Emojis 2019: novas figurinhas dão atenção especial à inclusão

A diversidade e a inclusão são os principais temas dos novos emojis aprovados para 2019.

19/06/2019 às 9:00

Todos os anos o consórcio Unicode lança uma nova coleção de emojis. Eles surgem principalmente, de sugestões do Google e da Apple. A lista deste ano inclui mais 230 emojis 2019, que simbolizam emoções, sentimentos e ações dos usuários. E, além disso, há ainda um novo pacote de 53 ilustrações de seres humanos, com mais uma opção de gênero.

Esses últimos emojis 2019, entretanto, não serão para todos. Em resumo, eles fazem parte da versão beta (de testes) do novo Android Q, e serão acessáveis apenas pelos smartphones do Google. São os aparelhos Pixel, ainda não disponíveis no Brasil. E ainda em alguns modelos dos fabricantes Sony, OnePlus, Nokia e LG.

Emojis 2019: inclusão e diversidade são o mote criativo das figurinhas que nos ajudam na comunicação digital
230 emojis 2019 se somaram à coleção das simpáticas figurinhas digitais.

Nesse pacote extra de 53 figurinhas, elas não são sempre binárias, com uma versão para cada gênero. Algumas apresentam uma terceira versão, única, para personagens como, por exemplo, a sereia ou o vampiro.

O Google foi, com certeza, muito cuidadoso ao tratar do tema, de acordo com a designer da empresa, Jennifer Daniel. “Nós não chamamos esse personagem de não-binário, terceiro gênero ou assexual, e nem de unissex”, ressalta. Dessa maneira, a proposta é de inclusão, figuras que tanto podem ser masculinas quanto femininas, ou apresentar outra identidade de gênero.

Aliás, vale conferir o exemplo da sereia: ela surge de top (na versão feminina), de tridente (masculina) e de braços cruzados, em uma opção neutra. O vampiro também tem três versões: de gravata borboleta, de colar ou com uma corrente no pescoço.

Emojis 2019, pela inclusão

Além da diversidade, outra inspiração forte é a acessibilidade. Dessa maneira, a inclusão é muito presente no pacote principal de emojis 2019. Você vai encontrar emojis representando várias pessoas com deficiência.

Por exemplo: orelha com aparelho auditivo, braços e pernas mecânicas. Além disso, homens e mulheres em cadeira de rodas. Ainda há emojis 2019 de uma pessoa com bastão-guia e o sinal de surdez, ilustrado pelo dedo indicador apontando para a orelha. Igualmente, há uma grande oferta de diversos tons de pele e pessoas de todas as etnias. Também estão disponíveis vários casais inter-raciais, de mãos dadas, e ainda pais do mesmo sexo.

Orelha com aparelho auditivo, um dos emojis 2019 de inclusão.
Orelha com aparelho auditivo, um dos emojis 2019 de inclusão.

Cachorros e até chimarrão

Um cão guia e um cão de serviço também estão lá. Além disso, temos um emoji um pouco surpreendente: o chimarrão, bebida muito consumida no sul do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. Os gaúchos certamente aprovaram o chimarrão como um dos emojis 2019.

Confira as novidades nos emojis 2019.
Vários novos emojis, como o chimarrão, chamado de mate na Argentina, Uruguai e Paraguai.

Animais antes inéditos como emojis também estão na lista, como flamingo, gambá, bicho preguiça. Além disso, itens como maiô, bermuda, cueca, máscara de mergulho e ioiô.

Lontra, flamingo, orangotango, bicho preguiça estão entre as novidades dos emojis 2019.
Lontra, flamingo, orangotango, bicho preguiça estão entre as novidades dos emojis 2019.

Confira quais os emojis mais usados no mundo

Aliás, também o planeta Saturno e um paraquedista estão disponíveis. E, ainda, um belo bocejo:

Confira as novidades dos emojis 2019.
Emoji de bocejo para quando você quer dizer que algo está dando muito sono.

Coração com novas cores

Tem ainda um Tuk Tuk, espécie de táxi baseado em moto, usado em países asiáticos e vários itens de comida, como alho, cebola, waffle, manteiga e uma caixinha de suco. Até o clássico emoji de coração ganhou duas novas cores, o marrom e o branco. Outros novos emojis 2019 são um estetoscópio, um machado, um band-aid, uma navalha e uma gota de sangue.

Veja todos os emojis 2019 no vídeo oficial da Emojipedia:

Os novos emojis 2019 deverão eventualmente ser incluídos ao longo do ano, em novas versões do Android, do iOS, do WhatsApp e do Windows. E, em breve, eles estarão disponíveis em seus dispositivos móveis. Entretanto, a data vai depender do fabricante, do aparelho e de cada sistema operacional.

Já temos 2.053 emojis

Certamente é impressionante o crescimento dessas simpáticas figurinhas digitais e sua aceitação pelos usuários como ferramenta de comunicação. Os emojis totalizavam apenas 1.245 em 2015 e agora já são 2.053, principalmente pela adição de vários tons de pele, tipos de cabelo e diferentes profissões para mulheres. Ou seja: o trabalho de criação focou-se realmente na diversidade e na inclusão.

A Emojipédia é o site oficial dos emojis, e seu blog está com uma página especial mostrando, um a um, todos os 230 novos emojis 2019. Em síntese, a Emojipédia é um verdadeiro tesouro que merece ser pesquisado. Lá você pode ver todas as coleções, pesquisa por categorias de emojis. E ainda, ver os disponíveis em muitas plataformas diferentes. Contudo, a página é em inglês.

Blog da Emojipédia mostra os emojis 2019, com seus nomes (em inglês).
Blog da Emojipédia mostra os emojis 2019, com seus nomes (em inglês).

Aliás, aproveite para saber o que são os animojis, adesivos animados que mostram emoções. Afinal, essa e outras matérias estão à sua disposição aqui no Vivo Guru Blog.

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
EntretenimentoRedes Sociais
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email