11 dicas para você aprender a usar o WhatsApp Web de vez

Saiba como usar o WhatsApp Web, versão do aplicativo para computadores. Fizemos uma seleção de 11 dicas pra você aproveitar a ferramenta ao máximo!

30/10/2018 às 9:00

Você já usou o WhatsApp Web? É uma versão do WhatsApp para desktop, o que torna o envio de algumas mensagens e arquivos mais prático no dia a dia. Por exemplo: você usa o app no trabalho? Muitas vezes, fica mais simples e rápido digitar usando o teclado do computador do que no smartphone. Por isso, é uma ferramenta bastante indicada nesses casos!

Confira as dicas para o WhatsApp Web.

É mais prático usar a versão web em algumas situações, como no trabalho.

A versão conta com alguns atalhos e funções que deixam a experiência mais completa. Inclusive, há opções que não existem no aplicativo. Todas são simples de usar – você vai notar que não há segredo!

E isso começa já na fase de acesso. O primeiro passo para usar o WhatsApp Web é clicar no endereço a seguir: https://web.whatsapp.com/. A página abrirá no seu navegador de internet e você verá a tela abaixo:

Confira as dicas para o WhatsApp Web.

Tela inicial do WhatsApp Web.

Em seguida, abra o seu aplicativo e toque na opção “WhatsApp Web/Desktop”. Veja que a câmera ficará ativa. Logo depois, aponte o celular para o QR Code que está aberto no site do computador. Você começará a usar a versão para computador logo em seguida (como aparece na imagem abaixo).

Confira as dicas para o WhatsApp Web.

Aparecerá uma tela logo depois que você ativar a versão web.

Desvende o WhatsApp Web

Te mostramos a seguir como usar as funções do WhatsApp Web no dia a dia!

1 – Você consegue gravar áudios normalmente, como no celular. Basta clicar sobre o ícone indicado pela seta vermelha.

Confira as dicas para o WhatsApp Web.

Em seguida, você receberá uma mensagem perguntando se permite que o WhatsApp Web use o microfone do seu computador. Aperte “permitir” e comece a gravar tranquilamente.

Confira as dicas para o WhatsApp Web.

2 – Para colocar emojis na sua mensagem, clique no ícone  à esquerda (na parte inferior, indicado pela seta amarela). Em seguida, você verá o teclado com as mesmas figurinhas que estão disponíveis no seu celular.

Confira as dicas para o WhatsApp Web.

3 – Aliás, note que há uma faixa azul. Você pode clicar nela para ativar as notificações na sua área de trabalho. Assim, receberá um aviso toda vez que receber alguma mensagem.

Confira as dicas para o WhatsApp Web.

Funções rápidas

4 – No campo indicado pelo retângulo azul você pode buscar alguma conversa a partir de uma palavra ou de um conjunto delas. Mas se a ideia é enviar arquivos (fotos, vídeos ou documentos), basta clicar no ícone de clip (indicado pelo retângulo roxo).

Confira as dicas para o WhatsApp Web.

5 – Ao clicar nos arquivos, você verá os itens abaixo. De cima para baixo, eles significam o envio de “Fotos e vídeos”; “Câmera”, ou seja, ao tocar nela você poderia fazer fotos e vídeos na hora; “Documento” e “Contato”.

Confira as dicas para o WhatsApp Web.

6 – Também é possível postar e assistir aos Status dos seus amigos (veja aqui como postar vídeos e fotos nos “Stories” do WhatsApp). Basta tocar no ícone indicado pela seta roxa. Ao lado, apontado pela seta verde, é o símbolo de uma “Nova conversa”. Clique sobre ele para começar a falar com alguém que nunca havia conversado, assim como acontece no app.

Confira as dicas para o WhatsApp Web.

Vida simplificada!

7 – Note que há três pontinhos na parte superior do WhatsApp Web. Ao clicar, você pode criar um novo grupo, ver o seu perfil, ter acesso às conversas arquivadas ou marcadas e ainda ir direto ao menu “Configurações”. Há também o botão de “Sair”.

Confira as dicas para o WhatsApp Web.

8 – Também há um ícone com três pontinhos na lateral esquerda. Ao clicar aqui, você pode gerenciar informações sobre a conversa que está aberta. As opções disponíveis são “Ver os dados de contato”, “Selecionar mensagens”, “Silenciar”, “Limpar mensagens” e “Apagar conversa”.

Confira as dicas para o WhatsApp Web.

9 – Ao clicar no teclado de emojis, você digita o nome do sentimento que deseja encontrar para aparecer uma figurinha relacionada, por exemplo. Assim, a plataforma te dá as opções disponíveis.

Confira as dicas para o WhatsApp Web.

10 – Se você não quiser abrir a última mensagem, passe o mouse sobre a conversa em questão e deixe o cursor sobre ela por alguns segundos. Note que abrirá uma caixa com a mensagem na íntegra! Aliás, privacidade é algo bastante falado quando se trata do aplicativo. Você não quer ser incomodado? Veja aqui como fazer para ficar invisível no WhatsApp.

Confira as dicas para o WhatsApp Web.

11 – O WhastApp Web conta com atalhos para facilitar o dia a dia. Se quiser começar uma nova conversa, por exemplo, aperte “Ctrl + N”. Para ir para a próxima conversa, digite “Ctrl + Shift + [“. Mas se a ideia for voltar, digite “Ctrl + Shift + ]”. Veja outras opções de atalhos:

  • Ctrl + Shift + M: para silenciar a conversa atual.
  • Ctrl + Shift + U: para marcar a conversa como não lida.
  • Ctrl + Shift + N: para criar um novo grupo.

Bem interessantes essas funções do WhatsApp Web. Nós gostamos bastante dessa ferramenta! Outra versão que tem dado o que falar é o YoWhatsApp. Já ouviu algo sobre ela? Conheça tudo sobre a plataforma em uma reportagem recente que fizemos aqui no Vivo Tech.

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email