Aprenda como digitar mais rápido no seu celular Android

Veja como tornar a troca de mensagens ainda mais fácil e ágil.

13/06/2018 às 17:00

Digitar rápido no celular é uma questão de prática! Mas você sabia que é possível usar alguns atalhos para digitar com ainda mais velocidade no seu smartphone Android? Separamos algumas dicas para incorporar no seu dia a dia!

Deslize para digitar

Uma maneira de escrever mais rápido no seu celular é deslizando os dedos. Isso mesmo! É bem simples: basta deslizar os dedos pelo teclado, de letra em letra, e o smartphone vai adivinha a palavra que o usuário quer escrever.

Para habilitar a digitação por gestos é só acessar as “Configurações” do celular, depois “Idioma e Entrada”. Em seguida, na parte de “Teclado” e “Métodos de Entrada”, clique no ícone de configurações ao lado do seu Teclado Google.

Apenas fale

Falar, com certeza, é muito mais rápido do que digitar. Depois de tantos anos usando o smartphone, muitas pessoas se esqueceram que o Android dá a possibilidade de converter tudo que é ditado em texto.

Aprenda como digitar mais rápido no seu celular Android.

Android converte tudo o que foi enviado de áudio em texto.

Para ativar essa função, basta clicar no ícone do microfone no seu teclado e soltar a voz.

Previsão de palavras

Todos os teclados para celulares com sistema Android possuem o recurso de previsão para adivinhar a palavra no meio da digitação ou a próxima palavra em uma frase. Para digitar ainda mais rápido, o usuário pode usar esse recurso tocando na palavra em vez de ter que escrevê-la. Contudo, é preciso ter atenção para utilizar esse método e pegar prática para evitar confusões no contexto de suas mensagens.

Opções de teclado

Os celulares vêm de fábrica com suas próprias opções de teclado que oferecem atalhos e outros recursos. Mas há outras alternativas que possuem mecanismo para lá de práticos. Dessa forma, podem transformar o seu smartphone. Conheça alguns!

SwiftKey

Com um conjunto de ações e funções que ajudam a aumentar a produtividade e velocidade da digitação, o SwiftKey é um dos teclados mais baixados de todos os tempos e muito conhecido pelo bom sistema de previsão de escrita. É uma ótima opção para quem está em busca de um novo teclado.

O usuário não precisa nem tirar o dedo da tela para escrever. Ao arrastar o dedo de uma letra para outra, o teclado forma as palavras. No entanto, é necessário levantar o dedo para digitar uma nova.

Aprenda como digitar mais rápido no seu celular Android.

Basta arrastar o dedo para digitar.

Além de possuir uma variedade de dicionários disponíveis, configurações extras, temas e extensões, o SwiftKey também tem a capacidade de aprender gírias, apelidos e frases.

Swiftmoji

Dos mesmos desenvolvedores do SwiftKey, esse teclado é totalmente voltado para o uso de emoji. Com ele, as carinhas divertidas aparecem enquanto o usuário digita.

Aprenda como digitar mais rápido no seu celular Android.

Assim como o SwiftKey, o Swiftmoji permite salvar palavras e sincronizá-las em outros aparelhos.

Gboard

Em sua mais recente atualização, o teclado virtual da Google ganhou um recurso que promete tornar ainda mais rápida a digitação dos usuários: é possível escrever à mão. Utilizando o dedo ou canetas para telas touchscreen, o usuário desenha na tela e o sistema converte para o modo convencional.

Aprenda como digitar mais rápido no seu celular Android.

O usuário desenha na tela, que converte em texto.

Para habilitar a função no Gboard, basta clicar no ícone do Google do teclado. Em seguida nos três pontos que aparecem no canto direito da tela. Depois, abrir “Configurações” e selecionar as opções de idiomas. Por fim, apertar em “Adicionar teclado”, escolher o idioma “Português (Brasil)” e selecionar a opção “Escrita à mão” para incluir o novo modo de teclado entre suas opções.

Assim, é só voltar para o campo da mensagem, tocar no ícone do globo, ao lado esquerdo da barra de espaço. Na tela vai aparecer as opções de teclado, incluindo o recurso de escrita à mão. Pronto!

Além disso, para facilitar o dia a dia, o teclado também sugere palavras e frases.

Fleksy

Considerado “o teclado mais rápido do mundo”, o Fleksy é funcional, tem uma proposta de uso bem simples e possui um sistema de predição e autocorreção que funciona muito bem. É possível inserir o espaço entre as palavras simplesmente deslizando com o dedo para direita na linha do meio do teclado.

Aprenda como digitar mais rápido no seu celular Android.

Entre as configurações disponíveis para o teclado, existem as “extensões”, que adicionam botões e opções extras, como emojis personalizados e GIFs animados.

Minuum Keyboard

O Minuum Keyboard pode ser resumido em duas palavras: simples e rápido. Aliás, um grande diferencial deste teclado é aproveitar ao máximo as polegadas de seu smartphone. Com todas as letras compactadas em uma só linha, ele ocupa pouco espaço na tela.

Aprenda como digitar mais rápido no seu ce.lular Android

Teclado adivinha o que você quer digitar, o que deixa a tarefa mais rápida!

Graças ao reconhecimento de palavras, mesmo sem muito esforço para escrever tudo certinho, o teclado adivinha o que o usuário quer digitar.

Tenor GIF Keyboard

Como o nome já diz, esse é um teclado voltado para GIFs e seu ponto forte é a velocidade de predição dos emojis. Para ser bem prático e útil, além de seu sistema interno de buscas, o Tenor GIF Keyboard permite cadastrar e procurar emojis por tags. Para isso, basta usar a hashtag, ou melhor, o jogo da velha.

Caps Lock

Assim como nos teclados dos computadores, a opção Caps Lock também existe nos dispositivos móveis. Basta dar um duplo-clique na tecla “Shift” (cujo símbolo é uma seta apontada para cima) e pronto. Assim, o Caps Lock do seu smartphone está ativado. Quer desfazer? É só dar um toque na mesma tecla.

Pontuação e números

Ficar trocando a tela do teclado toda vez que precisa colocar um número ou pontuação atrasa muito na hora de escrever uma mensagem, não é mesmo? O que muitas pessoas não sabem é que dá para fazer isso de uma maneira muito mais fácil. Em vez  de tocar no botão “123”, colocar o número, e depois tocar em “ABC”, é só digitar normalmente. Em seguida, pressione a tecla dos numerais e arraste o dedo para o número ou pontuação que você quer usar. Assim, aparece no texto o que você quer, mas a tela do teclado continua nas letras.

Acentuação

O que acontece quando o usuário digita o texto da mensagem e precisa de algum sinal de acentuação? Basta apertar a tecla da vogal desejada e escolher o acento a partir do menu de opções que se abre. Prático, não é mesmo?

Aprenda como digitar mais rápido no seu celular Android.

Com tantas opções para facilitar sua digitação, agora não há mais desculpas para demorar tanto para responder as mensagens ou e-mails, não é mesmo? Para otimizar ainda mais o seu tempo, aproveite e conheça o Opera Touch, o navegador de internet para Android que você utiliza com apenas uma mão.

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
AndroidEducaçãomobile
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email