Descubra as doenças causadas pelo uso excessivo de internet!

Ficar muito tempo na internet pode deixar você doente. Confira quais doenças o uso excessivo de conexão pode causar e o que fazer para evitá-las!

13/11/2018 às 14:00

Já notou que, quando estamos na internet, dificilmente fazemos uma coisa só? Enquanto checamos uma rede social, fazemos publicações em outra, além de ler algum link enviado no WhatsApp. Sem contar o tempo que gastamos nos próprios apps de troca de mensagens!

Quando a gente para um pouquinho para pensar, percebe que gasta muito do nosso tempo diário conectado. E, como dizia a sua vó, tudo em excesso faz mal. Não seria diferente com a internet.

Doenças causadas pelo uso excessivo do celular.

Está passando tempo demais no celular? Cuidado!

Afinal, embora a tecnologia tenha trazido praticidade e novas diversões para a população, o excesso de internet tem seu lado nocivo. Desse modo, ficar muito tempo diante da telinha do celular ou da tela do computador pode trazer alguns danos para saúde.

Hoje a medicina já tem catalogado algumas doenças modernas relativas ao uso excessivo de internet. A seguir, listamos as principais. Continue a leitura para entender melhor sobre essas patologias e aprender a evitá-las.

5. Nomophobia

Nomophobia é a abreviação do termo médico “no-mobile phobia”. Traduzindo para o português, seria algo como “medo de ficar sem telefone móvel”. Desse modo, a doença se caracteriza pela ansiedade que surge sempre que você fica sem acesso ao seu celular.

Doenças causadas pelo uso excessivo do celular.

Você deve conhecer a situação. Eventualmente, é comum nos sentirmos desconfortáveis ao perceber que a bateria do smartphone está no fim e não temos tomada por perto, por exemplo. Esse desconforto, que pode gerar ansiedade e até taquicardia, é chamado de Nomophobia pela medicina.

Para evitar tal fobia, é importante treinar a calma ao se afastar do celular. É verdade que no mundo atual estamos cada vez mais condicionados a prestar atenção às notificações dos nossos telefones. No entanto, é preciso encontrar um equilíbrio, para o bem da sua saúde.

Procure treinar ficar menos atento ao seu celular e mais ligado na vida lá fora. Isso, pode ajudar e muito nesses casos.

Você é viciado nas redes sociais? Faça o teste e descubra!

4. Problemas de visão

Tem sentido que sua visão anda um pouco embaçada? Dores de cabeça tem ocorrido com mais frequência que o normal? Além disso, dores no ombro estão se tornando corriqueiras? Cuidado, tudo isso pode ser fruto do uso excessivo de internet.

Doenças causadas pelo uso excessivo do celular.

Será que o uso excessivo de internet não está forçando a sua visão?

Segundo a Academia Americana de Pediatria, o excesso de luz ao qual você se expõe quando passa muito tempo diante de uma tela é nocivo. E pode levar a problemas de visão, além de dores musculares.

Assim, é fundamental dar um tempinho no uso do celular, periodicamente. Desse modo, você descansa a visão e relaxa o corpo, evitando problemas futuros.

3. Síndrome do toque fantasma

Você já sentiu, do nada, seu celular vibrar no bolso e, quando foi conferir, ele não tinha vibrado? Calma, você não está ficando maluco. Mas pode estar com Síndrome do Toque Fantasma.

O nome assusta, mas essa doença moderna é na verdade bem simples. A Síndrome do Toque Fantasma acontece quando o seu cérebro faz com que você pense que seu celular está vibrando ou tocando perto de você.

Doenças causadas pelo uso excessivo do celular.

Conforme estudo do Dr. Larry Rosen, autor do livro iDisorder, cerca de 70% dos que usam internet intensamente relataram ter experimentado essa sensação. Ouvem ou sentem o celular tocar ou vibrar, mesmo isso não tendo acontecido de fato.

Tal síndrome se deve a mecanismos de resposta perdidos em nossos cérebros. Antes do celular, o que sentíamos era uma coceira, que não estava coçando de fato. Hoje, como nossa vida gira praticamente em torno dos nossos smartphones, transferimos essa sensação fantasma para as notificações do aparelho.

Uma dica para melhorar? Tente não ter seu smartphone tão em seu pensamento o tempo todo. Desconecte um pouquinho!

2. Náusea Digital

Alguns apps ou sistemas operacionais causam desorientação ou vertigem em você? Isso é comum e tem nome, se chama Náusea Digital.

As tonturas, náuseas e desconfortos em geral resultantes de um determinado ambiente virtual compõem a Náusea Digital. Tal termo descreve a sensação de desorientação que aplicativos e simuladores de realidade virtual podem causar no usuário.

Doenças causadas pelo uso excessivo do celular.

O mundo está girando e só você percebeu? Uso excessivo de internet pode ser a causa!

Ao experimentar diferentes plataformas, nosso cérebro pode se sentir enganado e ficar enjoado ao vivenciar sensações que realmente não estão acontecendo de fato. É o caso, por exemplo, de quando experimentamos plataformas tridimensionais, como algumas versões do iOS.

Para evitar, procure adicionar aos poucos no seu dia a dia o uso de tais plataformas. Nada de excessos, e você se sentirá muito melhor.

1. O Efeito Google

O Efeito Google nada mais é do que a tendência do cérebro humano de reter menos informação, porque sabe que tais dados estão disponíveis na internet. Ou seja, você não depreende a maioria das informações que recebe, pois sabe que se precisar daquela informação, é só procurar depois no Google.

Doenças causadas pelo uso excessivo do celular.

Nem tudo está no Google!

É fato que a internet mudou a forma com que lidamos com a informação, e até com o aprendizado em geral. Com ela, temos acesso a quase toda a informação que a humanidade armazenou desde o seu início. Essa facilidade, no entanto, pode nos deixar um tanto desatentos à educação.

Para não ser vítima o Efeito Google, procure prestar atenção às informações que chegam até você, sem buscar a internet para memorizá-las. Além disso, quando precisar lembrar de algo, seja o nome do ator de um filme ou o desfecho daquele livro, tente fazê-lo por si mesmo, sem consultar o Google.

Além de treinar seu cérebro, é uma excelente maneira de se desconectar um pouquinho.

Doenças causadas pelo uso excessivo do celular

A Internet dispõe de uma gama infinita de possibilidade de interações. No entanto, tanta informação pode deixar você doente. Hoje, são várias novas patologias que surgiram em decorrência do uso excessivo de internet.

Para lidar com isso, é importante se desconectar um pouco, todos os dias, por algumas horinhas. Estar atento a si mesmo e se colocar em primeiro lugar é essencial.

Desse modo, é possível curtir tudo de incrível que a internet proporciona. E, com moderação, ficar por dentro de tudo sem sofrer nada com isso.

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email