Recebeu o esquilo do WhatsApp? Veja o que fazer!

Brincadeira do Esquilo do WhatsApp pode travar o aplicativo. Veja como funciona e como resolver o problema em poucos segundos!

01/11/2018 às 9:00

Não é de hoje que uma mensagem com o emoji de um esquilo, seguido de um texto dizendo “aperte no esquilo”, tem dado o que falar na internet. Esse conteúdo chega por meio do WhatsApp e ameaça travar os aparelhos. A corrente do esquilo do WhatsApp funciona apenas em celulares com sistema operacional Android e muitas pessoas têm falado sobre a possibilidade de ser um vírus.

Esquilo do WhatsApp pode travar o celular.

Esquilo do WhatsApp pode travar o celular.

Mas o link, na verdade, é uma brincadeira que começou a circular entre os usuários do app. Trata-se de uma combinação de caracteres invisíveis. A pegadinha é que a sequência é capaz de travar o aparelho se alguém tocar sobre ela.

Isso porque toda vez que alguém pressiona o dedo sobre a tela, o app faz uma leitura de caracteres para entender o que o usuário deseja e sugerir comandos, como enviar, encaminhar ou apagar uma mensagem.

Esquilo do WhatsApp pode travar o celular.

O Esquilo do WhatsApp não contamina o seu celular com vírus, porém é preciso ficar atento a esse tipo de mensagem.

Então, quando você clica no esquilo, o WhatsApp não consegue ler os caracteres que estão mascarados no espaço em branco que está em frente ao emoji (note na imagem abaixo). Assim, ocorre uma “confusão” dentro da plataforma, que ocasiona em um tipo de pane capaz de travar o app imediatamente.

Como resolver

Porém, para resolver, basta fechar e reiniciar o aplicativo para que o problema acabe imediatamente. E sem maiores danos ao programa e ao sistema como um todo. Por isso, no caso do esquilo do WhatsApp, não se preocupe com a segurança dos seus dados. Itens como senha, usuário e por aí vai não correm risco. Trata-se de uma brincadeira mesmo.

Esquilo do WhatsApp pode travar o celular.

Essa é a mensagem enviada aos usuários de celulares com sistema operacional Android.

Inclusive, não há indícios de que o bug possa contaminar o smartphone com vírus ou algo do gênero. Porém, na dúvida, a recomendação é sempre evitar abrir mensagens com conteúdo duvidoso. Basta lembrar do caso Momo, que também gerou polêmica no WhatsApp. Leia tudo sobre ele aqui.

Desmascare o esquilo do WhatsApp

Mesmo invisível, dá para visualizar a sequência de caracteres que acompanha o esquilo. Basta abrir a versão web do WhatsApp. Em seguida, selecione a mensagem e clique sobre ela com o botão direito.

Escolha a opção “Inspecionar”. Assim, você logo verá a sequência ali escondida. Repasse essa dica para os seus amigos! Aliás, o WhatsApp Web é um bom aliado para quem precisa acessar o aplicativo usando a mesma conta, só que em dois celulares diferentes. Nós damos esse truque aqui!

Esquilo do WhatsApp pode travar o celular.

Cuidado para não cair na pegadinha do esquilo do WhatsApp!

E aí, já caiu na pegadinha do esquilo do WhatsApp? A internet está cheia dessas brincadeiras. Para evitar problemas maiores, no entanto, é sempre importante redobrar a atenção e não abrir todas as mensagens que receber. Fica a dica aqui!

E se você é um usuário ativo do WhatsApp, aproveite essa matéria para ler outras duas que vão facilitar o uso do app no dia a dia. Saiba como inserir vídeos e música no WhatsApp Status, os Stories do aplicativo, e aprenda, de um jeito bem simples, a usar a ferramenta no modo invisível.

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
Redes SociaisWhatsapp
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email