Emojis mais usados: saiba quais os favoritos do público

Pesquisa revela os emojis mais usados e os detalhes das preferências de homens e mulheres.

12/08/2019 às 9:00

Os emojis se transformaram em fenômeno cultural. Portanto, os emojis modelam a maneira como expressamos ideias. Ou seja, sem o uso de idiomas e por diferentes gerações. A empresa norte-americana Adobe (responsável também pelos programas para ler e editar PDFs) fez uma pesquisa para saber quais os emojis mais usados. Mostraremos a seguir!

Os emojis mais usados

Entre os emojis mais usados estão aqueles que refletem as emoções mais frequentes. Ou seja, aqueles que os usuários acreditam que tornam as conversas mais divertidas e as pessoas mais agradáveis. Confira:

Confira os emojis mais usados em 2019.
À esquerda: em 1º lugar, o de chorar de rir; em 2º, o coração; e, em 3º, o simpático beijinho. Já à direita, os pares de emojis mais usados.

Contudo, embora as pessoas queiram emojis novos, os mais usados são da primeira geração. E porque as pessoas usam emojis? De acordo com a pesquisa, os cinco principais motivos são os seguintes:

1-) “Quero fazer a conversa mais divertida.”

2-) “Em suma, emojis comunicam meus pensamentos e sentimentos melhor que apenas palavras.”

3-)“Eu me sinto mais conectado com as pessoas dessa maneira.”

4-) “Usar emojis é afinal mais rápido do que teclar.”

5-) “Emojis constroem figuras mais claras que as palavras.”

Os emojis e as emoções

A pesquisa igualmente revelou quais os emojis mais usados para cada tipo de emoção. Na imagem, a barra verde indica o percentual que os três emojis mostrados representam sobre o total de usos de emojis daquela emoção:

Confira os emojis mais usados em 2019.

De cima para baixo, os emojis preferidos para amor, felicidade, tristeza, raiva, surpresa, excitação, frustração, desgosto, apoio e orgulho.

Aliás, outro detalhe instigante revelado pela pesquisa é que os emojis mais usados variam de acordo com o gênero dos usuários. Veja então quais são os preferidos por mulheres e homens:

Emojis mais usados por homens e mulheres.

Emojis mais usados por mulheres (1ª linha) e homens (2ª linha).

Assim sendo, o único ponto em comum é o emoji de chorar de rir, preferido por ambos os sexos.

Conversas facilitadas

Ainda de acordo com a pesquisa, os emojis mais usados realmente tornam tudo mais fácil nos processos de comunicação. Nada menos que 65% dos pesquisados dizem que se sentem mais confortáveis usando emojis para expressar sentimentos do que usando palavras.

E um altíssimo percentual (83%) dos jovens admite que conseguem expressar emoções por meio de emojis, mas têm dificuldades para fazer o mesmo em conversas telefônicas. Ou seja, os emojis são muletas para atravessar áreas mais complicadas nas relações humanas.

Emojis mais usados nas redes sociais confirmam a simpatia do público pelas figurinhas que expressam emoções.
Pesquisa da Adobe revela os emojis mais usados no mundo todo.

Um dos usos mais frequentes é para manifestar apoio ou solidariedade para com a pessoa que se está falando. Outro uso importante: comunicar uma decisão significativa para o usuário.

Aliás, nada menos que 82% dos entrevistados dizem que usam emojis principalmente em mensagens de texto, como o WhatsApp. O segundo maior uso é no Facebook (48%). A aplicação no Instagram é bem menor. Quase a metade (49%) dos usuários usam emojis juntamente com textos. Contudo, outros 27% comunicam-se exclusivamente com o uso de emojis.

Usos diferentes conforme o gênero

Pessoas de ambos os sexos enviam emojis preferencialmente para seus amigos (83%). Mas, enquanto 57% dos homens os usam com suas parceiras, somente 52% das mulheres fazem o mesmo. 24% dos homens se comunicam usando emojis com seus colegas de trabalho, todavia apenas 14% das mulheres. Já o percentual de mulheres que usa emojis nas comunicações com seus filhos é maior que o de homens: 43% contra 28%.

A pesquisa sobre os emojis mais usados tem afinal outros dados curiosos. Por exemplo, em princípio, no trabalho, os emojis são usados com colegas do mesmo nível hierárquico. No ambiente profissional também, o uso de emojis deixa os colegas mais simpáticos e as notícias assim recebidas com aparência mais sincera.

Derrubando a barreira do idioma

Acima de tudo, para 94% dos usuários, a maior virtude dos emojis é sua capacidade de compartilhar ideias e emoções de forma instantânea, independentemente da língua. E 76% querem com toda a certeza mais emojis de comidas e bebidas.

Emojis mais usados: saiba quais os favoritos do público.

71% querem mais customizações, como a dos polegares em vários tons de cor de pele.

De forma idêntica, metade dos pesquisados quer cortes e cores de cabelos que reflitam sua imagem. E uma grande maioria (78%) apoia a criação de maior número de emojis sobre inclusão.

Utilização por marcas

Não surpreendentemente, os emojis podem ter aplicação comercial. 60% dos ouvidos pela pesquisa da Adobe dizem que se sentem mais ligados a marcas que usam emojis em sua comunicação.

Igualmente, 64% dos usuários revelam que têm mais vontade de abrir um e-mail com um emoji na linha de assunto. O mesmo percentual (64%) diz que tem interesse em comprar produtos identificados por emojis. Comida seria o item principal para comprar.

Além disso, 65% de todos os usuários acreditam que o futuro dos emojis vai ser ainda melhor. E que as simpáticas figurinhas terão mais desenvolvimento e se tornarão mais progressistas nos próximos cinco anos.

Então, você gosta de emojis? Temos ainda outros conteúdos bem bacanas sobre o tema. Leia este artigo sobre os emojis lançados em 2019 e este outro sobre emojis com animação. Divirta-se e use sempre emojis! 😉

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
EntretenimentoRedes Sociais
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email