Como aproveitar um espaço coworking para aprender mais sobre tecnologia

Também conhecidos como espaços compartilhados, esses ambientes proporcionam um contato direto com profissionais especializados e informações enriquecedoras.

22/02/2018 às 9:17

Conhecidos como espaço coworking, os escritórios compartilhados surgiram em meados da década de 1990. A opção chegou como alternativa para quem pretendia empreender, mas não tinha muito recurso financeiro.

Com os anos, a ideia ganhou outros significados. Inclusive, passou a ser uma solução interessante para grandes companhias e empresas consolidadas no mercado. O Censo Coworking contabilizou que, até meados de 2017, existiam 810 espaços de coworkings no país. Um crescimento de 114% em relação ao ano anterior.

Os formatos das salas e espaços comuns são muito bem elaborados, com excelentes infraestruturas. Entretanto, o que chama mesmo a atenção e tem atraído profissionais e empresas são outros aspectos essenciais. Entre eles, a colaboração e inovação, a aprendizagem e o networking.

Ou seja, alguns coworkings são ideais para quem busca inovação tecnológica, estar perto de startups e aprender mais sobre transformação digital. Os escritórios compartilhados facilitam todas essas coisas ampliando as chances de negócios e crescimento para os empreendedores.

Conheça profissionais de tecnologia nos coworkings

Se você trabalha sozinho ou apenas com um grupo restrito e específico, pode estar impondo um limite para si mesmo e para a sua empresa. Interação, ideias, conceitos e pensamento diferentes refletem em inovação, criatividade, e no final do dia, um negócio mais lucrativo aparece. Tudo isso você acha em um espaço coworking.

A proposta dos coworkings implica exatamente nisso. Os espaços compartilhados reúnem diversos perfis profissionais, especializados em áreas distintas. Dessa forma, incentiva e facilita a interação entre todos, estimulando o crescimento.

Você pode conhecer profissionais incríveis que atuam no mercado de tecnologia. E ter contato de forma mais imersiva nesse âmbito pode refletir em inovações digitais para o seu projeto, por exemplo. Não perca mais tempo e encontre um espaço coworking para você!

Troque experiência e participe de eventos

Principalmente, se você é freelancer ou autônomo, vale prestar atenção nessa tendência.  Os coworkings facilitam a troca de informações e conhecimento. É aquela chance de sair de um mundo mais isolado e ampliar sua rede de aprendizado.

Redatores, por exemplo, podem escolher um espaço coworking com designers, programadores e outros escritores. Conectados pelo escritório em comum, essas pessoas tem a chance de compartilhar projetos e até desenvolver outros trabalhos em conjunto.

Além dos encontros de rotina, o espaço coworking também apresenta agenda de eventos. Encontros, cursos, apresentações, palestras, workshops. Diferentes formatos para discussão de temas variados. Muitos desses, inclusive, sobre tendências inovadoras em tecnologia, seus processos e metodologias. Canais enriquecedores em tempo de transformação digital.   

Networking com startups e empresas

Que tal alavancar sua rede de parceiros e conhecer gente que está inovando em startups? Ou quem sabe prestar serviço para os vizinhos de trabalho? De repente conseguir alguma proposta para um cargo mais atraente?

As chances de fechar negócios ou participar de novos projetos aumentam bastante em um espaço coworking. Cada escritório compartilhado cria estratégias para facilitar a interação entre os profissionais, o que já é meio caminho andado.

O movimento das grandes empresas que buscam pelos coworkings amplia ainda mais a ótica do trabalho compartilhado. Todos ganham! Uma startup pode estabelecer parceria com uma grande empresa.

Já a grande empresa tem a chance de encontrar jovens empreendedores, novas ideias e modelos de negócios. Ou seja, o contexto e o clima de coworkings exalam oportunidades.

Quer saber mais? Então, fique conosco aqui no Vivo Tech. Até a próxima!

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
StartupTecnologia
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email