Descubra as funcionalidades do SMS e como resolver o erro 28

Vá além da troca de mensagens. A gente mostra novos usos que você nem imaginava para a ferramenta de SMS do seu smartphone!

21/09/2018 às 9:00

É verdade que os aplicativos gratuitos de mensagem roubaram a cena nos últimos anos. Mas isso não muda o fato de que o SMS ainda segue como uma ferramenta muito útil e confiável. Por mais que ocorram mudanças na forma com que nos comunicamos, o bom e velho SMS/MMS continua firme e forte lá no cantinho dele do celular, só esperando a sua vez de brilhar.

SMS: veja o que fazer quando aparece o erro 28.

O SMS está mais vivo do que nunca – e pode surpreender.

E ainda que os aplicativos mais recentes sejam mais modernos e tenham suas vantagens, o SMS sai na frente. Por se tratar de um recurso que está incluído em basicamente todos os planos de telefonia no país. Além disso, ele costuma nos salvar na hora do aperto. Afinal de contas, ele não fica fora do ar, não cai, e está sempre pronto para ser usado.

E você sabia que pode ir além do simples envio de mensagem com o SMS? Nesse artigo, falaremos de alguns usos poucos conhecidos para o SMS nativo do seu smartphone. Além de indicar como solucionar o “erro 28”, uma das disfunções que mais desmotivam as pessoas a usar a ferramenta. Vamos começar?

Fique por dentro dos serviços públicos com o SMS

Diversos serviços são considerados públicos no Brasil. Como por exemplo, saúde, polícia, transporte público, educação, eletricidade, corpo de bombeiros, entre outros. Quando se precisa de orientação em quaisquer desses serviços, o mais comum é apelar para o telefone.

Há também a opção de tentar resolver online, acessando o site oficial de cada serviço. Essa é uma opção mais prática para aqueles cujo problema pode esperar por um tempo de resposta maior. É quando usamos os formulários de contato dos serviços e esperamos por uma resposta.

SMS: veja o que fazer quando aparece o erro 28.

SMS está sempre disponível por não depender de internet para funcionar.

No entanto, o que muitas pessoas não sabem é que existe uma terceira possibilidade de atendimento para esses serviços. Além do telefone e da internet, temos o SMS.

O SMS traz a vantagem de ser mais prático e mais dinâmico. Por simples comandos enviados pela ferramenta, você pode rapidamente receber as informações de que precisa.

Além disso, é muito fácil encontrar os canais de atendimento para cada serviço público. Basta consultar a sua própria conta, onde deverão constar telefones, endereços de site e e-mails de contato. Está sem a conta em mãos? Consulte o site do serviço e encontre o número de SMS deles!

Seja informado sobre mudanças meteorológicas

Em virtude da Lei 12.340/14, que trata da prevenção aos riscos de desastre, é obrigatório que empresas de telefonia móvel transmitam informações de alerta à população. O SMS atua nessa função, sendo a ferramenta usada pela Defesa Civil para avisar os cidadãos de possíveis alterações climáticas.

SMS: veja o que fazer quando aparece o erro 28.

O serviço começou a funcionar como um projeto-piloto nos estados do Paraná e Santa Catarina. mas também já funciona em São Paulo. Você pode se informar se o seu estado é atendido pelo serviço através do site da Defesa Civil dele.

Para receber SMS da Defesa Civil de São Paulo, por exemplo, você só precisa enviar uma mensagem de texto para o número 40199, informando o CEP da sua residência ou de outros locais de interesse. É possível cadastrar quantos endereços desejar, desde que se faça um cadastro de cada vez.

Tendo seu número cadastrado, você passa a receber por SMS as informações meteorológicas da sua cidade, com avisos sobre temporais, enchentes e frentes frias. Em São Paulo, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC/SP) é responsável pelas mensagens enviadas. O serviço é gratuito.

Solicite serviços referentes ao fornecimento de luz e energia

Precisando informar falta de luz, pedir segunda via ou para religar a energia elétrica com urgência? Aposte no SMS para falar com a concessionária de luz do seu estado.

Em São Paulo, a Eletropaulo, concessionária que cuida do abastecimento de eletricidade do estado, disponibiliza o SMS como canal de atendimento. É possível ser atendido nas ações mais básicas referentes à empresa através do simples envio de comandos por SMS.

Por exemplo, usando as palavras-chave LUZ, CONTA ou RELIGA, seguida do número de instalação (que você encontra na parte da frente da conta de luz) para o número 27373. Desse modo, seu atendimento se iniciará de modo automático a partir do recebimento de um número de protocolo e em poucos minutos a situação pode ser resolvida.

SMS: veja o que fazer quando aparece o erro 28.

SMS é uma ferramenta usada por empresas fornecedoras de energia.

Saiba notícias sobre o abastecimento de água no seu bairro

O SMS é uma forma de se comunicar de forma mais rápida, inclusive quando se trata de serviço de saneamento. Na conta de água é possível saber se a sua cidade conta com a opção de atendimento via mensagem.

No caso de São Paulo, a Sabesp oferece o serviço de envio de SMS para os moradores da Região Metropolitana de São Paulo.

