Domínios da internet ganham mais uma sequência: o .dev

Google agora administra domínios da internet em parceria com entidade internacional que controla todo o sistema.

10/01/2019 às 17:00

O Google anunciou que o domínio da internet .dev (de desenvolvedor) estará disponível para registro em fevereiro de 2019. Portanto, será um acréscimo na longa lista de novas extensões de domínios da internet que se espalha pelo mundo.

Aliás, você lembra do tempo em que só havia o .com, o .org e o .gov? Pois agora é bem diferente, quase qualquer expressão pode ser usada. O anúncio do Google, entretanto, é importante pois a empresa queria abrigar a extensão de domínio .dev desde 2015 e enfrentava dificuldades.

Domínios internet: você conhece todos?

.dev (de desenvolvedor) será acréscimo na longa lista de extensões de domínios da internet.

O problema era que muitas empresas usavam a sequência de domínios da internet .dev para testar páginas antes de seu lançamento. Então, a partir de fevereiro, a ideia é de que o .dev seja um lugar para criações dos desenvolvedores.

Acesso antecipado

Em princípio, a situação parece resolvida e o novo domínio está prestes a se tornar público. Confira o cronograma da mudança:

  • De 16 de janeiro a 19 de fevereiro de 2019, empresas podem solicitar registro de domínios .dev;
  • De 19 a 28 de fevereiro, será possível o acesso antecipado ao registro, com preço mais alto, para aqueles que se inscreveram previamente;
  • De 28 de fevereiro em diante, a extensão de domínio estará disponível para todos.

Falando em Google, que tal conhecer 20 recursos que facilitam suas buscas? 

Entretanto, você pode estar se perguntando: o que o Google tem a ver com domínios da internet? A empresa aproveitou a liberalização dos domínios da internet que começou em 2012. Desse modo, criou o Google Registry, serviço que opera tais sequências de domínios da internet. O futuro .dev  e mais .app (para aplicativos), .page (para presença na net), .how (para pensadores) e .soy (para latinos), além de uma em japonês.

Domínios internet: você conhece todos?

As seis sequências de domínios da internet que são operadas pelo Google.

Domínios da internet e negócios

Portanto, aí surge uma oportunidade de negócio: o Google procura parceiros que vendam domínios da internet com as suas sequências. Em princípio, isso é para você? Acesse esta página para maiores detalhes (em inglês).

De acordo com o Google, a liberalização do uso de sequências de domínios da internet proporciona o surgimento de lares para a criatividade, novos negócios, inventores, comediantes e designers.

Enxurrada de sequências

E como saímos da escassez de sequências de domínios da internet para o novo cenário? Tudo é controlado pela ICANN, sigla em inglês para Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números.

Trata-se, portanto, de uma entidade sem fins lucrativos, subordinada ao governo dos Estados Unidos, que controla e atribui os nomes de domínios da internet. Esse trabalho evita que existam dois sites com o mesmo endereço.

Desde 2012, a ICANN autorizou a criação das sequências de domínios da internet que o mercado desejasse, formando parceria com empresas (como o Google) que administrassem essas sequências. Isso gerou uma explosão de novas sequências. Você conhece algumas, com o .edu, o .bike ou o .cafe. Mas atualmente elas são muitas, mais de 500.

Domínios internet: você conhece todos?

Variedade de sequências de domínios da internet é cada vez maior.

Confira exemplos de sequências de domínios da internet que atualmente existem:

.actor, .audio, .bingo, .bio, .bar, .biz, .casa,.cash, .computer, .credit, .dating, .dental, .eco, .energy, .family, .fashion, .fun, .games, .guru, .help, .life, .ltda, .mba, .moda, .ong, .pet, .photos, .pizza, .pro, .restaurant, .sale, .shop, .tattoo, entre outros.

A lista completa pode ser acessada no site da IANA, sigla em inglês para Autoridade para Atribuição de Números de Internet. Qualquer pessoa ou empresa brasileira pode fazer registro de domínios da internet internacional. Ou seja: sem o .br ao final, por exemplo.

Como fazer registro no Brasil

Entretanto, em nosso país o registro (com o .br) é coordenado pela Registro BR, um braço do Comitê Gestor da Internet no Brasil. No site da Registro BR é possível pesquisar sobre disponibilidade de nomes de domínios da internet e fazer todo o procedimento de registro.

Além disso, o site tem vídeos tutoriais bem interessantes. O custo, com manutenção anual, é de R$ 40. Aliás, os passos não são complexos: basta fazer a verificação de disponibilidade, mais cadastro no serviço. E então proceder o registro de domínio e pagamento.

Domínios internet: você conhece todos?

Site Registro BR tem vídeos que ensinam como fazer registros de domínios da internet no Brasil.

Também na página da Registro BR, você pode conferir as sequências de domínios da internet disponíveis no Brasil. Basta clicar em “Sobre Domínios” e depois em “Conheça as categorias .br”. Não são tantas opções quanto as da ICAAN, mas há uma boa variedade, incluindo sequências para muitas categorias profissionais.

Temos, por exemplo, adv.br (para advogados) e .arq.br (para arquitetos). E ainda sequências para administradores (.adm.br), engenheiros (.eng.br), ou jornalistas (.jor.br). Além disso, para fotógrafos (fot.br), músicos (.mus.br), médicos (.med.br), dentistas (.odo.br) e vários outros tipos de profissionais. Se interessou? Então, vá lá e escolha o seu!

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
internetTecnologia
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email