Aprenda a enviar e-mails confidenciais no Gmail

O novo recurso do Gmail promete assegurar o sigilo absoluto de suas conversas. Ficou curioso? Acompanhe a matéria, a gente conta tudinho!

16/10/2018 às 17:00

Quer adicionar um fator extra de segurança às suas correspondências online? O Gmail pode ajudar!

Isso por que o serviço de e-mail do Google disponibilizou recentemente um recurso de “Modo Confidencial” que você pode usar sempre que quiser.

Entenda o Modo Confidencial do Gmail.

O Modo Confidencial do Gmail promete sigilo para as suas mensagens!

Desse modo, é possível enviar mensagens de e-mail com prazo de validade, e que exigem uma senha antes de autorizar a leitura.

Quer entender melhor como funciona? A gente explica a seguir.

Como funciona o Modo Confidencial do Gmail

Apesar de ser sigiloso, não tem segredo para usar o Modo Confidencial do Gmail. O recurso, que já está disponível no Brasil, pode ser acessado tanto pela web quanto no aplicativo do celular.

Entenda o Modo Confidencial do Gmail.

Exemplo de mensagem recebida pelo Modo Confidencial do Gmail.

O Modo Confidencial do Gmail funciona de um jeito bem simples. Ao invés de o conteúdo da mensagem aparecer direto no corpo do e-mail, o que o destinatário recebe é um link. Assim, ao clicar no link ele tem o conteúdo da mensagem.

Esse link tem uma data para expirar, definida pelo remetente da mensagem. Por isso, se diz que o Modo Confidencial envia e-mails que se autodestroem. Além disso, é necessária uma senha para acessar a correspondência virtual.

Entenda o Modo Confidencial do Gmail.

Menu para definir prazos e senhas do seu e-mail no Modo Confidencial do Gmail.

O principal objetivo dessa inovação do Gmail é proteger sua conta caso ela seja invadida. Desse modo, caso tenham acesso indevido à sua conta, não poderão acessar seus e-mails confidenciais de maneira alguma: ou o link já terá expirado, ou não terão a senha.

Vale lembrar que esse serviço de e-mail confidencial não depende da plataforma do destinatário para funcionar. Ou seja, mesmo que a pessoa a receber seu e-mail não seja usuária do Gmail, ela ainda receberá sua mensagem de maneira sigilosa.

Como enviar e-mail confidencial pelo Gmail na Web

Ao iniciar uma nova mensagem, ou responder uma já existente, procure pelo símbolo de cadeado com um relógio. Ele deve estar na barra inferior, ao lado do botão “Enviar”.

Entenda o Modo Confidencial do Gmail.

Modo Confidencial do Gmail na web.

Após clicar nesse botão, um novo menu rápido se abre. É quando você deve informar tempo de validade do e-mail e configurar a senha.

Nesse momento, será informado que se o destinatário não usa Gmail, terá que digitar uma senha que será recebida por e-mail.

No entanto, caso prefira que a senha seja enviada por SMS, será necessário ceder o número do telefone para o envio.

Além disso, você pode a qualquer momento remover o acesso ao link da mensagem. Mesmo antes do tempo de expiração. Para isso, basta selecionar a mensagem na caixa de “Enviados” e ajustar a configuração do Modo Confidencial dela.

Como enviar e-mail confidencial no Android

De maneira similar, no Android você tem um menu para o Modo Confidencial. Ele surge na parte superior direita da sua nova mensagem.

Tocando nos três pontos, basta selecionar a seguir o “Modo Confidencial” e configurar sua mensagem.

Entenda o Modo Confidencial do Gmail.

Modo Confidencial do Gmail para Android.

No entanto, essa função só está disponível para aplicativos atualizados. Por isso, é importante conferir se você está com a versão mais recente do app no seu smartphone antes de começar!

Você sabia que pode enviar e receber dinheiro pelo Gmail? Então, fique por dentro e saiba tudo clicando aqui.

Como enviar e-mail confidencial no iPhone

Da mesma maneira, para usar o Modo Confidencial do Gmail no iPhone, você precisa recorrer ao menu dos três pontos, no alto da tela.

A partir daí, é só configurar prazos e senhas.

Entenda o Modo Confidencial do Gmail.

Menu que aparece ao tocar os três pontos na barra superior.

Vale lembrar mais uma vez, seu app precisa estar atualizado para que você possa usar a ferramenta.

E já que estamos falando do Gmail, você já conheceu a nova versão da plataforma? Clique aqui para saber mais!

Atenção aos links recebidos no Modo Confidencial!

A ideia geral do Modo Confidencial do Gmail é trazer mais segurança aos seus e-mails. No entanto, ainda assim, é necessário ter cuidado quanto aos links que se recebe.

Isso por que é comum que o esquema de “clique aqui para ver a mensagem” que o Gmail usa seja usada também por golpistas e hackers que atacam por e-mail.

Entenda o Modo Confidencial do Gmail.

Só abra o link de um e-mail confidencial se você conhecer a pessoa que enviou.

Desse modo, é importante estar atento ao abrir e-mails enviados de maneira confidencial. Certifique-se de que conhece a pessoa que enviou a mensagem, antes de abrir.

Além disso, a opção de receber a senha por SMS é uma ótima saída para ter um fator extra de segurança. Afinal, se a pessoa tem seu número de telefone, deve ser alguém conhecido e confiável.

Ou seja…

Em sua atualização mais recente, o Google disponibilizou a função de enviar e receber e-mails de “Modo Confidencial” no Gmail.

Ou seja, agora é possível trocar mensagens e anexos de maneira mais segura. O serviço funciona de maneira simples e intuitiva, onde você deve definir senha e prazo de validade para sua mensagem antes de enviá-la.

Além disso, você também pode “bloquear” a opção de ter sua mensagem encaminhada para terceiros.

Uma ótima novidade! Continue com a gente para mais conteúdos como esse.

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
SegurançaTecnologia
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email