Evento da Google celebra o “lado B” da produção de games da América Latina

Desenvolvedoras de jogos independentes do Brasil, Argentina, Colômbia, Guatemala, México, Paraguai e Uruguai estavam entre as finalistas do LATAM Indie Games Festival.

02/03/2018 às 12:55

No dia 24 de fevereiro, o espaço Google Campus de São Paulo recebeu a primeiríssima edição do LATAM Indie Games Festival, evento que reconhece os melhores jogos independentes da América Latina. A ideia nasceu de uma parceria do Google com a companhia aérea LATAM.

No decorrer da programação, o público teve a oportunidade de experimentar os 15 jogos finalistas, interagir com os seus desenvolvedores e, por fim, de eleger os três melhores – junto com um grupo de jurados.

Veja abaixo algumas informações sobre os vencedores da primeira edição do LATAM Indie Games Festival.

1º lugar: Lines – Physics Drawing Puzzle

Download gratuito para Android Nota 4.7 na Play Store

O vencedor do festival é um Puzzle Game chileno, desenvolvido pela Leo De Sol Games. Inicialmente, a proposta parece minimalista demais, sobretudo para quem está acostumado com jogos dinâmicos mainstream, como é o caso de Dead Trigger.

No entanto, depois que você se acostuma com os símbolos, pontos e linhas, percebe que encontrou um ótimo passatempo. Daqueles viciantes, compreende? Que testa seu raciocínio e que você não consegue parar de jogar. Pelo menos não até encontrar uma lógica invencível, que fará de você um vencedor em todas as etapas.

Print do jogo Lines, vencedor do festival de indie games

Ponto negativo do Lines

Propaganda excessiva. A cada fase que você completa, o aplicativo envia um anúncio que ocupa toda a tela. E você tem que fechá-lo com muito cuidado para não acabar instalando algo indevido ou, pior, para não sair no meio do jogo. A única solução para o “problema” é a instalação de um segundo aplicativo, também desenvolvido pela Leo De Sol Games, que remove os anúncios. Problema resolvido? Se você puder investir R$ 6,49, sim.

2º lugar: Infamous Machine

Download por R$ 9,49 para AndroidNota: 4.7 na Play Store

Em segundo lugar, Infamous Machine, uma aventura point-and-click (termo em inglês para apontar e clicar) criada pela Blyts, empresa Argentina. Neste jogo, similar ao antigo The Day of the Tentacle, você é Kelvin, um assistente de pesquisa bem-intencionado que precisa salvar a história musical da humanidade. Por esse motivo, se encontrará com nomes como Ludwig van Beethoven, Isaac Newton e Leonardo da Vinci. A história acontece em três capítulos bem-humorados e as ilustrações são incríveis. 

Imagem do jogo Infamous Machine

Ponto negativo do Infamous Machine

Português não é uma das opções de idioma. Portanto, se você não tem familiaridade com a língua inglesa, é melhor optar pelo Lines.

3º lugar: Floyd’s Sticker Squad

Download gratuito para AndroidNota: 4.5 na Play Store

Por último, mas não menos interessante, Floyd’s Sticker Squad, um jogo de ação desenvolvido pela LemonChili Games. Para jogá-lo, você deve conceder algumas permissões, incluindo acesso a detalhes de sua conta no Google.

Feito isso, o desafio é entender o objetivo do jogo no meio de muitas informações sobre performance, símbolos excessivamente coloridos e vilões que mais se parecem com o fantasma do Snapchat, do que com criaturas capazes de tirar sua vida. O bom é que tudo fica mais fácil com as instruções de um diamante voador amarelo, que aparece durante o jogo para ajudá-lo. Depois de 5 minutos, você se percebe completamente envolvido pelas mesmas cores que, no início, o incomodavam.

Em suma, em Floyd’s Sticker Squad você deve angariar adesivos para completar um  álbum e, para isso, precisa conduzir Floyd, um personagem muito simpático, até “a meta”, que costuma estar localizada no fim de um trajeto repleto de obstáculos. Um dos pontos interessantes do game é que, por ser uma viagem no tempo, quando você morre, pode reiniciar a fase junto com a versão do Floyd que morreu. Dessa forma, você tenta novamente ao mesmo tempo que vê como já jogou, o que o torna cada vez mais forte.

Print do jogo Floyds Sticker SquadPrint da tela do jogo Floyd Sticker Squad

Pontos negativos de Floyd’s Sticker Squad

Ao instalar o game no seu smartphone, você é obrigado a esperar 5 minutos até a loadscreen carregar. Nada muito grave, mas que deve ser mencionado para evitarmos frustrações.

Para conferir a lista completa com os 12 finalistas, acesse a Play Store. Atenção para os brasileiros Mini Ini Mo, Shake Ninja, Starlit Archery Club e Westy West.

Gostou da notícia?

Telefônica
Vivo. Patrocinadora Oficial da Seleção dos Brasileiros
Viva Tudo
172.30.0.62