018?

10 novidades que rolaram na F8 2018

1 – Óculos para realidade virtual 

O Facebook está muito focado na realidade virtual, e lançou na F8 seus óculos para VR (virtual reality), chamados de Oculus Go. O preço nos EUA é de U$ 199 (R$ 700), que o FB acredita ser atraente para provar que a tecnologia pode ser intuitiva e acessível.

Com os Oculus Go você vê suas séries e filmes em streaming diretamente, sem outra tela.O mesmo vale para shows ao vivo, esportes preferidos e espetáculos de comédia. O gadget permite também Salas Oculus. São espaços virtuais em que você poderá passar tempo com amigos, conversando ou jogando. Não dá a sensação de que a ficção científica mais avançada já virou realidade? A revista eletrônica norte-americana Wired testou o Oculus Go e deu nota 8 sobre 10.

Mark Zuckerberg apresentando o Oculus Go na f8 2018
O evento contou com o lançamento do Oculus Go, que tem seu preço estimado em U$ 199 (R$ 700). Imagem: Facebook

2 – Promoção de encontros

Quem diria: o Facebook está entrando no negócio de encontros. Sua ferramenta funciona e se parece com o Tinder. Para lembrar: o Tinder é o aplicativo de promoção de relacionamentos mais popular do mundo. A diferença é que pode ser conectado no Facebook Eventos e procurar possíveis encontros em shows ou festas. À Wired, Zuckerberg afirma que a ferramenta foi construída para construir relações reais e duráveis, não apenas encontros fortuitos.

A ferramenta se chamará Facebook Dating (Encontros Facebook) e terá seus primeiros testes em 2018. Somente estará disponível para usuários do FB com status de solteiro ou solteira. E as atividades no FB Dating não serão exibidas em sua linha do tempo.

A impressão geral que ficou na F8 2018 é de que Zuckerberg quer atacar frontalmente o Tinder.

3 – Mais integração no Instagram

Você sabe que o Instagram pertence ao Facebook, não é mesmo? Por isso surgiram novidades também para o popular Insta. Os usuários poderão baixar suas playlists do aplicativo de música Spotify diretamente para suas IG Stories. O mesmo será possível com vídeos feitos nas câmeras para ação GoPro.

Mais aplicativos de terceiros serão em breve adicionados ao IG. A ideia é deixar mais interessantes suas Stories, inclusive com artifícios de realidade virtual da plataforma de efeitos de câmera do Face. 

Captura de tela de compartilhamento de uma música do Spotify no aplicativo Instagram Stories
Agora há a possibilidade de compartilhar músicas do Spotify diretamente no Instagram Stories. Imagem: Facebook

Outra novidade anunciada foi um design para Explore do IG que facilita a busca por novos conteúdos na rede social. Vamos aguardar ansiosos.

4 – WhatsApp, para deixar todos mais perto

O popularíssimo WhatsApp sempre teve como slogan “conectar pessoas”. E agora ele pretende aperfeiçoar sua missão no uso de chamadas com vídeo. Elas já eram possíveis dentro do Whats, mas agora o leque será aberto para chamadas de vídeo em grupos de até quatro pessoas.

Quem já faz isso hoje? O Hangouts, plataforma de mensagens instantâneas e chat de vídeo do Google.

5 – No Messenger, traduções instantâneas

O bom e velho Messenger é muito usado por empresas, no mundo dos negócios. Mais de 8 bilhões de mensagens são enviados por este app do Facebook a cada mês. E ele também se renova.

O Messenger vai ganhar um plug in (extensão do programa com finalidade específica) que integrará o aplicativo ao site das empresas. Marcas poderão utilizar a tecnologia de realidade aumentada do Facebook e o M, o assistente virtual do Messenger, vai passar a oferecer traduções simultâneas. No início só de inglês para espanhol e vice-versa, mas breve com outras línguas.