SMS: veja o que fazer quando aparece o erro 28.

A comunicação é enviada para os cadastrados em caso de manutenções emergenciais ou programadas no sistema de abastecimento. Assim como cobranças de débitos e campanhas para conscientização da população.

Para receber essas mensagens, o cidadão precisa ter seu cadastro sempre atualizado na Sabesp, o que pode ser feito através de contato com a Central de Atendimento pelo telefone 0800 011 99 11.

Ao se cadastrar, o telefone do solicitante também fica vinculado a um Registro Geral do Imóvel (RGI) e pode ser utilizado para outras demandas de comunicação da Sabesp. Isso expande a gama de serviços oferecidos via SMS. Pois, o número cadastrado também pode ser utilizado para informar problemas específicos da residência, por meio do RGI. O que torna esse relacionamento mais rápido e eficiente.

Apesar disso, por se tratar de um serviço gratuito, ele pode ser cancelado a qualquer momento pelo usuário. Caso a pessoa cadastrada queira deixar de receber as mensagens, basta entrar em contato por telefone e solicitar o cancelamento do serviço.

Recarregue seu saldo do celular por SMS

SMS: veja o que fazer quando aparece o erro 28.

Além dos apps Recarga Vivo e Meu Vivo, é possível fazer recarga por SMS.

Sem créditos e precisando falar? Para recarregar seu saldo você tem várias opções, como o aplicativo Recarga VIVO ou pelo Meu Vivo mesmo, de maneira super prática e segura. Mas você sabia que também é possível recarregar o saldo do seu celular por SMS?

É uma saída muito simples para ter seu celular com crédito novamente em questão de minutos. Para recarregar seu celular via SMS, basta enviar a palavra “RECARGA” para 321. E depois, seguir as instruções que serão enviadas para você nas mensagens.

Caso você já tenha um cartão de crédito cadastrado, fica ainda mais fácil. Basta enviar para 321 o valor da recarga e o código de verificação do cartão. Como por exemplo: 25001 (sendo 25 o valor em reais da recarga e 001 o código de verificação do cartão, que fica no verso dele).

Uma ótima solução para aqueles momentos de apuro, concorda?

Você sabe usar todas as funcionalidades do app Meu Vivo? Clique aqui e descubra! 

Como solucionar o Erro 28 do SMS?

SMS: veja o que fazer quando aparece o erro 28.

O erro 28 é um problema fácil de ser resolvido.

Muitas pessoas deixam de usar a função de SMS de seus smartphones por se depararem com algum erro. Ou inconsistência de uso logo no começo. Um dos erros mais comuns é o de código 28, que impossibilita o envio de mensagens.

O código de erro 28 significa “Assinante não identificado”.  Isso significa o mesmo que uma linha ou número de um assinante não registrado. O erro, então, vem do seu número ser visto como não-reconhecido. Ainda que você esteja devidamente cadastrado perante a operadora.

Para corrigir esse problema, existem algumas opções. Veja abaixo, quais são!

3. Enviar mensagem para o número completo

Na maioria dos casos, o erro 28 acontece ao tentar enviar a mensagem para um número não configurado na agenda de contatos. Isso se dá porque, muitas vezes, salvamos o mesmo número na agenda do celular várias vezes, e em um deles pode estar faltando o código de área ou do país, por exemplo.

Para solucionar o impasse, tente digitar o número no formato completo: “código do país“, “código da operadora“ e, por fim, “número do celular com o prefixo 9” que agora é obrigatório.

Configurar o seu número conforme mostrado acima também pode resolver o seu problema para enviar SMS. Aproveite para revisar sua agenda e verificar se não existe nenhuma entrada repetida, corrigindo seus contatos para o formato completo.

2. Limpar os dados ou cache do aplicativo de mensagens (Android)

Outra solução bastante simples e que tem servido à muitos usuários com o Erro 28 é limpar os dados referentes ao SMS no aparelho. Importante ter em mente que essa limpeza acarreta em perder seu arquivo de mensagens de SMS, mas ainda é o melhor método para resolver problemas no serviço de envio de mensagens.

SMS: veja o que fazer quando aparece o erro 28.

Veja como corrigir o número de central do SMS.

1. Corrigir número de central de SMS

Tentou de tudo e nada deu certo? Nesse caso, o que pode estar impedindo seu aparelho de enviar mensagens SMS/MMS é estar utilizando o número incorreto da central de SMS. Esse é um detalhe técnico que muitas vezes passa desapercebido até que comece a dar problema. No entanto, é bem simples de resolver.

Para obter informações sobre o seu aparelho de celular e configurá-lo corretamente para receber mensagens, basta acessar essa página, localizar qual é o modelo do seu smartphone e seguir com as instruções. Não leva mais do que cinco minutos!

E é isso! Com o SMS, você pode ter acesso a várias informações úteis, além de agilizar a vida recarregando o celular por essa ferramenta.

Pronto para começar a usar mais o SMS do seu smartphone? Não deixe de ler também nosso artigo com dicas para liberar espaço na memória do seu Android e assim aproveitar ao máximo tudo o que o seu aparelho oferece!

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email