Confira como funciona o estacionamento autônomo

Mercedes Benz e Bosch desenvolveram um sistema de estacionamento autônomo, controlado por um app no celular.

25/11/2019 às 9:00

Com certeza, um dia você vai poder fazer quase tudo simplesmente com um toque no celular. A cada semana surgem apps novos, diferentes, com funcionalidades inesperadas. Surpreendentemente, uma das novidades é um aplicativo para estacionamento de carros de modo autônomo. Ou seja, sem qualquer tipo de participação do motorista.

A ideia futurista vem, então, de uma parceria entre a Mercedes Benz e a fabricante de autopeças Bosch, igualmente alemã. Em síntese, as duas empresas trabalham juntas no projeto desde 2015. E, nesse meio tempo, já foi desenvolvido até um estacionamento autônomo funcionando com o sistema, justamente no Museu da Mercedes Benz.

Estacionamento autônomo por app

Primordialmente, é tudo feito com um app para celular. O estacionamento autônomo foi equipado com os sensores necessários e a experiência está neste vídeo:

É ou não é uma beleza? É só descer do carro e tocar no botão park do app, que lá se vai o automóvel rumo a uma vaga. Na hora de ir embora, o usuário clica em pick up (pegar) e o carro, por consequência, liga automaticamente e se locomove sozinho até seu usuário. Sem dúvida, é completamente impressionante!

Entretanto, Mercedes e Bosch querem mais do que fazer demonstrações no estacionamento autônomo de um museu. E um grande avanço foi, portanto, alcançado, uma vez que as autoridades do município alemão de Stuttgart deram aprovação para testes em garagens públicas da cidade.

Sistema autônomo será testado em garagens públicas em Stuttgart, na Alemanha.
Sistema será testado em garagens públicas em Stuttgart, na Alemanha.

Respostas rápidas a imprevistos

O processo autônomo envolve não apenas sensores nos carros, mas também equipamentos específicos nas garagens. E ao ser humano resta a tarefa de clicar em seu celular. Aliás, os carros sem motoristas, nesses locais, são capazes de evitar quaisquer obstáculos ao longo do caminho.

Por conseguinte, reagem com rapidez a acontecimentos inesperados. Um exemplo é o de crianças cruzando na frente de um carro em movimento autônomo. Como resultado, a frenagem é quase instantânea, evitando atropelamentos.

Gestão de vagas e movimentos

Todo o gerenciamento de vagas e movimentação nas garagens é ainda feito pelo mesmo programa. De acordo com a Mercedes Benz e a Bosch, esse será o primeiro sistema de carro completamente autônomo do mundo.

Cidade alemã de Stuttgart irá testar o estacionamento autônomo, que não precisa de motorista.
Mercedes Benz e Bosch desenvolveram um estacionamento autônomo de carros que funciona por app.

Entretanto, essa autonomia se resume a trajetos curtos, no interior de garagens, e em carros com sensores que ainda não estão nas linhas de produção. Portanto, é ainda coisa para o futuro.

Carro por assinatura, de aluguel ou compartilhado?

Já temos o Park Assist

Se o estacionamento autônomo ainda demora, por outro lado já existem no mercado automóveis que fazem baliza sem o motorista. São os chamados sistemas de Park Assist, disponíveis em alguns modelos e marcas de carros. É tudo bem mais simples, sem app. Basta o motorista alinhar o carro em frente a uma vaga na rua, que o veículo com Park Assist vira o volante e coloca o carro com precisão na vaga.

Em sistemas mais modernos, o carro também procura a vaga e informa quando acha uma de tamanho adequado. O motorista pode ficar de braços cruzados que seu carro será estacionado com mais segurança e precisão do que ele eventualmente conseguiria.

É bem legal, confira neste vídeo (áudio em inglês), em que o motorista de um BMW radicalizou e saiu do carro antes do estacionamento.

Modelos no Brasil

Alguns dos modelos de carros que têm Park Assist (mas não em todas as versões) já estão disponíveis aqui no Brasil. Como por exemplo, o Chevrolet Cruze, os VW Golf e Tiguan, e ainda os Jeep Compass, o Chevrolet Equinox, o Ford Fusion e o Audi Q3 Ambition. Além disso, o sistema está em vários carros de luxo da Range Rover, Mercedes Benz e BMW.

Entretanto, o Park Assist não pode ser confundido com a nova tecnologia desenvolvida pela Mercedes e Bosch. Ele jamais conseguiria, em resumo, fazer o carro subir rampa em uma garagem. Ou fazer o veículo voltar sozinho para o dono.

E, então, gostou da novidade do estacionamento autônomo? Já escrevemos também aqui sobre carro sem motorista. Clique e confira. Até a próxima!

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email