Documento digital no Brasil?

Sim! Tecnologia integra a identificação dos brasileiros e reúne tudo em um mesmo número.

23/02/2018 às 11:17

Dê uma olhada em sua carteira: está com os documentos em dia? Não? Tudo bem! Agora, título de eleitor, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF) são feitos e/ou atualizados de maneira descomplicada. Graças a tecnologia, você já pode realizar esses trâmites pela internet. O documento digital – número único – também está chegando ao país. Tudo para descomplicar a sua vida!

Em breve, a identificação nacional será em um número único. Trata-se do Documento Nacional de Identificação (DNI), que integra o registro de identidade, o CPF e o título de eleitor. Uma versão-piloto já está em teste com dois mil servidores do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Ministério do Planejamento.

A primeira fase de validação do DNI se estende até abril. Após, o documento digital será disponibilizado para os brasileiros que realizaram cadastro biométrico junto ao TSE.

Como ter seu documento digital?

Para emiti-lo, basta baixar um aplicativo, em versões Android e iOS, e fazer um pré-cadastro. Depois disso, validar o processo em um posto de atendimento. O registro fica na memória do smartphone, protegido por senha. No caso de troca ou perda do aparelho, basta baixar novamente o app e efetuar seu login para acessar os dados.

Outras tecnologias aplicadas à documentação brasileira

A realidade do documento digital está mais próxima do que nunca, mas este não é o primeiro passo tecnológico do país no setor. Outras inovações já fazem parte da realidade brasileira.

Título de eleitor

Em ano de eleição no Brasil, certamente você já ouviu sobre as muitas cidades – exatamente 1.207 – que terão votação biométrica. Os brasileiros tiveram que cadastrar suas digitais nos últimos anos para validar o novo sistema. Inclusive, o cadastramento segue em andamento em municípios do interior paulista.  

A votação por biometria reduz a possibilidade de fraude. Ela ainda garante que aqueles que não têm documentação física também consigam votar.

Seu título não está em dia? Calma! O processo para regularizar é fácil, mas apenas até maio. Não perca tempo! Acesse o site Título Net, preencha os dados e agende sua visita ao cartório eleitoral. Pronto. Depois disso é só aguardar e votar no dia 7 de outubro.  

Cadastro de Pessoa Física

Mais conhecido como CPF, o Cadastro de Pessoa Física é um documento essencial. Você  precisa dele para declarar do Imposto de Renda (IR), abrir conta em banco, comprar e vender imóveis, fazer investimentos.

Caso você não tenha ou não saiba onde anda o seu, não tem problema. Já é possível fazer o documento pela internet. Pra isso, basta preencher o formulário eletrônico disponibilizado no site da Receita Federal. Atenção: você só consegue solicitar emissão do CPF caso tenha título de eleitor.

Carteira de Motorista

A Carteira de Motorista é a mais bacana em termos digitais (até o momento). A CNH já pode ser acessada por aplicativo. Carteiras emitidas a partir de maio de 2017 tem QR Code. Essa tecnologia permite que você obtenha a versão digital do documento no seu smartphone. Mais informações podem ser consultadas no site do Denatran.

Carteira de Trabalho

Sabia que você pode ter as informações da Carteira de Trabalho em um aplicativo mobile? O Ministério do Trabalho, em parceria com a Dataprev, desenvolveu um app que reúne todas as suas experiências profissionais formais, atuais e anteriores.

A Carteira de Trabalho Digital pode ser baixada em qualquer smartphone com sistema operacional Android ou iOS. Ela funciona como extensão do documento físico. Através do aplicativo você ainda pode solicitar a primeira e a segunda via do documento físico.

Importante: a caderneta da Carteira de Trabalho continua existindo e sendo o documento oficial do trabalhador. Mais informações podem ser conferidas no site Emprega Brasil.

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email