Doe sangue e conte com o seu celular para ajudar nessa causa

Descubra como a tecnologia pode ajudar você a fazer o bem pelo próximo apenas com um clique, através de novas plataformas e aplicativos

14/06/2018 às 9:00

Você já doou sangue? O ato faz bem ao próximo e não custa nada. Além disso, é um processo fácil, rápido, seguro e solidário. Para fazê-lo, você precisa apenas se apresentar voluntariamente em algum posto de coleta e disponibilizar seu sangue para ser usado em transfusões ou outras situações clínicas.

Para ajudar a tornar esse gesto nobre ainda mais prático, todos os dias surgem mais aplicativos e plataformas que incentivam a causa, fazendo da tecnologia mais uma ferramenta importante na doação de sangue. Quer saber como seu celular pode ajudar a colaborar com essa iniciativa tão importante? Falaremos disso a seguir.

Doação de sangue: conte com o seu celular para ajudar nessa causa.

Por que doar sangue?

No Brasil, são coletadas cerca de 4 milhões de bolsas de sangue por ano, o que corresponde ao índice de 1,8%. Contudo, é muito pouco, principalmente quando comparamos com lugares como Europa e Estados Unidos, onde esse percentual varia entre 5% a 7%.

Doação de sangue: conte com o seu celular para ajudar nessa causa.

Aliás, a falta do estoque de sangue em um hospital é algo preocupante. Ela pode levar ao cancelamento de cirurgias e de procedimentos. Quer um exemplo? Um paciente que faz quimioterapia, caso não receba uma transfusão necessária, pode acabar não resistindo ao tratamento. Além disso, o adiamento de cirurgias cardíacas, de transplantes de rim, de fígado, de medula óssea, entre outros procedimentos que necessitam de sangue e de plaquetas pode ocasionar um enorme prejuízo ao paciente, tanto financeiro quanto físico e emocional.

Desse modo, a doação é mais do que necessária, é questão de prezar pela saúde do próximo!

Quais são os requisitos para doar?

Uma pessoa adulta possui em média cinco litros de sangue. Em uma doação, são coletados no máximo 450 ml, ou seja, menos de 10% de todo seu sangue. É bem pouco e já ajuda muito quem necessita!

Existe uma avaliação prévia pela qual se passa antes de doar. Dessa forma, a avaliação tem o objetivo de detectar alguns impedimentos, como doenças, para a doação. Se trata de uma entrevista particular, apenas para fins avaliativos e cujos dados são mantidos sob sigilo.

Doação de sangue: conte com o seu celular para ajudar nessa causa.

Além disso, são seguidas normas nacionais e internacionais para a triagem de pessoas aptas a doar sangue. Órgãos como o Ministério da Saúde e a Associação Americana de Bancos de Sangue são responsáveis por esse controle.

Os requisitos para doação de sangue são:

  • Estar em boas condições de saúde
  • Ter entre 16 e 69 anos
  • Pesar no mínimo 50kg
  • Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas)
  • Estar alimentado
  • Apresentar documento original com foto

Use o Facebook para saber como apoiar a causa

Que tal ser avisado pelo Facebook sobre novas campanhas de doação de sangue, ou sobre qual é o posto de coleta da sua cidade que mais necessita de doações no momento? Graças à tecnologia, isso já é possível.

No dia 14 de junho é celebrado o “Dia Mundial do Doador de Sangue” e juntamente com a data diversos hospitais e órgãos de saúde lançam a campanha Junho Vermelho, para incentivar a doação.

Doação de sangue: conte com o seu celular para ajudar nessa causa.

Como parte dessa iniciativa, o Facebook lançou uma ferramenta para incentivar doação de sangue no Brasil. Chamada de Donate Blood, a plataforma permitirá que os bancos de sangue acionem pessoas cadastradas para ajudar a reforçar estoque de sangue.

A Donate Blood já é uma realidade em países como Índia, Bangladesh e Paquistão, onde conta com mais de 8 milhões de registrados. No Brasil, chega como resultado de um trabalho conjunto e inédito da rede social com o Ministério da Saúde.

Para usar, é muito simples. Basta acessar a página do Donate Blood e clicar em “Começar a ajudar agora”. Você precisará apenas informar se você já doou sangue antes e dizer qual é o seu tipo sanguíneo. A partir daí, receberá uma notificação em seu perfil no Facebook sempre que algum banco de sangue próximo a você abrir uma campanha.

Doação de sangue: conte com o seu celular para ajudar nessa causa.

Donate Blood do Facebook chega para fortalecer a causa.

Nesse começo no Brasil, o Donate Blood engloba seis bancos de sangue: HemoCe (Ceará), HemoPA (Pará), HemoSC (Santa Catarina), Fundação Hemocentro de Brasília (Brasília), HemoRio (Rio de Janeiro) e Pró-Sangue (São Paulo). Ao todo, são 64 postos de coleta disponíveis na ferramenta que terão uma página específica, onde publicarão sobre suas campanhas.

Descubra outros aplicativos para doação de sangue:

Além do Facebook, outros aplicativos no seu celular podem ajudar você a fazer o bem e doar sangue.

Um deles é o Hemoliga, uma plataforma que recebe informações atualizadas de como estão os estoques de sangue no país e avisa os doadores sobre campanhas. Em um sistema parecido, o Time do Sangue  também ajuda você a descobrir, apenas consultando o celular, os hemocentros mais próximos, mostrando quais são os lugares que mais estão precisando do seu tipo sanguíneo.

O Partiu Doar Sangue permite que você se cadastre como doador e seja avisado a cada nova campanha. Com um diferencial para quem recebe a doação: o app informa a quem fez o pedido quantas pessoas já ajudaram!

Com o Blooder, é feita a conexão entre quem está precisando de sangue e quem pode doar. Por enquanto, o app só atende Rio de Janeiro e São Paulo, mas deve chegar a mais cidades em breve. Você faz seu cadastro pelo Facebook e indica se você quer receber ou doar sangue. Se quiser receber doações, basta fazer o pedido, indicar seu tipo sanguíneo e motivo da necessidade. Se quiser doar, pode visualizar um mapa com a localização dos hemocentros mais próximos e as campanhas de arrecadação.

Gostou das dicas? Ainda que vivamos em uma era tão tecnológica, o sangue ainda é insubstituível — e essa necessidade pode ser suprimida através da generosidade de quem doa. Com a ajuda da tecnologia, é possível incentivar e conscientizar a todos em prol dessa causa tão importante.

Leia sobre as outras novidades que o Facebook trouxe em convenção recente e não deixe de se informar sobre outros apps solidários para saber como ajudar ainda mais através do seu smartphone.

Doe sangue e ajude o próximo!

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email