Sequência de três smartphones demonstrando o funcionamento da função de tradução no messenger.
Em um primeiro momento existe suporte para Inglês e Espanhol mas, em breve, outras línguas serão contempladas com a funcionalidade. Imagem: Facebook

6 – E a segurança no Facebook?

O FB está no meio da maior controvérsia sobre falhas de segurança da história da internet. 87 milhões de usuários tiveram seus dados pessoais roubados pela empresa Cambridge Analytica. E essa até foi obrigada, por falta de clientes e de futuro, a fechar depois do escândalo.

Mark Zuckerberg palestrando na F8 2018
Mark prometeu melhorias na segurança e privacidade dos dados dos usuários, durante a F8 2018. Imagem: Facebook

Como Zuckerberg pretende resolver isso? Ele já admitiu que foram erros de sua empresa que permitiram a pirataria da Cambridge e prometeu medidas eficazes, mas não ainda especificadas. Na F8 2018 o fundador do Facebook apenas informou uma nova funcionalidade no aplicativo, que permitirá ao usuário apagar seu histórico, se assim o desejar.

E também anunciou um compromisso total da empresa para erradicar fake news (notícias falsas) e contas falsas de suas plataformas. Mas não entrou em detalhes e nem informou como ou quando tudo isso será feito.

7 – FB quase com o “Não curti”

Já mostradas em testes em fevereiro, agora foram anunciadas duas novas funcionalidade no Facebook na F8 2018, que poderão passar a ser utilizadas brevemente. São o Upvote (aprovação) e o Downvote (não aprovação).

Você poderá dar o seu Upvote ou Downvote nos comentários, mas a empresa explica que o Downvote não é um “Não curti”. Mas quase. Seria uma forma de os usuários mostrarem quais seriam os comentários que mais ou menos contribuíram em uma discussão. Isso não necessariamente seria um juízo sobre aquele comentário. O Facebook acredita que assim vai melhorar a qualidade dos comentários na rede social. É de ver para crer.

8 – Avatares quase iguais à gente

Foram mostrados na F8 Conference 2018 os novos avatares para realidade virtual do Facebook. Ficaram tão parecidos com as pessoas de verdade que o público da Conferência se espantou, demonstrando um efeito de repulsa (chamado de uncanny valley), causado ao se ver uma imagem virtual muito semelhante à real.

Esses avatares não são uma coisa para todos. Eles estão em fase de testes e somente disponíveis para quem tiver os óculos de realidade virtual do Facebook, o Oculus Go.

9 – Mais resposta às crises na F8 2018

O Programa do Facebook de resposta a crises já existe desde 2014, mas é um pouco tímido. Agora na F8 Developers Conference foi anunciado um aumento dos esforços na área.

A ideia é engajar as comunidades do Facebook para apoiar com ações e levantamento de fundos em caso de crises graves – como inundações, terremotos, vulcões, epidemias etc. O Face fará chamadas direcionadas para públicos específicos, dependendo da crise. E quem assim o desejar se voluntaria, em uma crise geograficamente próxima.

10 – Para doar sangue via Facebook

Outra função é a doação de sangue, que já está em atividade na Índia, Paquistão e Bangladesh. Usuários do Facebook se registram como doadores e podem ser procurados em caso de necessidade, por hospitais e bancos de sangue. A ideia da empresa é ampliar o programa de doação de sangue para muitos outros países e colocar em prática a resposta a crises até o final deste ano. Legal, né?

Foram muitas novidades na Facebook F8 2018 mesmo! Todas as plataformas da empresa de Mark Zuckerberg deverão ficar melhores nos próximos meses, é o que todos esperamos.

E para seguir na descoberta do novo, que tal experimentar este texto sobre o grande festival de inovação de Las Vegas? Não deixe de ler 23 destaques em tecnologia no festival SXSW

 

Gostou da notícia?

Telefônica
Vivo. Patrocinadora Oficial da Seleção dos Brasileiros
Viva Tudo
172.30.0.53